FILMES E SÉRIES

Vecna

Divulgação/Netflix

ASSUSTADOR

Stranger Things: Saiba tudo sobre Vecna, novo vilão da 4ª temporada

Novo vilão de Stranger Things, Vecna é inspirado em um dos personagens mais poderosos do jogo de RPG Dungeons & Dragons

André Zuliani

O volume um da quarta temporada de Stranger Things já está disponível na Netflix e apresenta um novo grande vilão: Vecna. Apelidado por Dustin (Gaten Matarazzo) em homenagem a uma importante criatura do jogo de RPG Dungeons & Dragons, o antagonista causa o terror nos novos episódios e é o responsável por mais uma fila de corpos adolescentes mortos em Hawkins.

Desde o primeiro ano, as crianças (e agora adolescentes) de Stranger Things escolhiam os nomes dos monstros que enfrentaram com base em referências de jogos de RPG. Foi assim com a criatura Demogorgon e com o principal vilão da série, o Devorador de Mentes, grande antagonista da terceira temporada.

Em Stranger Things, Vecna, primeiro vilão com aparência humanoide da série, se conecta com suas vítimas por meio de seus poderes psíquicos. Preso no Mundo Invertido, ele busca pessoas que vivem atormentadas por um grande trauma ou que carregam fortes culpas do passado. Desta maneira, a criatura faz com que os escolhidos sofram com alucinações até que ele domine seus corpos e sugue suas vidas.

Sem entrar em spoilers, é Vecna quem coloca Hawkins e os protagonistas dentro do olho do furacão novamente. Com mais uma sequência de mortes entre os jovens da cidade, ele instaura o caos na comunidade sem nem ao menos precisar dar as caras no mundo real.

Joseph Quinn em Stranger Things

Eddie comanda partida de Dungeons and Dragons em Stranger Things

Divulgação/Netflix

Fora da ficção da série e dentro do universo de Dungeons & Dragons, Vecna é um monstro tão poderoso quanto o o personagem de Stranger Things. No jogo, ele é uma das criaturas mais poderosas entre todas as disponíveis para os jogadores enfrentarem.

Em sua origem no RPG, Vecna é um feiticeiro maligno e poderoso que se torna especialista em necromancia –prática da magia que permite evocar e se comunicar com espíritos mortos e outras entidades. Com o tempo, dominado por tanto poder, ele se torna um morto-vivo quase invencível. Seus adoradores incentivavam o seu avanço enquanto Todo-Poderoso até o vilão ganhar status de divindade.

Durante uma jornada de Dungeons & Dragons, os jogadores podem procurar por partes do corpo do vilão para conseguir atributos de poder –tal como Eddie (Joseph Quinn) e Dustin explicam aos outros jovens logo no início da quarta temporada. Os principais são o olho e braço esquerdos, únicos que restaram no universo do jogo. Considerados artefatos mágicos e imbuídos de magia negra, eles aumentam o poder de quem os encontra.

Parte de seu arco no jogo envolve atacar a cidade fictícia de Fleeth, principalmente por vingança contra os cidadãos que mataram sua mãe por praticar feitiçaria. Mas as referências que se aplicam à trama de Stranger Things podem vir de um caso de traição e seu subsequente status de divindade. Vecna já foi traído e atacado por seu tenente, um vampiro chamado Kas –no caso da série, isso foi reaproveitado. Tudo o que restou dele foi, afinal, o braço e o olho.

Os sete primeiros episódios da quarta temporada de Stranger Things já estão disponíveis no catálogo da Netflix.

Millie Bobby Brown

Stranger Things - 4ª temporada

Assista ao trailer legendado:

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal