David Jonsson e Vivian Oparah
Com elenco formado por atores pretos e pouco conhecidos, longa estreia no Star+ nesta sexta-feira (31); confira a opinião da Tangerina
Quem nunca assistiu a um filme desconhecido, sem grandes astros no elenco e que tinha tudo para ser uma bomba, mas se surpreendeu? Vários são os exemplos na história do cinema (e agora do streaming) de títulos e artistas até então pouco ou nunca antes vistos que caíram no gosto popular e viraram fenômeno. Este é o caso de Rye Lane: Um Amor Inesperado (2023), longa que estreia no Star+ nesta sexta-feira (31) e que é a nova comédia romântica a que você precisa assistir.
Dentro da cultura pop, as comédias românticas são filmes com público cativo e de fácil aceitação. Outrora um dos pilares do cinema norte-americano, este subgênero tem sofrido com baixo nível muito por conta da popularização dos streamings –que priorizam quantidade em vez de qualidade– e da preferência do público por produções de grande orçamento, como títulos da Marvel ou DC.
Primeiro longa-metragem da carreira da diretora Raine Allen-Miller, Rye Lane: Um Amor Inesperado é um destes filmes que te conquista sem você esperar. Com um elenco encabeçado por uma dupla de atores novatos, a produção tem tudo o que se espera de uma excelente comédia romântica: carisma, paixão e muito bom humor.
Na trama, os jovens Dom (David Jonsson) e Yas (Vivian Oparah) acabam passando um dia inteiro juntos depois de se conhecerem de uma maneira muito inusitada. Recém-saídos de namoros fracassados, os dois discutem relações, amores, sonhos e decepções enquanto passeiam pelas ruas do sul de Londres, tornando a capital britânica um terceiro elemento muito importante da atração.
Por mais simples que seja, a trama de Rye Lane evoca vários ótimos momentos de um bom romance. O fato de se passar durante as 24 horas em que Dom e Yas se conhecem pode levantar comparações com a clássica trilogia Antes do Amanhecer, mas o filme de Raine Allen-Miller tem sua própria voz e suas virtudes para se destacar sem a necessidade de buscar semelhanças ou inspirações.
David Jonsson e Vivian Oparah
Divulgação/Star+
Estrelas em ascensão, Vivian Oparah e David Jonsson estão envolventes como Yas e Dom, dois jovens que se encontram nos banheiros neutros de gênero de uma exposição em uma galeria de arte, onde ele está chorando com o coração partido depois de terminar com sua namorada Gia (Karene Peter). Com pena e interesse no garoto, que está prestes a ter uma conversa definitiva com a ex, a jovem se une a ele para ajudá-lo a superar a perda rapidamente.
A química pulsante entre Vivian e Jonsson é a maior força de Rye Lane. Embora praticamente todo o elenco coadjuvante tenha o seu momento de brilho –quem rouba a cena é Benjamin Sarpong-Broni, intérprete de Eric, amigo de Dom com o qual Gia o traía–, é a dupla de protagonistas quem de fato faz do filme uma pérola prestes a ser escondida em um mar de títulos disponíveis no Star+.
Por mais que pareça se encaminhar para um final previsível e um tanto comum em comédias românticas, Rye Lane é capaz de surpreender até seu momento derradeiro. Assim como na vida real, as nuances e as surpresas da relação criada por Dom e Yas são feitas de altos e baixos, em um mundo em que nem toda relação tem o seu final feliz instantâneo.
Rye Lane é um trabalho verdadeiramente incrível que faz de tudo para que o espectador se apaixone pelos personagens, suas vidas e seu mundo com uma facilidade que se assemelha a uma conversa com velhos amigos. Entre tantas opções desastrosas espalhadas em outras plataformas, o longa é um respiro para quem ama um bom filme e, principalmente, comédias românticas.
Assista ao trailer de Rye Lane: Um Amor Inesperado:
Rye Lane: Um Amor Inesperado
Trailer legendado
André Zuliani
Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.
Ver mais conteúdos de André ZulianiTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?