GAMES

Capa de Grand Theft Auto V

Reprodução/Rockstar Games

Games

GTA V: Conteúdo transfóbico é removido da versão remasterizada do jogo

Remaster de PS5 e Xbox Series tem conteúdo transfóbico removido pela Rockstar Games; entenda o que mudou

Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

A desenvolvedora Rockstar Games removeu o conteúdo transfóbico da mais recente versão de Grand Theft Auto V (GTA V). O quinto game numerado foi relançado em março de 2022 para Xbox Series X/S e PlayStation 5 com algumas melhorias técnicas, incluindo a remoção de diálogos preconceituosos. A mudança foi percebida por um usuário no Reddit, quando ele notou uma alteração na descrição do super-herói fictício Captain Spacetoy.

Antes, o personagem vestia-se inteiramente de rosa e possuía um comentário de teor transfóbico a seu respeito. Agora, tanto as roupas quanto o texto delu foram alterados. Além disso, os personagens caricatos que apareciam fora da boate Cockatoos e eram rotulados como drag queens, também foram removidos. De acordo com Kirsty Cloud, administradora do site de fãs, GTA Net, o conteúdo preconceituoso ainda aparece no Modo Diretor do game.

Vale apontar que essas alterações em GTA V acontecem, em parte, devido a uma campanha feita pelo Out Making Games para pressionar a desenvolvedora Rockstar Games. Formado por membros LGBTQIAP+ da indústria de videogames, o grupo em questão escreveu uma carta aberta em setembro de 2021 solicitando especificamente a remoção desse tipo de conteúdo na remasterização.

“Essa desculpa perdeu o sentido”, afirma a carta, referindo-se ao argumento de que é possível exercer violência contra todos os tipos de personagens por igual. “Dado o impacto cultural de GTA V globalmente, a Rockstar tem uma responsabilidade social com seus jogadores (muitos dos quais podem ser LGBTQ+), com sua equipe e com o mundo de forma geral para não promover violência contra pessoas trans e de outros gêneros”, complementa o grupo.

Com as alterações, o Out Making Games respondeu agradecendo a Rockstar Games por priorizarem a questão, uma vez que o grupo compreende que esse tipo de mudança, por mais pequena que possa parecer, exige tempo e esforço coordenados de toda a equipe de desenvolvimento.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal