GAMES

Imagem de EA Sports FC

Divulgação/Electronic Arts

Games

O ‘fim’ do FIFA: Jogo passa a se chamar EA Sports FC em 2023

Mudança vale a partir de julho e acontece após o fim da parceria entre desenvolvedora e a entidade máxima do futebol

Bruno Silva

Bruno Silva

Agora é oficial. Depois de 29 anos, o game FIFA vai mudar de nome e passa a se chamar EA Sports FC a partir de julho de 2023. A mudança foi oficializada pela desenvolvedora Electronic Arts nesta terça-feira (10).

No comunicado que confirma a mudança de nome, a desenvolvedora assegurou que o jogo não deve ter mudanças no seu conteúdo, apesar da histórica troca no título. “Esta nova plataforma independente trará novas oportunidades de inovar, criar e evoluir. Isso é muito mais do que apenas uma mudança de símbolo – como EA SPORTS, estamos comprometidos em garantir que a EA SPORTS FC seja um símbolo de mudança”, escreveu Cam Weber, vice-presidente executivo e gerente geral dos grupos de esporte e corrida da Electronic Arts.

Com a mudança, FIFA 23 deve ser o último jogo da franquia com o atual nome, encerrando uma parceria com a entidade máxima do futebol que durava desde 1993.

No comunicado, a EA também menciona compromissos envolvendo conteúdo da Copa do Mundo, mas o destino do principal torneio de futebol de seleções do planeta nos games ainda não foi definido. A desenvolvedora lançou jogos próprios da Copa desde 1998, mas mudou a tradição com o Mundial da Rússia, quando o torneio foi adicionado como conteúdo gratuito por download em FIFA 18.

Imagem promocional de FIFA 22

Imagem promocional de FIFA 22: jogo deve mudar de nome a partir do ano que vem

Divulgação/Electronic Arts

A parceria entre EA e FIFA começou com o jogo FIFA International Soccer, lançado em 1993. Desde então, a desenvolvedora americana é responsável por lançar jogos com o nome da entidade máxima do futebol, que contém boa parte dos campeonatos e times do planeta.

Em 2021, uma reportagem do jornal New York Times expôs os desentendimentos entre as duas partes a respeito da renovação do contrato, que tinha valor de US$ 150 milhões por ano. A entidade máxima do futebol teria pedido um valor maior do que o dobro do atual, totalizando um montante de US$ 1 bilhão a cada ciclo de quatro anos.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ
Bruno Silva

Bruno Silva

Editor de games e animes na Tangerina, Bruno Silva é brasiliense e fã de basquete. Jornalista, apresentador e streamer, foi co-criador do The Enemy e já publicou no Omelete, Nerdbunker, Metrópoles e Correio Braziliense.

Ver mais conteúdos de Bruno Silva

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal