FILMES E SÉRIES

Imelda Stauton em The Crown

Divulgação/Netflix

EM ALTA

The Crown: Série ganha fãs com morte de rainha Elizabeth 2ª; entenda

Sucesso da Netflix retratou a história da monarca no comando do trono do Reino Unido

André Zuliani

Uma das principais séries da Netflix, The Crown se tornou fenômeno e vencedora do Emmy ao retratar a história da rainha Elizabeth 2ª (1926-2022) antes mesmo da sua ascensão ao trono. Apesar de estar em hiato desde 2020, a atração ganhou novos fãs e voltou a ficar em alta com a morte da monarca.

Segundo dados revelados pela gigante do streaming, a primeira temporada de The Crown tornou-se a sétima série de língua inglesa mais vista na plataforma no período entre 5 e 11 de setembro, com mais de 17 milhões de horas vistas. Como a morte de Elizabeth ocorreu na quinta (8), a atração precisou de menos de quatro dias para voltar ao top 10 da Netflix.

Lançado em 2016, o primeiro ano de The Crown retrata a vida da rainha de 1947 a 1955. A trama começa com o seu casamento com Philip (1921-2021), o duque de Edimburgo, e segue até os primeiros anos de seu reinado após assumir o trono com a morte rei George 6º (1895-1952).

As primeiras temporadas da atração tinham como protagonistas Claire Foy (Elizabeth), Matt Smith (Philip), Vanessa Kirby (Margaret) e John Lithgow (Winston Churchill). A primeira, inclusive, venceu dois Emmys por seu trabalho na série.

As gravações da sexta e última temporada de The Crown foram paralisadas após a morte da rainha. Segundo fonte da Netflix ouvida pela revista Variety, o cancelamento às pressas foi determinado por respeito ao elenco britânico e ao funeral de Elizabeth.

A morte ocorreu antes da estreia do quinto ano da série da Netflix, que chegará em novembro e apresentará um novo elenco. Imelda Staunton interpretará a rainha Elizabeth, enquanto Jonathan Pryce estará na pele do príncipe Philip, Dominic West estrelará como o príncipe Charles e Elizabeth Debicki viverá a princesa Diana. Olivia Williams foi escalada como Camilla Parker Bowles e Jonny Lee Miller aparecerá como o primeiro-ministro John Major.

Tradicionalmente, cada temporada de The Crown aborda cerca de uma década da vida da família real. Enquanto a primeira mostrou de 1947 a 1955, a segunda foi de 1956 a 1964, a terceira retratou de 1964 a 1977, e a quarta registrou eventos da rainha e de seus parentes entre 1979 e 1990.

Os dois últimos anos da atração devem abordar períodos menores –com a quinta temporada retratando de 1990 a 1996, e a última mostrando o trágico acidente de Diana, em 1997. A história deve avançar pelo menos até 2001, já que Meg Bellamy foi escalada para viver Kate Middleton –que conheceu o príncipe William na faculdade, dez anos antes do casamento real de 2011.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?