The Girl From Plainville: Série recorda tragédia macabra da vida real

FILMES E SÉRIES

Elle Fanning e Colton Ryan

Divulgação/Starzplay

CRÍTICA

The Girl From Plainville: Série recorda tragédia da vida real

Com Elle Fanning e Colton Ryan na pele dos jovens protagonistas, The Girl From Plainville estreia no Starzplay neste domingo (10)

André Zuliani

Era 2014 quando a história macabra de Conrad “Coco” Roy e Michelle Carter estampou as páginas de todos os jornais e revistas dos Estados Unidos. Ele, um jovem de apenas 18 anos, tirou a própria vida após a namorada, de 17, incentivá-lo a fazer isso através de mensagens de texto. Agora, a tragédia chega à TV com a estreia da minissérie The Girl From Plainville neste domingo (10), no Starzplay.

Com Elle Fanning (The Great) e Colton Ryan (Querido Evan Hansen) na pele dos protagonistas, The Girl From Plainville tinha um desafio enorme: retratar a relação de dois jovens que se comunicavam quase que o tempo todo apenas por meios virtuais. Embora tenham se conhecido e se aproximado durante as férias de verão da escola, ambos moravam em cidades diferentes.

O desafio dos criadores Liz Hannah e Patrick Macmanus era enorme. A história de Coco e Michelle não apenas tinha sido dissecada pela imprensa na época, como a série documental Eu Te Amo, Agora Morra (2019), da HBO, foi bem-sucedida em recontar toda a trajetória trágica do caso. Por que, então, assistir a uma obra de ficção sobre o mesmo tema?

A saída encontrada foi explorar as nuances que construíram a jornada dos dois. Ao explorar os conflitos pessoas do jovem casal, The Girl From Plainville faz um retrato de como a experiência sofrida de ambos resultou no fim trágico daquela história. E o mais importante: sem romantizar ou fazer espetáculo em cima das decisões de Coco.

Ao quebrar as “barreiras” do mundo virtual, a série coloca os jovens frente a frente em seguidos encontros que, na vida real, nunca aconteceram. A decisão criativa não apenas ajuda a criar conexão com estes personagens, como deixa a clara a ligação forte entre os dois, mesmo à distância. Pelas redes sociais, Michelle e Coco trocavam confidências, conselhos e “escapavam” da solidão imposta pela depressão que os assolava.

Colton Ryan e Elle Fanning

Colton Ryan e Elle Fanning

Divulgação/Starzplay

Inicialmente, a primeira impressão é a de que Michelle será tratada como o monstro que uma leitura rasa de qualquer artigo sobre o caso faz crer. Potencializada pela atuação enérgica de Elle Fanning, a jornada da personagem descontrói o mito da garota psicótica que influenciou o namorado a tirar a própria vida apenas por prazer. Nada era preto no branco com ela, tampouco com Coco.

The Girl From Plainville exibe uma abordagem cuidadosa e sensível de uma história desafiadora sobre dois menores, um deles já morto. A Michelle de Elle Fanning é dilacerada por inseguranças dolorosas que ela procura resolver por meio de sua relação com Coco e, mais tarde, com sua memória. Já Colton Ryan faz um trabalho deslumbrante sobre um rapaz depressivo que custa a reconhecer o seu lugar no mundo, principalmente quando sua realidade se mostra muito mais difícil do que a vida virtual.

A decisão da dupla de showrunners de viajar entre o passado e o presente da história dos jovens também se mostra certeira. Enquanto sequências explicam como a relação de Coco e Michelle chegou ao fim trágico, os eventos seguintes à morte do rapaz mostram a quase ruptura da sanidade de uma jovem que se levou ao limite para escapar dos próprios fantasmas.

Ao mostrar as fragilidades e os sentimentos dos adolescentes, The Girl From Plainville escapa de servir como carrasco de Michelle ou como uma produção que explora a tragédia alheia. De forma expressiva, a série faz um estudo da relação de dois jovens e de como um estado depressivo pode ser catapultado pelas falhas da sociedade, sejam elas de pais ou amigos, e do ambiente tóxico da internet.

O Starzplay disponibiliza um novo episódio de The Girl From Plainville toda semana, sempre aos domingos.

Colton Ryan e Elle Fanning

The Girl From Plainville

Trailer oficial

Cartaz de The Girl From Plainville

The Girl From Plainville

Drama
18

Direção

Lisa Cholodenko Zetna Fuentes Pippa Bianco Liz Hannah Daniel Minahan

Produção

Hulu

Onde assistir

Starzplay

Elenco

Elle Fanning
Chloë Sevigny
Colton Ryan
Cara Buono
Norbert Leo Butz
Kai Lennox
Aya Cash
Ella Rubin
Kylie Liya Page
Kelly AuCoin
Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal