Divulgação/Netflix
Imelda Staunton, Jonathan Pryce e Lesley Manville não entenderam reclamação da atriz de que a série seria desrespeitosa
A quinta temporada de The Crown só estreia no próximo dia 9, mas já está dando o que falar. Após a morte da rainha Elizabeth (1926-2022), algumas pessoas passaram a exigir que a Netflix exibisse um aviso antes de cada episódio de que o drama é uma série de ficção. Entre os críticos, está a atriz Judi Dench. Mas o elenco da atração não aceitou os golpes calado.
“Estou profundamente desapontado com meus colegas artistas”, resumiu ao Deadline o ator Jonathan Pryce, que interpreta o príncipe Philip (1921-2021), sem citar a atriz nominalmente. “Nós aceitamos atuar na série, então não achamos que ela seja indigna. Achamos que ela é a honesta, verdadeira e respeitosa”, completou Lesley Manville, que vive a princesa Margaret (1930-2002).
“Peter Morgan [criador e showrunner] tem escrito sobre a rainha há muito tempo. Ele obviamente adora essa família de muitas maneiras, e mostra os dois lados dos personagens, para o bem e para o mal. Ele mostra tudo sem fazer julgamentos, e deixa essa parte para o público”, finalizou Imelda Staunton, que assume o papel da rainha Elizabeth a partir do quinto ano.
Apesar de The Crown sempre ter sido alvo de algumas críticas, elas se intensificaram após a morte de Elizabeth. Alguns súditos passaram a afirmar que não seria apropriado falar sobre as polêmicas da família real na década de 1990, especialmente as que envolvem o agora rei Charles 3º, pouco tempo após a sua coroação.
O ex-primeiro-ministro britânico John Major, que será interpretado por Jonny Lee Miller na próxima temporada, também afirmou que a série é uma “ficção prejudicial e maliciosa” e um “barril de bobagens”. O comentário aconteceu após rumores de que os novos episódios devem sugerir que príncipe Charles queria substituir sua mãe no trono e buscou o apoio de Major.
Jonathan Pryce afirmou que entende o lado do político, porque ele estava presente nas situações retratadas na série e sabe o que aconteceu de verdade. Mas alfinetou os atores que estão criticando The Crown. “Eles estão cansados de saber que é uma ficção, porque eles estão assistindo à série às escondidas.”
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?