FILMES E SÉRIES

Romeu e Julieta

Divulgação/20th Century Studios

Rosalina

Romeu e Julieta são coadjuvantes em nova versão de clássico; entenda

Rosalina chega ao Star+ nesta sexta-feira (14) para contar a história da ex-namorada de Romeu, que, por acaso, era prima de Julieta

Bruna Nobrega
Bruna Nobrega

Talvez você não lembre, mas no começo da clássica história de Romeu e Julieta, de William Shakespeare (1564-1616), há uma breve menção a Rosalina, a mulher que fez Romeu ir disfarçado ao baile dos Capuleto antes de conhecer a amada. Mas quem é a personagem, qual era a relação dela com o mocinho e o que aconteceu depois? São essas perguntas que Rosalina –filme que chega nesta sexta-feira (14) ao Star+– tenta responder.

Na produção, Romeu (Kyle Allen) e Rosalina (Kaitlyn Dever) têm um namoro secreto –afinal, ela também é uma Capuleto, prima de Julieta (Isabela Merced). Eles combinam de se encontrar no baile de máscaras da família dela, mas uma série de acasos faz com que a protagonista não consiga chegar a tempo, dando o espaço perfeito para que o famoso casal se conheça.

Depois disso, Romeu e Julieta aparecem apenas como coadjuvantes na história de Rosalina. Isso foi um dos grandes pontos que atraiu Isabela Merced à trama. “Eu amo que eles são personagens secundários. A gente consegue vê-los em cenas e contextos fora do relacionamento isolado deles. Vemos, por exemplo, o Romeu flertando com outras mulheres e a Julieta fazendo outras coisas para encontrar o próprio caminho”, ponderou ela em um evento de apresentação do longa à imprensa, do qual a Tangerina participou.

Kyle Allen se divertiu interpretando essa nova versão do Romeu. “Ele se apaixonaria por uma vareta se você deixasse. Ele é completamente obcecado com o conceito e a ideia do amor. Essa é basicamente toda a sua personalidade”, resumiu o ator.

Assista ao trailer de Rosalina

O filme chega na sexta-feira (14) ao Star+

Protagonista à frente de seu tempo

Como coadjuvantes, Romeu e Julieta deixam todo o espaço necessário para a Rosalina vivida por Kaitlyn Dever, de Ingresso Para o Paraíso (2022) e Fora de Série (2019). Na nova versão, a protagonista é uma mulher empoderada, que não quer um casamento arranjado e pretende trabalhar como cartógrafa.

Isso fez com que Kaitlyn se identificasse ainda mais com a personagem. “Eu amo o quanto ela é uma pessoa que é realmente à frente de seu tempo. Ela é mencionada em Romeu e Julieta, mas é um papel muito, muito pequeno. Por conta disso, eu pude criar a minha própria Rosalina. E eu acho que ela é quase uma versão mais intensa de mim mesma, um pouco mais escandalosa, apaixonada e determinada”, explicou.

A personalidade intensa de Rosalina é um grande contraste à de Julieta, uma jovem mais inocente e ingênua, a princípio. “Julieta é uma mulher forte, mas ela também é muito sensível, emotiva e empática. Eu acho que a Rosalina e a Julieta fazem um bom trabalho em representar dois lados do que o feminismo e a feminilidade são. Você pode ser forte ou sentimental e ainda assim ser uma mulher independente. Eu acho muito legal ver esses dois lados extremos da rebelião”, refletiu Isabela.

Isabela Merced como Julieta e Kaitlyn Dever como Rosalina

Isabela Merced como Julieta e Kaitlyn Dever como Rosalina

Divulgação/20th Century Pictures

Comédia que mistura o velho e o novo

Inicialmente, a ideia do filme surgiu do romance When You Were Mine (2013), da autora Rebecca Serle, que recontava Romeu e Julieta nos dias atuais sob o ponto de vista de Rosalina. Uma cópia foi enviada para os roteiristas Scott Neustadter e Michael H. Weber, de (500) Dias com Ela (2009), que decidiram seguir em frente com a adaptação, mas voltá-la para a época da peça de Shakespeare.

Mesmo assim, os roteiristas fizeram questão de manter um detalhe atual: a linguagem –algo que até vira motivo de piada no meio do filme. “A ideia era andar naquela linha entre o velho e o novo. Sabe, ambientado no período do Renascimento, mas com uma linguagem moderna e temas modernos, para criar essa justaposição perfeita”, explicou a diretora Karen Maine.

Esses elementos combinados também foram usados para criar a comédia, um dos aspectos mais marcantes do longa, impulsionado pela ironia e pelo sarcasmo da protagonista. “A gente brincou muito com a comédia. O roteiro é tão brilhante que ficou realmente fácil alcançar [o humor]. E também foi fácil se divertir com esse elenco”, completou Kaitlyn.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ
Bruna Nobrega

Bruna Nobrega

Bruna Nobrega passou pelas redações da Capricho, do Hugo Gloss e da Loading antes de abraçar as redes sociais da Tangerina. Não resiste a filmes e séries teens, ama músicas com uma boa fofoca por trás, é swiftie de carteirinha e fã de Crepúsculo.

Ver mais conteúdos de Bruna Nobrega

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?