FILMES E SÉRIES

Capa da lista sobre picaretas com imagens das séries Inventando Anna, WeCrashed e The Dropout

Fotos: Divulgação / Arte: Tangerina

Listas

Cuidado com os picaretas! 7 Séries sobre golpistas que vão te indignar

De falsos gurus da tecnologia a crushes do inferno: conheça sete séries sobre picaretas que vão deixar você com um misto de fascínio e horror

Rafael Argemon

Rafael Argemon

Talvez seja um sinal dos tempos estranhos que estamos vivendo agora, mas há uma profusão de séries e minisséries protagonizadas por picaretas de todos os tipos e estilos sendo lançadas. De corporações a gurus da tecnologia, passando por crushes do inferno a veganos que comem carne, as plataformas de streaming refletem nosso ódio misturado com fascínio por pessoas de moral e ética flexíveis que, por algum motivo, são irresistíveis para nós.

O mais curioso é que a grande maioria destas produções são baseadas em fatos reais. Em picaretas que existem de verdade. Algo que mostra o quanto a realidade pode ser muito mais bizarra e que a ficção. 

Elizabeth Holmes, Adam Neumann, Sarma Melngailis, Anna Delvey, Simon Leviev e até o ficcional Saul Goodman são a personificação –em níveis distintos, claro– desse tipo de personagem. Que te convencem de qualquer coisa, por mais absurda que ela possa parecer, mas que, com um canto de sereia, te levam direto para o abismo.

Meio deslumbrados, meio aterrorizados, reunimos aqui sete séries sobre picaretas que vão deixar você de cara. 

Mas, cuidado, tá? Não vá cair na lábia desse povo. Eles são realmente bons nisso.

Better Call Saul (2015 – 2022)

Better Call Saul

Trailer da série Better Call Saul

Série conta a história de origem do advogado criminoso Saul Goodman

Saul Goodman, o advogado criminal que está mais para advogado criminoso de Breaking Bad (2008 – 2013) fez tanto sucesso que ganhou sua própria série em 2015. Aliás, a sexta e última temporada chega na Netflix agora em abril. A trama conta a história do picareta Jimmy McGill tentando trilhar o caminho do bem por meio da advocacia, ramo em que seu irmão mais velho, Chuck, é muito respeitado. Mas é claro que as coisas não saem como esperado e ele vai, aos poucos, assumindo a persona de ética flexível, Saul Goodman.
Onde ver: Netflix

De Rainha do Veganismo a Foragida (2022)

Cena da série De Rainha do Veganismo a Foragida

Trailer de De Rainha do Veganismo a Foragida

A bizarra história da chef vegana que de vítima, passou a cúmplice de golpista

Dirigida por Chris Smith (de Fyre Festival: Fiasco no Caribe), a minissérie de quatro episódios retrata um bizarro caso envolvendo Sarma Melngailis, uma famosa chef vegan que passou de vítima a cúmplice de um golpista. Uma história muito doida que envolve um restaurante da moda em Nova York frequentado por celebridades como Owen Wilson, Woody Harrelson, Gisele Bündchen e seu marido Tom Brady, e um suposto agente da CIA com poderes especiais que prometia a imortalidade.
Onde ver: Netflix  

Dopesick (2021)

Cena da série Dopesick

Trailer da minissérie Dopesick

Por pura ganância, farmacêutica levou milhares de norte-americanos ao vício

Nem sempre os picaretas são pessoas, mas toda uma instituição. No caso de Dopesick, é a empresa farmacêutica Purdue. Com um excelente elenco que conta com Michael Keaton, Peter Sarsgaard, Michael Stuhlbarg, Rosario Dawson, entre outros, a minissérie fala sobre o escândalo do OxyContin, um opióide que atua como analgésico comercializado livremente nos EUA. O fato é que a Purdue pensava apenas no lucro e mascarou dados que comprovavam que o medicamento era extremamente viciante.
Onde ver: Star+

Inventando Anna (2022)

Cena da série Inventando Anna

Trailer da minissérie Inventando Anna

Anna Delvey enganou a elite da elite endinheirada de Nova York

Apenas com um guarda-roupa fashion, memória fotográfica, bom gosto para vinhos e atitude, a jovem Anna Delvey enrolou o mais fino da elite endinheirada de Nova York. Até que, claro, acabou atrás das grades. Essa é a história da minissérie criada pela toda poderosa Shonda Rhimes (também produtora e roteirista de Bridgerton, Grey’s Anatomy, Scandal e How to Get Away with Murder). Interpretada pela excelente Julia Garner, Delvey se apresentava como uma nobre alemã e, por algum tempo, curtiu do bom e do melhor da high society novaiorquina. Mas, na realidade, ela era apenas uma garota russa bem esperta chamada Anna Vadimovna Sorokina. Filha de um motorista de caminhão e da dona de uma loja de conveniência que emigrou, ainda criança, para a Alemanha.
Onde ver: Netflix

O Golpista do Tinder (2022)

Cena da minissérie O Golpista do Tinder

Trailer da minissérie O Golpista do Tinder

A história dos golpes de Simon Leviev é praticamente um filme de terror

Triste por não ter um crush aí do seu lado? Conheça a história de Simon Leviev e você vai usar a expressão “antes só do que mal acompanhado(a)” como um mantra pra vida. O caso mostrado nesta minissérie da Netflix é tipo um filme de terror nos tempos de aplicativos de namoro. É uma história que todos nós já ouvimos antes, mas com um toque mais moderno. Simon (ou Shimon Hayut) era o cara perfeito. Atencioso e “podre” de rico, levava seus crushes a restaurantes caríssimos e em viagens a bordo de jatos particulares. Só que ele enganava pessoas em esquema de pirâmide: usava os cartões de crédito da última pessoa que enganou, para aplicar um golpe na nova vítima, mantendo o seu estilo de vida luxuoso. E o pior, ainda se gabava disso e até hoje joga toda a culpa nas mulheres que caíram na sua lábia.
Onde ver: Netflix

The Dropout (2022)

Cena da série The Dropout

Trailer da minissérie The Dropout

Condenada recentemente, Elizabeth Holmes foi a pivô do maior escândalo do Vale do Silício

De todos os fracassos de startups do Vale do Silício, nenhum foi tão escandaloso –e criminoso– quanto o da Theranos. Comandado por uma jovem visionária chamada Elizabeth Holmes, a empresa prometia revolucionar o mercado de exames com uma máquina que precisava apenas de uma gota de sangue para fazer uma análise completa do paciente. O único problema é que o aparelho, chamado Edison, nunca existiu. Ele simplesmente não funcionava. Mesmo com os bilhões gastos por investidores. Amanda Seyfried está surreal como Holmes, uma guru da tecnologia que tinha como suas grandes inspirações Steve Jobs e Yoda.
Onde ver: Star+

WeCrashed (2022)

Cena da série WeCrashed

Trailer da série WeCrashed

Jared Leto e Anne Hathaway são o casal de bilionários tóxicos Adam e Rebekah Neumann

A produção da Apple foca em Adam Neumann, o guru da WeWork, uma startup de espaços de coworking. Estrelada por Jared Leto como Neumann e Anne Hathaway como sua esposa Rebekah, a série nos dá um bom panorama de como foi todo o oba-oba da cultura das startups no começo dos anos 2010, e de como a conta chegou, já no final daquela década. Sujeito excêntrico que leva todo mundo na conversa, Neumann criou um império avaliado em absurdos US$ 47 bilhões que, na verdade, era baseado muito mais nas promessas e delírios dele do que na fria realidade dos números.
Onde ver: AppleTV+

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Rafael Argemon

Rafael Argemon

Rafael Argemon é criador do perfil O Cara da Locadora no Instagram e também assina uma coluna com o mesmo nome na Tangerina, onde indica as pérolas escondidas nas plataformas de streaming. Cinéfilo e maratonador de séries profissional, passou por Estadão, R7, UOL, Time Out e Huffpost. Apaixonado por pugs, sagu e jogos do Mario.

Ver mais conteúdos de Rafael Argemon

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal