GAMES

Capa de Grand Theft Auto V

Reprodução/Rockstar Games

Games

GTA V: Conteúdo transfóbico é removido da versão remasterizada do jogo

Remaster de PS5 e Xbox Series tem conteúdo transfóbico removido pela Rockstar Games; entenda o que mudou

Jessica Pinheiro
Jessica Pinheiro

A desenvolvedora Rockstar Games removeu o conteúdo transfóbico da mais recente versão de Grand Theft Auto V (GTA V). O quinto game numerado foi relançado em março de 2022 para Xbox Series X/S e PlayStation 5 com algumas melhorias técnicas, incluindo a remoção de diálogos preconceituosos. A mudança foi percebida por um usuário no Reddit, quando ele notou uma alteração na descrição do super-herói fictício Captain Spacetoy.

Antes, o personagem vestia-se inteiramente de rosa e possuía um comentário de teor transfóbico a seu respeito. Agora, tanto as roupas quanto o texto delu foram alterados. Além disso, os personagens caricatos que apareciam fora da boate Cockatoos e eram rotulados como drag queens, também foram removidos. De acordo com Kirsty Cloud, administradora do site de fãs, GTA Net, o conteúdo preconceituoso ainda aparece no Modo Diretor do game.

Vale apontar que essas alterações em GTA V acontecem, em parte, devido a uma campanha feita pelo Out Making Games para pressionar a desenvolvedora Rockstar Games. Formado por membros LGBTQIAP+ da indústria de videogames, o grupo em questão escreveu uma carta aberta em setembro de 2021 solicitando especificamente a remoção desse tipo de conteúdo na remasterização.

“Essa desculpa perdeu o sentido”, afirma a carta, referindo-se ao argumento de que é possível exercer violência contra todos os tipos de personagens por igual. “Dado o impacto cultural de GTA V globalmente, a Rockstar tem uma responsabilidade social com seus jogadores (muitos dos quais podem ser LGBTQ+), com sua equipe e com o mundo de forma geral para não promover violência contra pessoas trans e de outros gêneros”, complementa o grupo.

Com as alterações, o Out Making Games respondeu agradecendo a Rockstar Games por priorizarem a questão, uma vez que o grupo compreende que esse tipo de mudança, por mais pequena que possa parecer, exige tempo e esforço coordenados de toda a equipe de desenvolvimento.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?