FILMES E SÉRIES

Divulgação/20th Century Studios

Avatar

Trailer de Avatar 2 promete visuais impressionantes e novo conflito

Após 13 anos de espera, a continuação da história da conquista de Pandora vai finalmente chegar aos cinemas

Victor Cierro

Victor Cierro

Avatar (2009) é o filme com a maior bilheteria da história. A produção, dirigida por James Cameron, arrecadou mais de US$ 2,8 bilhões (R$ 13,9 bilhões, na cotação atual). Apesar do estrondoso sucesso, a continuação precisou de 13 anos para sair do papel. Sim, Avatar: O Caminho da Água vai chegar aos cinemas em 2022. E a produção finalmente ganhou seu primeiro trailer, que nos leva de volta à lua Pandora.

Veja o trailer de Avatar: O Caminho da Água

Cena do trailer de Avatar: The Way of Water

Trailer de Avatar: O Caminho da Água

Sequência volta à lua Pandora depois de 13 anos

No novo vídeo, James Cameron indica que a demora também serviu pra que os efeitos especiais fossem muito além do que havia sido apresentado no primeiro filme. E, dessa vez, o diretor aposta num visual com muita água, mostrando uma faceta diferente da lua Pandora. Entre as imagens, é mostrado o que parece ser uma etnia diferente dos Na´Vi (os habitantes de Pandora), com a pele esverdeada. E os humanos também estão presentes, com uma base de mineração, o que indica que haverá problemas a serem enfrentados. E Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana) agora formam uma família, com um dos filhos misturando traços humanos e Na´vi. No trailer, ouvimos a voz de Jake dizendo: “Sei de uma coisa. Aonde nós formos, esta família é nossa fortaleza.

Sinopse de Avatar: O Caminho da Água

Ainda não se sabe muito sobre a trama de Avatar 2, mas as sinopse oficial revela algumas coisas:

Jake Sully e Neytiri formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos. No entanto, eles devem sair de casa e explorar as regiões de Pandora para sobreviver. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake resolve travar uma difícil guerra contra sua própria espécie.

A descrição que aparece junto ao primeiro trailer também dá mais algumas indicações:

Ambientado mais de uma década depois dos eventos do primeiro filme, Avatar: O Caminho da Água começa a contar a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos), os problemas que os perseguem, até onde eles vão pra proteger uns aos outros, as batalhas que lutam para permanecerem vivos e as tragédias que sofrem.

Quando estreia Avatar 2?

Calma! O filme já tem data de lançamento definida. Avatar: O Caminho da Água estreia no dia 15 de dezembro de 2022 nos cinemas. No entanto, a produção ainda não está programada para chegar às plataformas de streaming.

Sobre o que tratava Avatar?

Os humanos querem dominar uma lua extraterrestre conhecida como Pandora. O local é fonte de metais valiosos mas também é lar dos Na´Vi. Os seres, que parecem primitivos, são mais fortes do que os terráqueos e conseguem usar a matéria-prima de seu habitat para armas e estratégias de batalha.

Pandora tem um ambiente tóxico para os humanos. A fim de colonizar e explorar o local, cientistas terráqueos inventaram seres híbridos, conhecidos como avatares, os quais eram controlados mentalmente pelos humanos, mas se movimentavam sem preocupações pela lua extraterrestre. O protagonista do filme, Jake Sully (Sam Worthington), ex-fuzileiro naval que ficou paraplégico por conta de um acidente de campo, substituiu seu irmão no programa Avatar. O irmão gêmeo morreu antes do início dos experimentos e precisou ser trocado por um membro da família.

Com a tecnologia desenvolvida para a missão, o homem paraplégico consegue andar de novo, como um Avatar. Em missão para explorar Pandora, Jake conhece Neytiri (Zoe Saldana). A princesa Na’Vi cria um laço de confiança com o humano, revela segredos de seu planeta e, sem saber, acaba facilitando a invasão dos terráqueos à lua.

Mas Jake também é afetado pela relação com a princesa e perde o foco da missão. Ao conhecer de verdade o povo nativo de Pandora, ele entende que precisa ajudá-los, antes que seja tarde demais. O protagonista do filme se apaixona por Neytiri e promete lutar pela sobrevivência do local extraterrestre.

Elenco de Avatar: O Caminho da Água

O segundo filme da franquia traz novamente Zoe Saldana como Neytiri, a princesa Na’Vi, e Sam Worthington no papel de Jake Sully. Cameron também confirmou o retorno de Sigourney Weaver vivendo uma nova personagem e Stephen Lang, interpretando Miles Quaritch, o coronel que morreu em Avatar (2009).

Avatar 2 também escalou Kate Winslet (Mare of Easttown). No papel de Ronal, a atriz faz sua segunda colaboração com Cameron, depois de Titanic (1997). Bailey Bass, Chloe Coleman, Edie Falco, Michelle Yeoh, Oona Chaplin, Cliff Curtis, Giovanni Ribisi, Jack Champion e Jemaine Clement também já foram confirmados no filme.

Kate Winslet vive Ronal em Avatar: O Caminho da Água

Kate Winslet vive Ronal em Avatar: O Caminho da Água

Divulgação/20th Century Studios

Sam Worthington em cena de Avatar

Sam Worthington em cena de Avatar

Mark Fellman/Twentieth Century Studios

Zoe Saldana em cena de Avatar

Zoe Saldana também vai retornar para O Caminho da Água

Divulagação/Twentieth Century Studios

Sigourney Weaver em cena de Avatar

Sigourney Weaver no filme Avatar

Mark Fellman/Twentieth Century Studios

Por que Avatar 2 demorou tanto?

Cena de Avatar 2

O cenário de Pandora é de tirar o fôlego

Divulagação/Twentieth Century Studios

O principal motivo da espera foram os roteiros. Além de dirigir a franquia, James Cameron também é roteirista. E junto de Avatar, o diretor estava desenvolvendo mais quatro filmes!

Avatar: O Caminho da Água estava programado para estrear em 2014, enquanto Avatar 3 seria lançado em 2015. No entanto, a Twentieth Century Fox precisou adiar os filmes para 2020 e 2021, respectivamente, por conta dos atrasos de Cameron. Mais recentemente, as datas foram alteradas outra vez, para dezembro de 2022 e 2024, respectivamente.

Cena de Avatar 2

Quem quer ver mais do planeta alienígena Pandora?

Divulagação/Twentieth Century Studios

Avatar 4 e 5 também já tiveram suas estreias estabelecidas. Atualmente, os filmes estão programados para chegar aos cinemas em 2026 e 2028. No entanto, a recepção do público e, principalmente, a produção dos cenários deslumbrantes de Pandora, podem alterar a data de lançamento prevista pelo estúdio.

Quando James Cameron apresentou Pandora ao público, pudemos ver pela primeira vez efeitos visuais de tirar o fôlego, uma verdadeira imersão no planeta dos Na’Vi como nunca se havia visto nos cinemas. Como já era de se esperar, nos próximos filmes da saga, o diretor quer ir além. Cameron pretende trazer sensações ainda mais intensas e cenários ainda mais oníricos para o espectador, como apresentar a parte subaquática do mundo extraterrestre.

O diretor está ciente do desafio. Como diretor de Titanic, já tem experiência com produções envolvendo o mar. Em entrevista ao site Collider, ele falou sobre gravações envolvendo grandes quantidades de água no set de filmagem:

“O problema da água não é a parte submersa, mas sim a interface entre o ar e a água, que forma um espelho móvel. Esse espelho em movimento reflete todos os pontos e marcadores, e cria um monte de marcadores falsos, o que dificulta a captação para o CGI. É como um avião de combate despejando um monte de palha para confundir o sistema de radar de um míssil. Ele cria milhares de alvos falsos, então tivemos que descobrir como contornar esse problema, o que conseguimos com sucesso. Basicamente, sempre que você adiciona água em qualquer gravação, a coisa fica dez vezes mais difícil. Então, colocamos muita potência, inovação, imaginação e novas tecnologias na resolução do problema, e levamos cerca de um ano e meio para descobrir como vamos fazer isso.”

Cena de Avatar 2

O visual desenvolvido por James Cameron é magnífica

Divulagação/Twentieth Century Studios

Se depois de tudo isso você ficou com saudade de Pandora e dos seres azuis, pode assistir a Avatar (2009) no Disney+.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Victor Cierro

Victor Cierro

Repórter da Tangerina, Victor Cierro é viciado em quadrinhos e cultura pop e decidiu que seria jornalista aos 9 anos. É o foca da equipe e cria da casa: antes da Tangerina, estagiou no Notícias da TV, escrevendo sobre filmes e séries.

Ver mais conteúdos de Victor Cierro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal