FILMES E SÉRIES

Foto 1 de Suzume

Divulgação/Crunchyroll

MAKOTO SHINKAI

Diretor de Suzume desdenha de bilheteria: ‘Problema do produtor’

Longa de Makoto Shinkai já está em cartaz no Brasil; confira a entrevista exclusiva da Tangerina com o cineasta de Your Name

André Zuliani

Diretor de Suzume (2023), Makoto Shinkai é um dos grandes cineastas japoneses em atividade. Conhecido por seu trabalho com animes, ele é um dos poucos que conseguiu furar a bolha do grande público e deixar seu nome tão conhecido quanto os de Hayao Miyazaki e Isao Takahata, do icônico Studio Ghibli.

Aos 50 anos, Shinkai teve seu primeiro longa-metragem em O Lugar Prometido em Nossa Juventude (2004). A sua grande obra, no entanto, foi Your Name (2016), filme que na época quebrou o recorde de maior bilheteria da história do Japão, superando o vencedor do Oscar A Viagem de Chihiro (2001). O sucesso da produção, que vai ganhar uma adaptação live-action em Hollywood, deixou os fãs ansiosos para a chegada de Suzume, que estreou nos cinemas do Brasil na quinta-feira (13).

Apesar de estar há poucos dias em cartaz nos cinemas ocidentais, Suzume já pode ser considerado um sucesso. O longa registra uma média de 96% nas avaliações dos críticos, de acordo com o agregador Rotten Tomatoes. No caso da avaliação pelo público, o número sobe para incríveis 99%. A produção também é a quarta maior bilheteria de um anime em todos os tempos, com US$ 256,18 milhões arrecadados (R$ 1,2 bilhão) mundialmente.

As ótimas cifras, no entanto, não são o foco do trabalho de Makoto Shinkai. Em entrevista exclusiva à Tangerina, o diretor diz que não sente a pressão para repetir o sucesso de Your Name e que é responsabilidade dos produtores se preocupar com a arrecadação de um filme.

“Não sinto muita pressão em relação ao sucesso de bilheteria. Acho que essa responsabilidade, esse problema, é do produtor. A responsabilidade do diretor é simplesmente criar uma obra excelente. Portanto, se o público pode se divertir com o filme ou não é a única avaliação importante para mim”, destaca.

Shinkai descreve o êxito conquistado com Your Name como uma “técnica especial que só pode ser usada uma vez”. Ele acredita que o tema de “se os dois amantes destinados podem se encontrar ou não” é de fácil identificação para o público, e isso ajudou o longa a se tornar um fenômeno mundial. O diretor, contudo, não tem como objetivo máximo repetir a dose.

“Não quero repetir a mesma coisa. Como escritor, ainda quero desafiar temas diferentes a cada vez, aos poucos. O desafio para mim agora é criar obras com valores diferentes de Your Name, como Suzume”, explica.

Makoto Shinkai

Makoto Shinkai em entrevista no Festival Internacional de Cinema de Berlim para divulgar Suzume

Reprodução/YouTube

Popularidade dos animes

Animes sempre fizeram sucesso no Brasil. Desde os anos 1960, com a chegada de títulos como Astro Boy e Speed Racer, até o boom nos anos 1990 com os hits Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, as animações japonesas têm espaço reservado no coração de várias gerações de jovens. Atualmente, no entanto, esse tipo de produção atingiu um nível de popularidade mundial nunca visto.

Dos anos 2000 para cá, apenas grandes fenômenos como Naruto e One Piece eram capazes de furar a bolha dos fãs considerados “raiz” –popularmente chamados de otakus. Com a chegada dos serviços de streaming e a democratização do acesso a novos títulos, os animes se tornaram a bola da vez.

Para Makoto Shinkai, um dos grandes fatores que influenciaram na atual popularização dos animes foi a pandemia de Covid-19. Segundo o diretor, a necessidade de ficar em casa e o fácil acesso a essas produções fizeram com que o formato chamasse a atenção daqueles que não estavam acostumados a consumir este tipo de conteúdo.

“São várias as razões para essa popularidade. Uma delas é o aumento das pessoas que desfrutaram de animes por meio de streamings durante o período da pandemia. Os animes do Japão foram descobertos por pessoas em todo o mundo durante os lockdowns”, pontua o cineasta japonês.

“Outra razão é a rica cultura de mangá no Japão. Existem várias formas de mangá, como semanal, mensal ou webserializado, e com conteúdo para crianças, adolescentes, adultos, idosos –diversos públicos. Muitos japoneses leem mangás todos os dias, o que resulta em uma enorme diversidade de obras. A partir dessa vasta seleção, apenas as obras realmente excelentes são escolhidas e transformadas em animes. Portanto, acredito que muitos animes do Japão já tenham passado por uma competição rigorosa e assegurem um alto nível de entretenimento.”

Assista abaixo ao trailer dublado oficial de Suzume:

Suzume

Trailer dublado

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?