FILMES E SÉRIES

Steven Spielberg

Reprodução/YouTube

NAPOLEON

Spielberg resgata projeto perdido de Kubrick como série da HBO

Produção será uma minissérie de sete episódios inspirada na vida de Napoleão Bonaparte

André Zuliani

Indicado ao Oscar 2023 de melhor direção, Steven Spielberg já tem um novo projeto engatilhado após o sucesso de Os Fabelmans (2022). O diretor vai produzir uma minissérie para a HBO inspirada em um projeto de filme perdido de Stanley Kubrick (Laranja Mecânica) sobre a vida de Napoleão Bonaparte (1769-1821).

Segundo informações obtidas pelo site Deadline, apesar de ainda estar em desenvolvimento, a série se aproxima de uma aprovação por parte do canal premium. Spielberg e HBO discutem como viabilizar o projeto há sete anos, sendo que o diretor está envolvido com a ideia desde 2013.

Em bate-papo com jornalistas durante o Festival Internacional de Cinema de Berlim 2023, Spielberg contou que a série será dividida em sete episódios e terá uma produção em grande escala. Como ainda falta a aprovação final da HBO, as gravações ainda não têm previsão para começar.

“Com a cooperação de Christiane Kubrick e Jan Harlan, estamos montando uma grande produção para a HBO baseada no roteiro original de Stanley, Napoloeon. Estamos trabalhando no projeto como uma série limitada de sete partes”, contou o cineasta.

Kubrick, morto em 1999, planejou originalmente o filme após o sucesso de 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) e fez uma extensa pesquisa sobre o líder revolucionário francês. O diretor planejava filmar o filme com cenas por toda a Europa, passando por França, Reino Unido e Romênia, com cerca de 40.000 figurantes.

Em vários estágios, nomes como David Hemmings (Gladiador) e Jack Nicholson (Um Estranho no Ninho) foram escolhidos para interpretar Napoleão, que reinou entre 1804 e 1814, com Audrey Hepburn (Bonequinha de Luxo) definida para viver sua mulher, Josephine. No entanto, como resultado do custo de filmar a adaptação de Guerra e Paz (1965) dirigida por Sergei Bondarchuk (1920-1994) e o fracasso comercial de Waterloo (1970), o projeto foi abandonado e muito do trabalho de Kubrick foi direcionado para Barry Lyndon (1975), que se tornou um dos clássicos do cineasta.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?