FILMES E SÉRIES

Niecy Nash e Nathan Fillion em The Rookie

Divulgação/ABC

PRODUÇÕES NOVATAS

Spin-off de The Rookie e mais: 5 séries inéditas para ficar de olho

A Tangerina preparou uma lista de cinco séries inéditas no Brasil para você ficar de olho em 2023; os dramas têm sido o destaque da temporada nos EUA

André Zuliani

A tradicional fall season, período no qual as redes de TV norte-americanas estreiam suas principais novas séries, já está em andamento nos Estados Unidos e algumas produções novatas têm se destacado. Entre os vários títulos lançados entre setembro e outubro estão The Rookie: Feds, spin-off do hit The Rookie, e Alaska Daily, atração estrelada pela atriz vencedora de dois Oscars Hilary Swank (Menina de Ouro).

Neste ano, as principais emissoras dos EUA estrearam 13 novas séries. Em média, as atrações têm conquistado 4,06 milhões de espectadores por episódio em seus primeiros 30 dias de exibição–dados da Nielsen, o Ibope norte-americano. Os números são considerados bons para produções novatas, principalmente se comparados à média de títulos veteranos, que fecharam o mesmo período com 4,99 milhões.

Entre as novatas que vêm chamando a atenção nos EUA, mas que permanecem inéditas no Brasil, a Tangerina selecionou cinco títulos para os fãs de cultura pop ficarem de olho. Como quase todos os conglomerados de comunicação contam com serviços de streaming, é provável que alguns destes títulos cheguem ao país nos próximos meses.

Confira abaixo o top 5 de séries novatas eleito pela Tangerina para ficar de olho:

Fire Country

A série com mais audiência entre as novatas é Fire Country, da CBS. Estrelada por Max Thieriot (Bates Motel), Billy Burke (saga Crepúsculo) e Kevin Alejandro (Lucifer), a atração é centrada na história de Bode Donovan (Thieriot), um presidiário em busca de redenção que aceita fazer parte de um programa de brigada de fogo criada exclusivamente para pessoas em cárcere.

Após pouco mais de um mês de seu lançamento, Fire Country figura entre as 15 séries mais assistidas no país, entre veteranas e estreantes. A produção conta com 7,9 milhões de espectadores em média após seis episódios exibidos, somando a audiência linear e a do streaming.

Os bons números da atração convenceram os executivos da CBS a encomendar uma primeira temporada completa de Fire Country. Agora, a leva inicial de episódios chegará aos tradicionais 22, com boas chances de a produção ganhar o sinal verde para o desenvolvimento de um segundo ano.

Fire Country

Fire Country

Trailer legendado

East New York

Segunda série novata mais assistida nos EUA atualmente, East New York é outro acerto da CBS. Esta temporada marcou a primeira vez em anos que a líder de audiência deixou de lançar novas sitcoms e priorizou produções dramáticas.

East New York é uma série policial estrelada por Amanda Warren (The Leftovers). Ela vive a delegada Regina Haywood, nova chefe de um esquadrão da polícia do lado leste de Nova York, região tomada por moradores da classe trabalhadora. Com métodos descritos como inovadores para proteger a população, ela precisa enfrentar a resistência de sua equipe em se adaptar à nova realidade sob o seu comando.

Figurando entre as 20 séries mais assistidas da temporada nos EUA, East New York soma uma média de 7,1 milhões de espectadores de audiência após a exibição de oito episódios. Assim como Fire Country, a atração também teve uma primeira temporada completa assegurada pela CBS.

East New York

East New York

Trailer oficial

So Help Me Todd

Série que completa a trinca dos principais lançamentos da CBS para o biênio 2022/2023, So Help Me Todd era uma das produções novatas mais aguardadas desta temporada. O motivo? Quem encabeça o elenco é a vencedora do Oscar Marcia Gay Harden (Code Black).

Na trama, Marcia interpreta Margaret Wright, advogada afiada e meticulosa de um famoso escritório de advocacia. Sua vida vira de cabeça para baixo quando seu filho, Todd (Skylar Astin), jovem talentoso, mas desalinhado e sem rumo, é contratado como investigador interno para ajudá-la em seus casos.

Com sete episódios do primeiro ano exibidos, So Help Me Todd tem média de 6,2 milhões de audiência (novamente na soma do linear + streaming). Apesar dos números baixos –em comparação com Fire Country e East New York–, a atração também teve uma primeira temporada completa encomendada pela CBS.

Maria Gay Harden

So Help Me Todd

Trailer oficial

The Rookie: Feds

Uma das surpresas do novo biênio, The Rookie: Feds tem um desempenho curioso em sua ainda pequena jornada. O spin-off de The Rookie estrelado por Niecy Nash conquistou a melhor estreia de uma série na rede ABC desde novembro de 2020 –quando foi lançada Big Sky– entre todos os recortes demográficos de audiência considerados nos Estados Unidos.

Após 35 dias em exibição multiplataforma, o primeiro episódio de The Rookie: Feds surpreendeu na audiência. Do 0,31 ponto conquistado no dia de sua estreia, a produção subiu para incríveis 2,65 pontos –um aumento de 775%. Isso marca o maior aumento de exibição atrasada para uma estreia de séries da ABC, seja de comédia ou drama.

Ao todo, o episódio inicial do spin-off soma 9,2 milhões de espectadores, sendo que 7 milhões do total assistiram à série em reprises ou via streaming após 35 dias. Em outubro, a ABC anunciou oficialmente que The Rookie: Feds ganhara uma primeira temporada completa. Após a exibição de sete episódios da primeira leva, a atração tem média de 3,8 milhões de espectadores semanais.

Niecy Nash

The Rookie: Feds

Teaser oficial

Alaska Daily

Estrelada por Hilary Swank, Alaska Daily é outra série da ABC que teve aumento significativo de audiência na soma de sua exibição linear e no streaming. Os primeiros três episódios da atração criada por Tom McCarthy (Spotlight: Segredos Revelados) subiram de 3,59 milhões para 6,27 milhões, segundo a Nielsen. Para efeito de comparação, os números ultrapassam os das veteranas Grey’s Anatomy (6,06 milhões) e Station 19 (5,82 milhões).

Na trama, Hilary interpreta a jornalista cancelada Eileen Fitzgerald. Após perder todo o seu prestígio, ela busca se reinventar e deixa seu trabalho em Nova York para aceitar o cargo de chefe em um jornal no distante Estado do Alaska. Lá, ela embarca em uma nova jornada, tanto pessoal quanto profissional.

Após seis episódios exibidos, Alaska Daily tem em média 5,5 milhões de espectadores na soma dos números. A série entrou em hiato e só retorna com episódios inéditos em 23 de fevereiro do ano que vem, mas foi o bastante para se tornar um dos destaques do novo biênio. A rede ABC, contudo, ainda não anunciou se a série será renovada para uma segunda temporada.

Hilary Swank

Alaska Daily

Trailer oficial

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?