GAMES

Elden Ring (2022)

Divulgação/Bandai Namco

Elden Ring

Elden Ring: Conheça jogo dos criadores de Game of Thrones e Dark Souls

A história, classes, novidades na jogabilidade, edições, preços e muito mais sobre o jogo, que teve colaboração de George R.R. Martin

Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Elden Ring é um dos jogos mais esperados de 2022. Seja você um fã da série Dark Souls ou não, é inegável a expectativa pelo mais novo jogo do estúdio japonês FromSoftware. Ainda mais porque o título tem um elemento que chama a atenção até de quem não tem um videogame em casa: o game teve colaboração de George R.R. Martin, autor da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, que deram origem à série Game of Thrones.

Por isso, a Tangerina reuniu tudo que você precisa saber sobre Elden Ring, incluindo qual é a história do game, quem são os principais personagens, as novidades na jogabilidade, trailers, data de lançamento, edições, preços e mais.

O que é?

Cena do jogo Elden Ring

Elden Ring traz a fórmula de Dark Souls a um cenário amplo e aberto

Divulgação/Bandai Namco

Elden Ring é uma espécie de sucessor espiritual de Dark Souls. Ou seja, não é uma continuação direta, mas carrega muitas semelhanças com jogos já existentes da produtora FromSoftware.

O estúdio é conhecido pela franquia de robôs gigantes Armored Core e por uma sequência de jogos que se convencionou chamar de Souls. São eles: Demon’s Souls, Dark Souls, Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice. O que todos esses jogos têm em comum? São repletos de chefes difíceis que os jogadores hardcore amam odiar.

Depois do anúncio oficial durante a E3 2019, passamos algum tempo sem receber novidades sobre Elden Ring. Por isso, a demora levou à criação de memes que questionavam a continuidade do projeto. Será que tudo não passou de um delírio coletivo?

Então, em junho de 2021, um novo trailer foi apresentado durante o evento Summer Game Fest. Nos meses seguintes, foram promovidos testes de rede para um seleto número de jogadores, que se inscreveram no site oficial do game.

Ainda que um breve adiamento tenha atrapalhado o andamento do projeto, o game seguiu seu curso de desenvolvimento e, uma vez lançado, oferece aos jogadores a experiência de controlar um Maculado, personagem cuja principal missão é restaurar o titular Elden Ring destruído.

Criador e participação de George R.R. Martin

Cena de Elden Ring

Miyazaki já afirmou que os personagens secundários serão muito importantes

Divulgação/Bandai Namco

Se você quer saber quem é o criador de Elden Ring, este alguém é Hidetaka Miyazaki. O diretor, game designer, roteirista e presidente da FromSoftware é também o principal responsável por Demon’s Souls, Dark Souls, Bloodborne, Dark Souls III e Sekiro: Shadows Die Twice.

Em Elden Ring, Miyazaki está à frente do projeto como diretor e corroteirista, ao lado de George R. R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo. A série de livros é mais conhecida por dar origem à série Game of Thrones.

Martin participou da construção do mundo do jogo, auxiliando na criação das Terras Intermédias, na trama central e, principalmente, na concepção dos personagens secundários que, aqui, ganham um papel ainda mais do que em outros jogos da série Souls.

Vale ainda apontar que a publisher, isto é, a empresa responsável pelo marketing e distribuição de Elden Ring, é novamente a Bandai Namco Entertainment. A companhia já havia trabalhado com a FromSoftware na versão PAL de Demon’s Souls e em toda a trilogia Dark Souls.

Data de lançamento

Cena de Elden Ring

A árvore dourada Erdtree é a principal fonte de energia das Terras Intermédias

Divulgação/Bandai Namco

Elden Ring saiu em 25 de fevereiro de 2022.

História

Cena de Elden Ring

A capa da versão Deluxe do jogo destaca um leão. Jaime Lannister, é você?

Divulgação/Bandai Namco

A sinopse oficial de Elden Ring revela que a Ordem Áurea foi quebrada. Agora, cabe ao jogador se tornar um Maculado, um guerreiro escolhido pela Graça para empunhar o poder do Anel Prístino. Com ele, você se torna um Lorde Prístino nas Terras Intermédias, governadas pela Rainha Marika, a Eterna.

O Anel Prístino garantia poder sobre a árvore dourada conhecida como Erdtree, a principal fonte de energia do reino. Porém, após a destruição do artefato miraculoso, os semideuses descendentes de Marika reivindicaram seus fragmentos, conhecidos como as Grandes Runas. A loucura da mácula causada por essa força recém-descoberta desencadeou uma guerra chamada de O Estilhaçamento.

Felizmente, como um meio de intervir nessa guerra, a Graça oferece sua orientação ao personagem controlado pelo jogador, isto é, o Maculado. Você inicia a história rejeitado pela Ordem Áurea e exilado das Terras Intermédias. 

Finaliza a sinopse: “Tu, morto que ainda vives, tua graça há tanto perdida, siga o caminho para as Terras Intermédias além do mar nebuloso para pleitear o Anel Prístino. E tornar-se o Lorde Prístino”.

Jogabilidade

Cena de Elden Ring

O Corcel Espectral será seu melhor aliado durante as explorações e combates de Elden Ring

Divulgação/Bandai Namco

Seguindo a premissa de seus antecessores espirituais, Elden Ring também é um RPG de ação com exploração. Mas, ao contrário dos outros Souls, conta com um mundo aberto, com direito a um mapa. Inclusive, esse aspecto é um dos mais importantes do jogo.

O recurso é acessado quando o jogador encontra fragmentos de mapa. Em seguida, com ele, você pode marcar a localização de inimigos, personagens secundários, tesouros e outros possíveis interesses.

Há muito a explorar nas Terras Intermédias de Elden Ring. Para auxiliar nessa tarefa, o jogador pode invocar um Corcel Espectral para percorrer mais rapidamente o mapa, saltar verticalmente para alcançar locais muito altos, e até mesmo para servir de montaria durante os combates.

Quem preferir a campanha principal sem muita exploração pode contar com o auxílio de um globo luminoso que indica o caminho a ser seguido. Além disso, há também as Áreas Legado: construções fechadas, isoladas e complexas que prometem ainda mais desafios.

As novidades de Elden Ring incluem ainda ciclos de dia e noite que representam a passagem do tempo dentro do jogo. Outra adição à experiência é a invocação de espíritos para te ajudar em locais específicos, segmentos com furtividade e novas habilidades que prometem tornar os combates mais dinâmicos.

Trailers oficiais e gameplay

Confira abaixo, os principais trailers de Elden Ring, incluindo vídeos focados na história e no gameplay.

Cena de Elden Ring

Elden Ring: Trailer geral

O mundo, as características principais da jogabilidade e outras informações relevantes

Cena de Elden Ring

Elden Ring: Prévia de gameplay

Longo e descritivo vídeo sobre a jogabilidade e as principais mecânicas de Elden Ring

Cena de Elden Ring

Elden Ring: Trailer de história

Um resumo da história de Elden Ring para você entender sua missão

Personagens

Cena de Elden Ring

Miyazaki é um fã assumido de Game of Thrones, o que tornou trabalhar com George R.R. Martin em um sonho realizado

Divulgação/Bandai Namco

Com exceção de Sekiro: Shadows Die Twice, os demais jogos Souls permitem que você construa personagens. Em outras palavras, você deve escolher uma classe, um nome e uma aparência antes de começar o jogo.

Na mitologia de Souls, eles são conhecidos por títulos que contém um significado especial. Em Demon’s Souls, você é o Matador de Demônios. Na trilogia Dark Souls, seu personagem é O Morto-Vivo Escolhido, O Portador da Maldição e O Acinzentado. Em Bloodborne, você é o Caçador. Em Elden Ring o personagem principal é chamado de Maculado.

Classes

Cena de Elden Ring

Espere por batalhas épicas e difíceis em Elden Ring

Divulgação/Bandai Namco

Ao todo, existem dez classes à disposição do Maculado:

  • Herói
  • Guerreiro
  • Bandido
  • Vagabundo
  • Astrólogo
  • Profeta
  • Samurai
  • Prisioneiro
  • Confessor
  • Miserável

Cada classe muda os atributos principais do personagem, como força, destreza, vitalidade e o uso de magias. Preste atenção nos atributos de cada classe e escolha aquela que se adequa mais ao seu estilo de jogo.

O game conta ainda com diversos personagens secundários importantes. 

Quanto tempo leva para zerar?

Cena de Elden Ring

A jogabilidade de Elden Ring foi aprimorada e existem novas mecânicas de combate

Divulgação/Bandai Namco

De acordo com um dos produtores da FromSoftware, Yasuhiro Kitao, Elden Ring pode ser finalizado em cerca de 30 horas. Contudo, há muito para se fazer nas Terras Intermédias, então completar todas as conquistas deve tomar muito mais tempo do jogador.

Modo multiplayer?

Cena de Elden Ring

Você pode jogar com amigos no modo cooperativo ou um contra o outro

Divulgação/Bandai Namco

Elden Ring tem modo multiplayer. Assim como em Dark Souls, até quatro jogadores podem se juntar e jogar cooperativamente. Será possível jogar em modo PvE (jogadores contra máquina) e PvP (cada um por si). 

Dificuldade

Cena de Elden Ring

Modo fácil em Elden Ring? Não foi dessa vez

Divulgação/Bandai Namco

Quando o assunto envolve a franquia Souls, uma das discussões recorrentes gira em torno da dificuldade dos jogos ou, ainda, a respeito de um “modo fácil”, capaz de tornar os títulos da FromSoftware mais acessíveis.

De acordo com a própria FromSoftware, Elden Ring não conta com um modo fácil, assim como seus antecessores. Todavia, o estúdio reformulou algumas mecânicas de modo a tornar a experiência menos punitiva. 

Além do Corcel Espectral, que auxilia na exploração, Elden Ring mantém as viagens rápidas e checkpoints em locais específicos, e a barra de vigor é menos afetada por movimentos básicos quando o jogador não está em combate. Além disso, o dano por queda foi reduzido.

Onde jogar?

Cena de Elden Ring

As Áreas Legados prometem ainda mais desafios aos jogadores

Divulgação/Bandai Namco

Elden Ring é multiplataforma e está disponível para os consoles da atual e da antiga geração, ao contrário de outros jogos da FromSoftware, como Bloodborne e Demon’s Souls, que são exclusivos das plataformas PlayStation.

Isso significa que você pode jogá-lo nas seguintes plataformas: PC (via Steam), Xbox One, PlayStation 4, Xbox Series X, Xbox Series S e PlayStation 5. Quem comprar o jogo no PS4 ou Xbox One poderá atualizar gratuitamente para as versões de nova geração.

Diferenças entre versões

Cena de Elden Ring

As Terras Intermédias guardam muitos segredos a serem desvendados

Divulgação/Bandai Namco

Dependendo do console em que você roda o jogo, há diferenças de resolução e taxa de quadros. Confira a resolução e taxa de quadros nos consoles PlayStation:

  • PlayStation 4: 1080p, 30fps
  • PlayStation 4 Pro: 3200x1800p, 30fps
  • PlayStation 5: 3840x2160p, 60fps

A tecnologia HDR está disponível em todos os PlayStation, desde que a TV tenha suporte a essas tecnologias.

Estes são os dados de resolução e taxa de quadros no Xbox:

  • Xbox One: 1600x900p, 30fps
  • Xbox One X: 3840x2160p, 30fps
  • Xbox Series S: 2560x1440p, 60fps
  • Xbox Series X: 3840px2160p, 60fps

O Xbox One original não tem suporte para HDR. Já o Xbox One X, o Xbox Series S e o Xbox Series X têm suporte para tecnologia HDR. Porém, apenas o Xbox Series X conta com suporte para ray tracing e 4K, desde que a televisão possua a tecnologia.

Vale apontar que Elden Ring oferece dois modos de jogo, de acordo com informação do site Destructoid. Há o modo desempenho, focado em taxa de quadros (fps), o que evita que o jogo fique lento enquanto processa as imagens, e o modo gráfico, voltado para a resolução.

Requisitos para PC

Cena de Elden Ring

Elden Ring oferece um total de 10 classes para o jogador escolher

Divulgação/Bandai Namco

A versão de PC de Elden Ring conta com suporte para HDR, ray tracing, resolução máxima de 3840x2160p e taxa de quadros de até 60 fps. Abaixo você confere os requisitos mínimos e recomendados, de acordo com a Bandai Namco:

Configuração mínima

  • Sistema operacional: Windows 10
  • Processador: Intel Core I5-8400 / AMD Ryzen 3 3300X
  • Memória: 12 GB RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1060 3GB / AMD Radeon RX 580 4GB
  • Armazenamento: 60 GB
  • DirectX: DirectX 12

Requisitos recomendados

  • Sistema operacional: Windows 11/10
  • Processador: Intel Core I7-8700K / AMD Ryzen 5 3600X
  • Memória: 16 GB RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1070 8GB / AMD Radeon RX Vega 56 8GB
  • Armazenamento: 60 GB
  • DirectX: DirectX 12

Preços e edições

Edição para colecionadores premium de Elden Ring

A edição para colecionadores premium tem uma estátua e uma réplica do elmo de Malenia em tamanho real

Divulgação/Bandai Namco

É possível adquirir uma cópia digital de Elden Ring por meio das lojas oficiais de cada plataforma (Steam, Microsoft Store, Xbox Store e PlayStation Store) enquanto a mídia física pode ser comprada nas principais lojas de varejo e e-commerce. 

Abaixo, você confere os valores da edição padrão e deluxe do game:

As edições físicas disponíveis na Amazon:

Se adquirida em pré-venda, além do jogo completo, a edição digital de Elden Ring garante acesso aos seguintes conteúdos: guia de aventura com informações úteis para o jogador; e um gesto bônus para ser usado no jogo. Já a edição Deluxe vem exclusivamente com um livro de arte digital e trilha sonora original.

Vale apontar que, ao todo, foram lançadas cinco edições de Elden Ring. Além da padrão e Deluxe, há também as seguintes versões:

  • Launch Edition, que vem com uma mídia física especial, patches, adesivos, cartões com artes do jogo e um pôster exclusivo;
  • Collector’s Edition, que conta com um steelbook, uma figura de ação de 23 cm de Malenia, Blade of Miquella e um artbook físico (tudo embalado em uma caixa personalizada de 30cm); 
  • Premium Collector’s Edition, que traz todo o conteúdo da versão anterior, além de uma réplica do elmo de Malenia em tamanho real.

Infelizmente, as edições Launch, Collector’s e Premium não foram distribuídas oficialmente no Brasil.

Jogos similares

Cena do jogo Elden Ring

Malenia, Blade of Miquella, é um dos grandes destaques do game

Divulgação/Bandai Namco

Seria muito óbvio indicar Dark Souls e/ou Bloodborne para aqueles que buscam por jogos parecidos com Elden Ring, muito embora ambos sejam excelentes e estejam entre os melhores jogos de PlayStation e Xbox.

Caso queira mais um game com ambientação hostil em um mundo de dark fantasy, talvez Hellblade: Senua’s Sacrifice cumpra esse requisito. O título da Ninja Theory, que é listado pela Tangerina como um dos melhores jogos do Xbox One, aborda a mitologia nórdica e celta de uma maneira bem diferente da habitual.

Se você busca mais exploração em um vasto e desolado mundo aberto, com inimigos desafiadores e uma história contada de forma não tradicional, considere jogar Shadow of the Colossus. Afinal, foram os trabalhos do diretor e game designer Fumito Ueda que inspiraram Miyazaki a se lançar na indústria dos games.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal