FILMES E SÉRIES

Kaitlyn Dever como Rosalina e Kyle Allen como Romeu em Rosalina

Divulgação/20th Century Studios

Crítica

Rosalina: Nova adaptação de Romeu e Julieta exagera, mas diverte

Rosalina conta a história clássica de Shakespeare sob o ponto de vista da prima de Julieta, que, por acaso, é ex-namorada de Romeu

Bruna Nobrega
Bruna Nobrega

Como qualquer clássico, Romeu e Julieta já foi adaptado inúmeras vezes, com diferentes tons ao longo dos anos. Mesmo assim, Rosalina (2022) –filme que estreia nesta sexta-feira (14) no Star+– consegue trazer uma proposta nova: contar a famosa história de William Shakespeare (1564-1616) sob o ponto de vista da prima de Julieta que, por acaso, é ex-namorada de Romeu.

O longa começa com Rosalina (Kaitlyn Dever) e Romeu (Kyle Allen) em um romance escondido; afinal, ela também é uma Capuleto –maior rival da família dele, Montéquio. Os dois fazem juras de amor e parecem completamente apaixonados, até que, um dia, uma série de acasos faz com que a protagonista não consiga comparecer ao baile de sua família, deixando o espaço perfeito para que o mocinho conheça –e se apaixone por– Julieta (Isabela Merced).

Sob um novo ponto de vista, a história passa longe de ser o que o público espera. Aqui, Romeu é o típico “boy lixo”, que troca Rosalina um dia depois de ter professado seu amor. Já Julieta é ingênua e, por isso mesmo, acaba aceitando facilmente os “conselhos” da prima –que está determinada a destruir o famoso casal.

A relação entre Rosalina e Julieta, aliás, tem bem mais química do que a de qualquer uma das duas com Romeu. Isabela entrega o encanto natural e inocente de Julieta, enquanto Kaitlyn dá a quantidade certa de sarcasmo para sua Rosalina. As duas funcionam bem em tela –especialmente quando a mocinha de Shakespeare percebe que está sendo usada e vira o jogo.

Isabela Merced como Julieta e Kaitlyn Dever como Rosalina

Isabela Merced como Julieta e Kaitlyn Dever como Rosalina

Divulgação/20th Century Pictures

Mas os destaques ficam por conta de dois outros personagens: a ama Janet (Minnie Driver), que tem um humor afiado e conselhos certeiros para a protagonista, e Páris (Spencer Stevenson), o clássico melhor amigo gay de comédias românticas, que foge do clichê por conta do período renascentista em que a trama se passa.

Aliás, nesta nova versão, o filme realmente se torna uma comédia romântica. Enquanto Rosalina faz de tudo para retomar seu antigo romance, outra pessoa surge em sua vida: o novo personagem Dario (Sean Teale), que entende suas ambições para além de um casamento arranjado, e também a provoca com importantes questionamentos sobre o amor.

A cena dos dois andando a cavalo enquanto discutem o assunto –que parece demais o momento em que Kristoff e Anna fazem exatamente a mesma coisa em Frozen (2013)– fica ainda melhor quando Dario responde “love is an open door” (o amor é uma porta aberta, em português) e brinca com a referência.

Assista ao trailer de Rosalina

O filme está disponível no Star+

Sim, o humor é óbvio e exagerado durante Rosalina. As piadas são pouco elaboradas e algumas cenas podem parecer até bobas –como a protagonista tentando levantar o corpo inerte de Julieta. No entanto, o filme tem um trunfo em suas mangas: não se levar a sério. E, por isso mesmo, ele consegue divertir genuinamente.

Além disso, Rosalina surpreende até nos momentos em que foca na história de Romeu e Julieta que já conhecemos. Aqui, os famosos acontecimentos que giram em torno do casal ganham uma motivação diferente que contribui para refrescar a trama. A linguagem atual e a trilha sonora –que inclui de Robyn a Phoebe Bridgers– também ajudam nesse sentido.

O filme não vai se tornar uma grande referência em adaptações de Romeu e Julieta, mas nem se propõe a isso. Aqui, o objetivo é divertir enquanto reimagina uma história que o público já sabe de cor. E isso ele faz muito bem.

Pôster de Rosalina

Rosalina

Comédia romântica
14

Direção

Karen Maine

Produção

Luca Fortunato Asquini Whitney Brown Dan Cohen Kaitlyn Dever Becca Edelman Cristina Giubbetti Dan Levine Shawn Levy Jamie Marshall Emily Morris Scott Neustadter Michael H. Weber

Onde assistir

Star+

Elenco

Kyle Allen
Isabela Merced
Kaitlyn Dever
Sean Teale
Minnie Driver
Spencer Stevenson
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Bruna Nobrega

Bruna Nobrega

Bruna Nobrega passou pelas redações da Capricho, do Hugo Gloss e da Loading antes de abraçar as redes sociais da Tangerina. Não resiste a filmes e séries teens, ama músicas com uma boa fofoca por trás, é swiftie de carteirinha e fã de Crepúsculo.

Ver mais conteúdos de Bruna Nobrega

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?