Mel Lisboa, José Mayer e Helena Ranaldi (Foto: Roberto Steinberger/Globo)
O autor Manoel Carlos confessou que queria chocar a audiência com trama de obsessão, sedução proibida e morte
Vinte e quatro anos após sua exibição original, Presença de Anita, a minissérie erótica que marcou época e gerou intensos debates no Brasil, chega agora ao catálogo do Globoplay através do “Projeto Resgate”. Os 16 capítulos já estão disponíveis para assistir no streaming.
A produção, lembrada por seu caráter ousado e polêmico, foi originalmente transmitida em agosto de 2001, no final da noite na Globo, na faixa das 22h30, de terça a sexta. De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, de junho de 2001, Presença de Anita estreou com a missão de fortalecer a liderança da emissora na faixa, ameaçada pelo sucesso do Show do Milhão de Silvio Santos do SBT.
Um trecho da reportagem: “A minissérie não vai economizar munição para evitar problemas de audiência. ‘Vai ser uma minissérie muito forte, erótica. Quero chocar tanto quanto Mário Donato chocou em 1948, quando publicou o livro Presença de Anita’, disse Manoel Carlos. A obra conta a história de uma adolescente que tem um caso com um homem casado e muito mais velho que ela. Como se isso não bastasse para escandalizar a sociedade da época, o livro relata com detalhes picantes as noites que os dois passaram junto”.
Baseada livremente no romance homônimo de Mário Donato, a trama escrita por Manoel Carlos é uma história de obsessão, sedução e morte, que se desenrola a partir de um envolvente triângulo amoroso.
A minissérie acompanha o casal Lúcia Helena (Helena Ranaldi) e Fernando (José Mayer), que, em meio a uma crise conjugal, viajam para Florença, no interior de São Paulo, para passar as festas de fim de ano. Lá, seus planos são drasticamente alterados pela chegada de Anita (Mel Lisboa), uma jovem sedutora, enigmática e decidida a viver a vida intensamente.
Fernando, um arquiteto com ambições literárias, vê em Anita a inspiração que precisava para seu romance, enquanto o adolescente Zezinho (Leonardo Miggiorin) vive com ela a intensidade do primeiro amor.
O diretor Ricardo Waddigton, a atriz Mel Lisboa e o autor Manoel Carlos em Presença de Anita, 2001
(Foto: Divulgação/Globo)
O elenco da minissérie contou com grandes nomes da teledramaturgia brasileira. Além dos protagonistas Mel Lisboa, José Mayer, Helena Ranaldi e Leonardo Miggiorin, a produção trouxe também Vera Holtz no papel de Marta, irmã de Lúcia Helena, e Júlia Almeida como Luísa, filha de Nando.
A definição da protagonista foi criteriosa e aconteceu entre mais de 100 candidatas. A produção queria uma atriz que tivesse pelo menos 18 anos (para evitar problemas com a Justiça), aparência de 16 e muito talento, além de não ser famosa –Mel Lisboa tinha 19 anos de idade na época da minissérie.
Presença de Anita causou burburinho e gerou debates sociais, antes da era das redes sociais, por seu enredo considerado desconfortante e controverso. A obra flertava com o proibido, como o relacionamento de uma jovem com um homem 30 anos mais velho, e abordava tabus como o empoderamento feminino e cenas de sexo. A minissérie, classificada no Globoplay como imprópria para menores de 16 anos, foi intencionalmente forte e erótica, buscando chocar o público assim como o livro original havia feito em 1948 com seus “detalhes picantes”.
O sucesso foi tamanho que a produção alcançou uma impressionante média de 30 pontos de audiência na Grande São Paulo, tornando-se a minissérie de maior audiência da Globo na década de 2000. O impacto cultural foi além da tela, inspirando até mesmo a venda do “kit Anita” em centros de compras populares, que incluía peças de vestuário que remetiam ao visual da protagonista.
O final da trama foi tão chocante e catártico quanto seu enredo –abaixo, temos um spoiler sobre Presença de Anita:
Nando mata Anita, Zezinho é incriminado e morre atropelado, e o próprio Nando encontra um fim trágico, morrendo em um incêndio supostamente causado pelo espírito de Anita.
Vinícius Andrade
Jornalista e colaborador da Tangerina. Vinícius Andrade já foi editor do Notícias da TV e tem especialização em SEO. Interessado por tudo o que envolve mercado de entretenimento, tem mais de 13 anos de experiência na área e também trabalha com jornalismo local. E-mail: vinicius@tangerina.news
Ver mais conteúdos de Vinícius AndradeTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?