FILMES E SÉRIES

Cena da série Ruptura

Divulgação

HIT DA APPLE TV+

Ruptura: Entenda como The Office influenciou série queridinha do Emmy

Série da Apple TV+ está renovada para uma segunda temporada

André Zuliani

Com 14 indicações ao Emmy 2022, Ruptura se destacou como um dos principais lançamentos deste ano. O que muitos não sabem é que a série hit da Apple TV+ teve influência de outro grande sucesso da TV norte-americana: The Office (2005-2013).

A comparação entre as duas series pode deixar parte do público um pouco confuso. Afinal, como a comédia liderada por Steve Carell pode ter algo a ver com um drama cheio de segredos?

Em entrevista à revista The Hollywood Reporter, Ben Stiller, diretor e produtor executivo de Ruptura, entregou que The Office influenciou o desenvolvimento da série da Apple TV+ em mais de uma forma. Fã da atração, ele disse que é possível enxergar aspectos semelhantes entre as duas produções.

“Todos os personagens [de Ruptura] contam com vários arquétipos interessantes em termos de cultura de escritório. Eu amo The Office e é difícil não pensar: ‘Nossa, Dylan [Zach Cherry] parece um pouco com Dwight [Rainn Wilson]. Eu já tinha visto Dylan em Succession e outros trabalhos, e achei que ele era engraçado e único”, explicou Stiller.

Apesar das diferenças de gênero e tom, Ruptura e The Office compartilham de uma mesma estrutura inicial. Ambas tem suas narrativas situadas em empresas do cotidiano, com regras, colegas de trabalho caricatos e um chefe “fora do padrão”.

A ligação entre as duas séries também se dá pelas coincidências. Adam Scott (Parks and Recreation), intérprete do protagonista Mark, foi um dos muitos artistas que fizeram testes para conquistar um papel em The Office. Na época, Scott estava na disputa para viver Jim Halpert, personagem que acabou ficando com John Krasinski (Um Lugar Silencioso).

Segundo Stiller, Scott sempre foi a sua escolha para ser o protagonista de Ruptura. Ambos trabalharam juntos em A Vida Secreta de Walter Mitty (2013), longa estrelado e dirigido pelo astro da franquia Uma Noite no Museu.

“Nós trabalhos juntos e eu sou fã dele há um bom tempo. Nós temos essa situação de trabalho, mas esse personagem está vivendo sua vida e não está realmente pensando sobre o que está acontecendo ao seu redor, em seu círculo pessoal. E então vemos que ele tem muito mais bagagem em sua vida. Eu pensei que seria realmente interessante ver Adam fazendo isso porque eu senti que o vimos muito em comédias e ele é realmente incrível nisso, mas eu também sabia que ele era um ótimo ator dramático, então parecia um ajuste perfeito.”

A criação de Ruptura

Antes de se tornar queridinha do Emmy, Ruptura ficou em desenvolvimento por cinco anos. Em 2017, Ben Stiller recebeu o roteiro das mãos do criador Dan Erickson e logo viu potencial no projeto. Inicialmente, o ator assinou acordo para dirigir apenas o episódio piloto, mas quanto mais entrava de cabeça no processo de desenvolvimento da atração, mas ele se via envolvido. No fim, Stiller dirigiu seis dos nove da primeira temporada.

“Eu li e achei que era tão único em termos de tom, e simplesmente saltou da página para mim. Na minha cabeça, parecia engraçada, interessante e estranha, mas era baseada na estrutura cômica dessa comédia de escritório. Foi isso que me surpreendeu, e então Dan e eu nos reunimos com a Apple”, contou o produtor executivo.

Segundo o ator e diretor, a Apple não embarcou no projeto logo de cara. O desenvolvimento da trama principal levou muito tempo e, apesar de ter procurado Adam Scott de primeira para saber se o amigo tinha interesse em encabeçar o elenco de Ruptura, o convite oficial só pôde ser feito anos depois.

“Naquela época, a Apple ainda não era uma realidade. Foi um longo processo deles trabalhando em ideias para a [primeira] temporada. E eu entrei em contato com Adam Scott imediatamente, mas levou cerca de três anos para preparar tudo”, continuou.

Questionado pela publicação se imaginava todo este sucesso para a série em sua primeira temporada, Ben Stiller não titubeou em exaltar o projeto. De acordo com o diretor, este foi o motivo para os roteiristas decidirem encerrar a primeira leva de episódios com um gacho para um possível segundo ano.

“Eu sempre esperei que fosse [um sucesso], e nós projetamos a primeira temporada realmente sem outra escolha. Terminar a primeira temporada dessa maneira e não voltar teria sido frustrante para os fãs. E acho que a Apple, para seu crédito, nunca questionou isso. Todo mundo dizia: ‘Se funcionar, precisa funcionar por várias temporadas'”, finalizou.

Com o sucesso, Ruptura foi renovada oficialmente para uma segunda temporada. Além de Adam Scott e Zach Cherry, o elenco da atração também conta com Britt Lower (Future Man), John Turturro (Transformers), Tramell Tillman (Hunters), Christopher Walken (Hairspray) e Patricia Arquette (The Act).

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?