Reprodução/Instagram
Após 17 anos como central do surfe, do skate e dos esportes de ação, o Woohoo passa por um reposicionamento de marca na TV paga
Lançado em 2006 como um canal voltado para esportes radicais, como surfe e skate, o Woohoo se aproxima da maioridade com uma reinvenção em sua identidade. Para manter o público jovem que sempre foi o seu alvo, a TV abraçou de vez o universo dos games –uma indústria que movimentou R$ 196 bilhões no mundo no ano passado; R$ 12 bilhões apenas no Brasil.
A mudança de identidade não é exatamente uma surpresa. Segundo Enrique Umhof, CEO do Woohoo, a história do canal sempre se alinhou com a necessidade de se reinventar do jovem. Após mais de uma década sendo referência nas modalidades de surfe e skate, o canal assumiu o compromisso de dialogar com uma nova geração apaixonada por games. Em comum, o fato de que esse público sofreu com um pré-julgamento enviesado, como os amantes de esportes de ação no passado.
“Com nosso histórico, entendemos que parte da nossa missão foi concluída, conseguimos ajudar a comunidade jovem entusiasta de surfe e skate e esportes de ação a se legitimar a nível nacional. Sendo assim, estamos indo para um novo desafio, com novos canais e um novo propósito: ser um pilar da comunidade gamer para legitimar e moldar a imagem do jogador diante da sociedade e desconstruir discursos como: ‘Saia da frente do PC, vá trabalhar, vá estudar ou fazer algo que preste’. Ou seja, fazer o que fizemos com surfe e skate agora com os novos jovens, o público gamer. O jovem mudou, e o Woohoo também”, declarou Umhof em comunicado à imprensa.
Para 2023, o canal planeja exibir 235 horas de competições e 169 horas voltadas para conteúdos específicos sobre games, mas sem abandonar sua tradição no surfe e no skate, que receberão 160 horas na grade. A nova programação do canal abre 40% para o mundo dos eSports, 20% é focada na Geração Z, 20% em games, tech e o universo de NFTs, além dos 20% que abordam surfe e skate.
“A grade manterá ao menos 20% de sua programação contemplando algumas das atrações mais clássicas do canal, como Resenha Woohoo, Snow, Olho de Peixe e Flow”, adianta Antonio Ricardo Lopes, um dos fundadores do Woohoo, assegurando que os fãs dos esportes de ação e da identidade clássica do canal não ficarão órfãos.
“Além disso, o canal ganhará em breve um superapp com mais de 500 horas de streaming em VOD do chamado Woohoo Action, bem como funcionalidades como Mapa de Ondas, para os amantes do surfe; Mapa de Pistas de Skate; e um feed interativo com notícias do mundo dos esportes de ação. Sem contar com novas atrações e parcerias, como a chegada do 3S Skaters, um dos principais canais da cena no Brasil; e coberturas de eventos in loco em locais como Havaí, Portugal e Austrália.”
Para comandar essa nova grade, os executivos foram atrás de nomes significativos no mercado de games e gamers brasileiro. A cantora Maellen, jogadora profissional de Free Fire, comanda o Maellen Tá On!; o youtuber Davy Jones está à frente do programa de notícias Flow Games News; o o gamer Eric Teixeira apresenta Mais eSports, que faz a cobertura dos principais torneios de esportes eletrônicos do mundo.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?