FILMES E SÉRIES

Elenco Só Se For por Amor

Divulgação/Netflix

CRÍTICA

Só Se For por Amor: Netflix lança sua Rensga Hits para bater Globoplay

Nova aposta da Netflix, Só Se For por Amor estreou na plataforma na quarta-feira (21) na rebarba de outro grande lançamento nacional

André Zuliani

Nova aposta da Netflix, Só Se For por Amor estreou na plataforma na quarta (21) na rebarba de outro grande lançamento nacional. Rensga Hits!, série do Globoplay estrelada por Alice Wegmann (Ligações Perigosas), conquistou o público ao fazer do universo sertanejo o carro-chefe da narrativa. Agora, a gigante do streaming chega com tudo para tentar bater a rival em seu próprio território.

As tramas das duas produções compartilham semelhanças importantes. Em Rensga Hits!, a protagonista Raíssa (Alice) decide ir para Goiânia em busca de realizar o sonho de ser cantora após uma frustração amorosa. Já em Só Se For por Amor, a mesma motivação leva uma banda liderada por Deusa (Lucy Alves) e Tadeu (Filipe Bragança), além da jovem compositora Eva (Agnes Nunes), a sair de Brasília rumo à capital de Goiás.

No caso da produção da Netflix, uma série de coincidências –e uma grande tragédia– da vida entrelaça os caminhos dos protagonistas. Eva, de apenas 18 anos, viajou em segredo à convite de Daniel Soh (Raphael Vianna), um cantor sertanejo no auge da carreira. Após ouvir uma música escrita pela jovem, o astro da sofrência tinha visto potencial e decidido que iria apresentá-la aos seus empresários.

O sonho da vida de Eva, contudo, vai para por água abaixo quando um acidente aéreo –tal como a tragédia que vitimou Marília Mendonça (1995-2021)— tira a vida do cantor. O país todo fica de luto, e a jovem se vê sozinha em uma cidade desconhecida.

Agnes Nunes e Luiza Fittipaldi

Agnes Nunes e Luiza Fittipaldi

Divulgação/Netflix

A tragédia envolvendo Daniel também impacta a rota de uma banda novata e desconhecida. Ao ter um show cancelado por causa do acidente, o grupo formado por Deusa (Lucy Alves), Tadeu (Filipe Bragança), Valdo (Micael Borges), Patrício (Giordano Castro) e Nelton (Adriano Ferreira) decide fazer um pequeno show para homenagear o artista e levantar o astral do público. A apresentação viraliza nas redes sociais e chega aos ouvidos de Cesar (Gustavo Vaz), poderoso empresário musical responsável por cuidar da carreira de Daniel.

Enquanto Rensga Hits! se concentra na ascensão de Raíssa como “femineja” e em sua rivalidade com Gláucia Figueira (Lorena Comparato), Só Se For por Amor se divide entre as histórias da banda e de Eva. Embora as duas atrações existam no universo musical sertanejo, são as pequenas particularidades dos roteiros que as distanciam entre si.

O sucesso do vídeo com a banda coloca Deusa no radar de César. O empresário, que tem um perfil controlador e machista por se aproveitar da competência de Ana Lígia (Ana Mametto), sua mulher e sócia, para ficar com os créditos do sucesso, vê na cantora novata a chance de ouro de substituir Daniel Soh na onda da tragédia. O problema é que ele exige carreira solo, e a moça é obrigada a decidir se vai em busca de seu sonho ou se fica e aposta na chance de emplacar com a banda ao lado do namorado Tadeu.

Mesmo com apenas seis episódios, Só Se For por Amor tem como maior mérito um traço novelesco. Com minutagem acima de 60 minutos por capítulo, a série não se apressa em desenvolver a narrativa e aproveita o tempo para introduzir seu universo e personagens, o que ajuda a criar uma conexão maior com a história apresentada.

Lucy Alves

Lucy Alves como Deusa

Divulgação/Netflix

Leve e deliciosa de assistir, a atração segue à risca a fórmula de sucesso emplacada por Rensga Hits. Ambas as séries poderiam muito bem ser uma novela das sete da Globo, com humor equilibrado, romances, brigas de casais e vilões nem tão maquiavélicos. Sobra química para o elenco, principalmente no núcleo formado pela banda de Tadeu.

Acima de tudo, Só Se For por Amor funciona quase como uma carta de amor à música brasileira. Embora orbite em torno do universo sertanejo, o elenco protagoniza cenas nas quais viajam por diferentes gêneros musicais. Sem nem notar, o público já está imerso na trama e hipnotizado pelas vozes de Lucy Alves, Agnes Nunes e Luiza Fittipaldi, que interpreta a talentosa Roberta.

Se a Netflix vai conseguir equiparar o sucesso da série rival da Globoplay, só o tempo –e a audiência– irá dizer. No entanto, o criador Luciano Patrick (Praia do Futuro) pode se orgulhar: Só Se For por Amor é um dos melhores títulos nacionais da gigante do streaming em anos.

Lucy Alves e Filipe Bragança em cena de Só Se For Por Amor

Só Se For por Amor

Trailer oficial

Cartaz

Só Se For por Amor

Drama/Romance
L

Direção

Vários

Produção

Netflix

Onde assistir

Netflix

Elenco

Lucy Alves
Filipe Bragança
Agnes Nunes
Luiza Fittipaldi
Gustavo Vaz
Micael
Ana Mametto
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?