Divulgação/Electronic Arts
Mudança vale a partir de julho e acontece após o fim da parceria entre desenvolvedora e a entidade máxima do futebol
Agora é oficial. Depois de 29 anos, o game FIFA vai mudar de nome e passa a se chamar EA Sports FC a partir de julho de 2023. A mudança foi oficializada pela desenvolvedora Electronic Arts nesta terça-feira (10).
No comunicado que confirma a mudança de nome, a desenvolvedora assegurou que o jogo não deve ter mudanças no seu conteúdo, apesar da histórica troca no título. “Esta nova plataforma independente trará novas oportunidades de inovar, criar e evoluir. Isso é muito mais do que apenas uma mudança de símbolo – como EA SPORTS, estamos comprometidos em garantir que a EA SPORTS FC seja um símbolo de mudança”, escreveu Cam Weber, vice-presidente executivo e gerente geral dos grupos de esporte e corrida da Electronic Arts.
Com a mudança, FIFA 23 deve ser o último jogo da franquia com o atual nome, encerrando uma parceria com a entidade máxima do futebol que durava desde 1993.
No comunicado, a EA também menciona compromissos envolvendo conteúdo da Copa do Mundo, mas o destino do principal torneio de futebol de seleções do planeta nos games ainda não foi definido. A desenvolvedora lançou jogos próprios da Copa desde 1998, mas mudou a tradição com o Mundial da Rússia, quando o torneio foi adicionado como conteúdo gratuito por download em FIFA 18.
Imagem promocional de FIFA 22: jogo deve mudar de nome a partir do ano que vem
Divulgação/Electronic Arts
A parceria entre EA e FIFA começou com o jogo FIFA International Soccer, lançado em 1993. Desde então, a desenvolvedora americana é responsável por lançar jogos com o nome da entidade máxima do futebol, que contém boa parte dos campeonatos e times do planeta.
Em 2021, uma reportagem do jornal New York Times expôs os desentendimentos entre as duas partes a respeito da renovação do contrato, que tinha valor de US$ 150 milhões por ano. A entidade máxima do futebol teria pedido um valor maior do que o dobro do atual, totalizando um montante de US$ 1 bilhão a cada ciclo de quatro anos.
Bruno Silva
Editor de games e animes na Tangerina, Bruno Silva é brasiliense e fã de basquete. Jornalista, apresentador e streamer, foi co-criador do The Enemy e já publicou no Omelete, Nerdbunker, Metrópoles e Correio Braziliense.
Ver mais conteúdos de Bruno SilvaTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?