FILMES E SÉRIES

James Cameron, Leonardo DiCaprio e Kate Winslet em backstage de Titanic

Divulgação/20th Century Fox

DISCUSSÃO ANTIGA

Titanic: James Cameron vai provar que Jack não cabia na porta

James Cameron preparou um estudo científico e um documentário para provar de uma vez por todas que Jack não sobreviveria em Titanic

Giulianna Muneratto

Uma discussão antiga dos fãs de Titanic (1997) deve ser encerrada de uma vez por todas em breve. Passados 25 anos da estreia do filme, o diretor James Cameron decidiu investir em um estudo científico para comprovar que Jack (Leonardo DiCaprio) realmente não cabia na porta que Rose (Kate Winslet) usou para sobreviver ao naufrágio do navio.

A cena é uma polêmica que já dura anos: Rose ficou com um grande pedaço de madeira para si própria após o navio afundar, enquanto Jack se escorou em um cantinho, mas manteve o corpo na água. Rapidamente, ele sucumbiu à hipotermia e morreu, em uma das cenas mais tristes e marcantes do longa-metragem.

Ao Toronto Sun, James Cameron revelou que realizou um estudo científico para acabar de vez com a dúvida e as acusações que percorreram a indústria cinematográfica. “Fizemos uma análise forense completa com um especialista em hipotermia que reproduziu a jangada do filme e faremos um pequeno especial sobre ela que será lançado em fevereiro”, contou o cineasta.

E o diretor foi longe para comprovar sua teoria de que não havia possibilidade de ambos sobreviverem ao naufrágio naquela porta. “Pegamos dois dublês que tinham a mesma massa corporal de Kate e Leo e colocamos sensores sobre eles e dentro deles. Depois, os colocamos em água gelada e testamos para ver se eles poderiam ter sobrevivido a uma variedade de métodos e a resposta foi: não havia como os dois terem sobrevivido. Apenas um poderia sobreviver”, assegura o diretor.

Ainda assim, James Cameron foi questionado se Jack poderia pelo menos ter sobrevivido de outra forma. “Não, ele precisava morrer”, afirmou categoricamente. “É como Romeu e Julieta. É um filme sobre amor, sacrifício e mortalidade. O amor é medido pelo sacrifício.”

O especial vai ao ar no National Geographic, ainda sem data prevista para a estreia. Com o documentário, James Cameron espera que “talvez… depois de 25 anos, eu não tenha que lidar mais com isso”.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?