FILMES E SÉRIES

Freddie Highmore

Reprodução/ABC

NA GLOBO

The Good Doctor ‘revive’ caos da pandemia na 4ª temporada

Série protagonizada por Freddie Highmore retorna à programação da Globo nesta quinta-feira (9) com tema que pode despertar gatilhos

André Zuliani

Sucesso nas noites da Globo, The Good Doctor retorna à TV aberta com episódios inéditos nesta quinta-feira (9), após a exibição de No Limite. O início da quarta temporada “revive” o caos dos primeiros meses da pandemia de Covid-19 e coloca o doutor Shaun Murphy (Freddie Highmore) e a equipe do hospital São Boaventura para lidar com as consequências da crise sanitária.

Dividido em duas partes, o episódio de estreia reconstrói os primeiros dias da pandemia e como médicos, enfermeiros e todos os representantes da saúde precisaram lidar com o vírus mortal. Ao mostrar o passo a passo da contaminação, a série explica como o mundo entrou em colapso e muitas pessoas não souberam se cuidar da maneira correta.

Intitulado Linha de Frente: Parte Um, o primeiro episódio da quarta temporada foi roteirizado por David Shore, o próprio criador de The Good Doctor. Como a exibição nos Estados Unidos ocorreu em novembro de 2020, o mundo ainda não estava repleto de vacinas contra a Covid-19 e muitas perguntas aguardavam por respostas. Algumas cenas, então, podem provocar gatilhos em pessoas que sofreram perdas ou enfrentaram o vírus cara a cara.

O início da trama explora o “marco zero” do novo coronavírus dentro do São Boaventura. Uma paciente que aparentemente demonstrava apenas sintomas normais de gripe entra no hospital após espalhar acidentalmente a Covid-19 em vários lugares por onde havia passado. A maneira como a equipe de Shore explora estes momentos é quase educativa, mostrando como é fácil ser contaminado pela doença.

The Good Doctor

Cuidados médicos durante a pandemia

Divulgação/ABC

Tal como o vírus, The Good Doctor reproduz em tela a velocidade com a qual a pandemia avançou pelo mundo. Da falta de informações dos médicos à quarentena inevitável, a trama escala de maneira acelerada para mostrar o caos que se tornou a vida de todos durante estes tempos difíceis. Em meio a isso, Shaun precisa lidar com a sua falta de tato ao atender pacientes infectados e, principalmente, com o distanciamento social que o afastou de Lea (Paige Spara) justamente no momento em que o casal finalmente decidiu engatar a relação.

Além do protagonista, todos os personagens principais enfrentam dramas pessoas relacionados à pandemia e suas dificuldades. Parte do grupo de risco por conta da idade avançada, Aaron (Richard Schiff) tem dificuldades para lidar com a quarentena forçada sem poder ajudar colegas e pacientes, enquanto Alex (Will Yun Lee), que se mudou para a casa de Shaun, sofre por não poder estar perto da família no momento da tão aguardada formatura de seu filho, Kellan (Ricky He).

Inspirada na realidade, a série deixa a situação mais complicada para Claire Brown (Antonia Thomas). Ainda de luto pela morte de Neil (Nicholas Gonzalez) no final do terceiro ano, ela se vê envolvida com a história de um paciente e faz de tudo para amenizar o sofrimento daqueles que sofreram perdas relacionadas à pandemia.

A Globo será a encarregada de exibir novos episódios de The Good Doctor todas as semanas. No streaming, a quarta temporada da série está disponível completa no catálogo do Globoplay. O drama médico já está renovado para uma sexta temporada.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal