(Foto: Divulgação/MUBI)
Filmes como Bugonia e Morra, Amor podem ser engolidos pela sombra de gigantes como Wicked
Prepare-se: novembro será um campo minado para o público e um pesadelo para os estúdios de Hollywood. Em um intervalo de poucos dias, alguns dos filmes mais aguardados do ano vão disputar a atenção das plateias — e o resultado promete ser um caos absoluto nas bilheterias. A chamada “semana mais movimentada do cinema em 2025” já tem data marcada e deve provocar um colapso estratégico entre produções que mereciam brilhar sozinhas.
Tudo começa em 13 de novembro, quando Truque de Mestre: O 3º Ato chega aos cinemas. O terceiro capítulo da franquia de ilusionismo estrelada por Jesse Eisenberg e Mark Ruffalo promete renovar o elenco e as reviravoltas, mas mal terá tempo de respirar antes da enxurrada seguinte. Uma semana depois, em 20 de novembro, o cenário se transforma completamente com a estreia simultânea de Wicked: Parte 2 e O Sobrevivente.
De um lado, o musical estrelado por Cynthia Erivo e Ariana Grande encerra a história da amizade entre Elphaba e Glinda, um dos maiores lançamentos da Universal em anos. Do outro, Glen Powell assume o protagonismo em uma nova adaptação de Stephen King, que combina ação, crítica social e uma estética distópica digna de blockbuster. Lançá-los juntos é uma jogada ousada — e talvez um erro fatal.
Mas o verdadeiro colapso vem logo depois, em 27 de novembro, quando dois grandes títulos chegam juntos aos cinemas: Bugonia, nova parceria de Yorgos Lanthimos e Emma Stone, e Morra, Amor, thriller psicológico dirigido por Lynne Ramsay e estrelado por Jennifer Lawrence e Robert Pattinson.
Emma Stone em cena de Bugonia
(Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Em Morra, Amor, Grace (Lawrence) vive isolada em uma cidade rural dos Estados Unidos e começa a perder o controle da própria sanidade enquanto tenta lidar com a maternidade, o casamento e uma espiral de psicose. O elenco ainda conta com Sissy Spacek e LaKeith Stanfield, e o filme equilibra humor negro, desespero e desejo reprimido em um dos projetos mais ousados do ano.
Ou seja, em apenas duas semanas, cinco grandes produções de estúdios diferentes vão disputar o mesmo público, as mesmas salas e o mesmo espaço nas manchetes. Nenhum desses títulos é pequeno — e todos teriam potencial para dominar as bilheteiras se estreassem sozinhos.
Mas, na ânsia de ocupar datas “nobres” antes do feriado de Ação de Graças nos EUA, os estúdios criaram uma agenda que pode dividir o público e reduzir as chances de sucesso de todos os lados.
O impacto dessa superlotação vai além do dinheiro. Filmes como Bugonia e Morra, Amor, que dependem do boca a boca e da curiosidade do público, podem ser engolidos pela sombra de gigantes como Wicked. Ao mesmo tempo, lançamentos mais comerciais como O Sobrevivente e Truque de Mestre 3 correm o risco de perder espaço para o apelo crítico dos rivais.
Seja qual for o vencedor dessa guerra de novembro, uma coisa é certa: 2025 ficará marcado como o ano em que Hollywood ignorou as lições do passado e empurrou todos os seus trunfos para a mesma semana. E o público, claro, só tem a ganhar — ou se perder — tentando assistir a tudo.
Victor Cierro
Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.
Ver mais conteúdos de Victor CierroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?