FILMES E SÉRIES

Jeffrey Dean Morgan

Divulgação/AMC

RECAP 11X22

The Walking Dead: Reta final tem Negan mártir, traição e zumbi de faca

Mercer (Michael James Shaw) e Negan (Jeffrey Dean Morgan) são os destaques do mais novo episódio da série, que só tem mais dois capítulos

André Zuliani

Em sua reta final, The Walking Dead rebola para movimentar a história e convencer o público a seguir acompanhando o drama zumbi até o último episódio. Desta vez, a estratégia dos roteiristas foi apimentar a trama com Negan (Jeffrey Dean Morgan) virando mártir, traição e até um zumbi capaz de segurar uma faca.

[Atenção: esse texto contém spoilers, cuidado para não azedar sua semana]

Intitulado Faith (Fé, em português), o 22º episódio da última temporada deu sequência à jornada apresentada no anterior: completar a redenção de Negan e fazê-lo ser aceito de vez por Ezekiel (Khary Payton), um dos únicos que ainda não perdoou o ex-vilão por seu passado assassino.

Obrigados a unirem forças para tentar fugir do Inferno na Terra criado pela Commonwealth em Alexandria, os dois continuam se desentendendo. Ezekiel reafirma que jamais perdoará Negan pelo massacre no Reino, mas o ex-vilão deixa claro que, apesar de seu passado, seguirá lutando para transformar o mundo em um lugar melhor para Annie (Medina Senghore) e sua futura filha.

Para acabar com qualquer tentativa de revolta dos prisioneiros, o Carcereiro (Michael Weaver), líder do esquadrão da Commonwealth que domina Alexandria, tenta se aproveitar das diferenças entre os dois para convencer Negan a trair Ezekiel. O ex-rival de Rick (Andrew Lincoln) rejeita o acordo e assume a culpa sozinho para evitar que Annie sofra consequências.

O tiro acaba saindo pela culatra e, na hora de executar Negan, o Carcereiro convoca todos os prisioneiros para assistir. Para desespero do ex-vilão, o líder dos soldados puxa Annie e decide que os dois serão mortos juntos. No último minuto, no entanto, Ezekiel percebe a dor nos olhos de Negan e convence outros a entrarem na frente da mira e pedirem para que o casal seja poupado, completando assim a redenção de seu rival.

Quando os soldados se recusam a matar todos a mando do Carcereiro, o vilão captura Annie e a faz de refém. A estratégia dá errado quando Daryl (Norman Reedus) e Maggie (Lauren Cohan) chegam após salvar Hershel (Kien Michael Spiller), que também era refém da Commonwealth. Como Rosita (Christian Serratos) ainda não encontrou sua filha, o grupo promete ir à comunidade para a batalha final contra as forças de Pamela Milton (Laila Robins).

Michael James Shaw

Mercer (Michael James Shaw) mudou de lado

Divulgação/AMC

Traição aguardada

Enquanto Daryl, Negan e os outros lutam para salvar Alexandria da Commonwealth, Yumiko (Eleanor Matsuura) arma a sua estratégia para tentar evitar que Eugene (Josh McDermitt) seja condenado à morte nos tribunais da comunidade gigante. Embora a população esteja ao lado do nerd, Pamela emparelhou o sistema judiciário local e comprou a decisão da juíza George (Elizabeth Becka), que decide pela execução imediata do rapaz.

Na última cena do episódio, Mercer (Michael James Shaw), que havia negado o pedido de ajuda de Yumiko para depor a favor de Eugene, decide mudar de lado. Ele aparece nos corredores da prisão como se fosse levá-lo à execução, mas revela que irá libertá-lo. Com um sorriso na face, ele faz a promessa de que os próximos eventos vão fazer The Walking Dead pegar fogo.

Em outra ponta do episódio, Aaron (Ross Marquand), Jerry (Cooper Andrews), Lydia (Cassady McClincy) e Elijah (Okea Eme-Akwari) reencontram Luke (Dan Fogler) e Jules (Alex Sgambati), que estavam sumidos da série desde o fim da 10ª temporada. A dupla ressurge para avisá-los que Oceanside foi dominada pela Commonwealth e não é mais um lugar seguro para eles.

Josh McDermitt

Eugene (Josh McDermitt) durante julgamento

Divulgação/AMC

Na fuga de volta para Alexandria, o grupo cruza com dois veículos cheios de soldados da comunidade à procura dos fugitivos. Para despistá-los, eles se infiltram no meio de uma horda de zumbis, tal como faziam os Sussurradores.

É neste momento que acontece uma das maiores surpresas da temporada. Durante a fuga, Lydia deixa cair uma faca, mas o item é prontamente recuperado por um zumbi que estava na horda. A cena revela que há mais destes mortos-vivos inteligentes no mundo e volta a pavimentar o caminho que levará Daryl à Europa para combater estas novas criaturas em um dos futuros spin-offs da franquia The Walking Dead.

Os episódios da 11ª temporada de The Walking Dead são disponibilizados semanalmente, aos domingos, no Star+.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?