GAMES

Cena de Horizon Forbidden West

Divulgação/PlayStation

PlayStation

Horizon Forbidden West é aposta da Sony para o início de 2022; conheça

Aventura que une robôs-dinossauros e natureza selvagem é um dos grandes títulos da Sony para o PlayStation em 2022

Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Horizon Forbidden West está entre os jogos mais esperados de 2022. Exclusivo das plataformas PlayStation, o título traz novamente a jovem Aloy como protagonista. Em sua nova aventura num mundo pós-apocalíptico, a heroína desbrava o Oeste Proibido dos Estados Unidos e encara, mais uma vez, criaturas mecânicas perigosas.

Antes de tudo, grandes produções geram grandes expectativas. Então, a Tangerina reuniu todas as informações que você precisa saber sobre Horizon Forbidden West, incluindo resumo da história, personagens, mudanças e novidades na jogabilidade, trailers, data de lançamento, preços e mais.

O que é?

Esta é a continuação de Horizon Zero Dawn, lançado em 2017. Assim como no jogo original, a aposta é na jogabilidade voltada para ação com elementos de RPG e exploração de mundo aberto. Além disso, o jogador novamente controla Aloy, caçadora que vive em um mundo pós-apocalíptico. Nele, a civilização ruiu há milênios e o planeta é dominado por máquinas hostis.

Onde jogar?

O novo Horizon é exclusivo para consoles da Sony. Ou seja, você pode jogá-lo tanto no PlayStation 4 quanto no console da nova geração, o PlayStation 5.

O jogo é também o último exclusivo produzido pela Sony que terá atualização gratuita da versão de PlayStation 4 para Playstation 5. Portanto, quem comprar a versão de PS4 também terá a versão de PS5, com todas as suas melhorias.

Em setembro de 2021, a Sony havia decidido que Horizon Forbidden West não receberia opção de atualização gratuita entre os dois consoles. Logo após, a empresa voltou atrás devido à recepção negativa do público.

Cena de Horizon Forbidden West

Escalada é aprimorada em Horizon Forbidden West

Divulgação/PlayStation

Versões de PS4 e PS5

No PlayStation 5, as transições e carregamentos de tela são praticamente instantâneos graças ao dispositivo de armazenamento SSD. Além disso, o novo console também oferece suporte a tecnologia de áudio 3D Tempest e até 60 quadros por segundo no modo desempenho. Já a resolução pode ir até 4K e há suporte ao HDR em TVs compatíveis.

No PS5, há também as funções do controle DualSense, que amplia a imersão do jogador com diferentes tipos de vibrações e resposta tátil dos gatilhos, que endurecem de acordo com a ação do jogo.

No PlayStation 4, Horizon Forbidden West roda em resolução 1080p a 30 quadros por segundo, independentemente da versão do console. Em síntese, confira o resumo de resoluções e taxa de quadro em cada aparelho:

  • PS4 base: 1080p, 30fps
  • PS4 Pro: 1800p, 30fps
  • PS5 (Modo Resolução): 4K, 30fps
  • PS5 (Modo Desempenho): 1080p 60fps

Data de lançamento

Horizon Forbidden West foi lançado em 18 de fevereiro de 2022.

Trailers oficiais

Confira os principais trailers de Horizon Forbidden West:

Cena de Horizon Forbidden West

Veja o trailer de revelação de Horizon Forbidden West

Aventura é exclusiva de PlayStation 4 e PlayStation 5

Cena de Horizon Forbidden West

Confira detalhes de gameplay de Horizon Forbidden West

Vídeo detalhe exploração e combate do título de PS4 e PS5

Jogabilidade

Com uma perspectiva de câmera em terceira pessoa, Horizon Forbidden West traz novamente a jovem Aloy como protagonista. Portanto, a heroína é uma guerreira mais experiente e competente em combate, graças às suas aventuras no primeiro jogo.

O mapa de Horizon Forbidden West é maior do que o do de seu antecessor. Desse modo, há muitos segredos em ruínas para serem explorados, incluindo em cenários subaquáticos. Além disso, a travessia do cenário e os controles de escalada melhoraram.

A Guerrilla Games aprimorou os combates. Um dos destaques é a inteligência artificial dos oponentes, que agora se lembram de Aloy caso ela fuja dos embates. Além disso, as batalhas com armas brancas e corpo a corpo também estão melhores, com mais opções de ataques e estratégias.

Horizon também conta com um sistema de roupas e equipamentos que dão vantagens em missões específicas. Da mesma forma, há também uma arena de combate para os jogadores testarem suas habilidades.

Resumo da história

CONTÉM SPOILERS! CUIDADO PARA NÃO AZEDAR O SEU DIA!

Cena de Horizon Forbidden West

Trailer da história de Horizon Forbidden West

Veja o que esperar no game exclusivo de PlayStation

A série Horizon chama a atenção por retratar um momento raramente abordado em histórias de ficção científica: o pós-pós-apocalipse. Isto é, a civilização já se encontra em estado de reconstrução e reorganização, mesmo em um mundo devastado.

Outro aspecto interessante é que o mundo é socialmente estruturado em tribos, cujo aspecto primitivo contrasta com a alta tecnologia que dá vida às perigosas máquinas semelhantes a criaturas selvagens. Em Horizon Zero Dawn, o destaque fica para os povos Banuk, Carja, Nora e Oseram.

Aloy, uma jovem exilada por conta de um passado misterioso e amaldiçoado, é a protagonista de Horizon. Primeiramente, ela busca o reconhecimento e o respeito de sua tribo, os Nora. Depois que a heroína prova seu valor, ela descobre o motivo do comportamento cada vez mais violento das máquinas. Além disso, a jovem também aprende a verdade sobre os eventos que levaram à destruição dos antigos povos de seu mundo.

No século 21, um programa voltado ao desenvolvimento de máquinas inteligentes voltadas ao reequilíbrio ambiental foi desviado para uso militar. Em seguida, os robôs saíram de controle e destruíram o planeta. No entanto, a última cartada desta sociedade tecnológica foi o projeto Zero Dawn, que visa auxiliar a civilização a repovoar e se recolocar no planeta. Tudo isso aconteceu 900 anos antes do início do jogo.

Aloy também descobre ligações pessoais com Elisabet Sobeck, cientista responsável pela criação da inteligência artificial das máquinas. Eventualmente, ela foi a responsável pela criação de GAIA, um super algoritmo responsável por recriar a vida na Terra após a destruição do planeta. Todavia, um sistema de segurança corrompido chamado HADES coloca todos estes planos a perder, mas Aloy consegue salvar o mundo após unificar as várias tribos existentes.

Por fim, em Horizon Forbidden West, a missão de Aloy é procurar o arquivo reserva de GAIA, na esperança de reverter o mau funcionamento das máquinas responsáveis pela recriação da vida na Terra durante o projeto Zero Dawn.

Personagens

Aloy, protagonista de Horizon Forbidden West

Aloy, protagonista de Horizon Forbidden West

Divulgação/PlayStation

Aloy

A protagonista de Horizon parte para terras distantes conhecidas como o Oeste Proibido. No entanto, ela vai enfrentar mais uma vez máquinas e descobrir mais segredos sobre o passado, incluindo os eventos que levaram à destruição do mundo. A personagem é interpretada por Ashly Burch na versão em inglês e dublada por Tatiane Keplmair na versão em português.

Erend

Descrito como um ursão estúpido, alegre e um pouco autodepreciativo, Erend da Vanguarda foi salvo por Aloy no primeiro game. Em seguida, tornou-se um aliado. John Hopkins é novamente responsável pela interpretação do personagem, enquanto a dublagem brasileira é feita por Nestor Chiesse.

Tilda

Pouco se sabe sobre Tilda, exceto que ela viveu uma infância trágica, e sua tristeza e solidão impactaram sua trajetória. Esta complexa, misteriosa e interessante personagem é vivida por Carrie-Anne Moss, de Matrix, na versão original e dublada por Alessandra Merz.

Sylens

Interpretado por Lance Reddick, de John Wick, e dublado por Mauro Ramos, Sylens retorna como suposto aliado de Aloy. O fundador do Eclipse detém enorme conhecimento sobre a civilização pré-apocalíptica e tem um fragmento de HADES que resistiu ao combate contra a heroína no primeiro jogo.

Regalla

A atriz Angela Bassett vive a poderosa e implacável Regalla em Horizon Forbidden West. Sabe-se que ela deseja destruir os Carja, mas suas motivações ficam para o jogador descobrir. Na dublagem brasileira, Carol Valença dá voz à personagem.

Varl

Um indiscutível aliado de Aloy, Varl retorna para auxiliar sua amiga em sua nova jornada. John MacMillan é quem novamente dá vida ao carismático personagem. Na dublagem brasileira, o papel é de Diáigelles Silva.

Bree

Integrante da tribo Utaru, que é ligada à natureza e plantações, Bree auxilia Aloy em uma missão no decorrer do jogo. Seu destaque fica por conta da voz brasileira, já que ele marca a estreia de Tiago Abravanel, participante do Big Brother Brasil 22, na dublagem de games. Na versão original, Robbie Daymond dá voz ao personagem.

Kotallo

Interpretado por Noshir Dalal, este guerreiro do Clã do Céu, do povo Tenakth, é um órfão em uma jornada por autoconhecimento. Assim como Aloy, ele também tem um relacionamento complicado com sua própria tribo.

Criadores

A sequência de Horizon Zero Dawn também é feita pela Guerrilla Games, desenvolvedora holandesa sediada atualmente em Amsterdã e parte da PlayStation Studios. A Guerrilla Games é conhecida pela franquia Killzone e pela criação do motor gráfico Decima, que está tanto em seus próprios jogos quanto em outros exclusivos PlayStation, como Until Dawn e Death Stranding.

Mathijs de Jonge retorna como diretor de Horizon Forbidden West, enquanto o roteiro é mais uma vez de Benjamin McCaw. Anteriormente, ele foi co-roteirista ao lado de John Gonzalez.

Cena de Horizon Forbidden West

Cena de Horizon Forbidden West

Divulgação/PlayStation

Duração

De acordo com o site How Long to Beat, que compila dados de duração de partidas de vários jogadores, Horizon Forbidden West dura em média 25 horas. Porém, quem quiser fazer tudo que há no jogo, porém, vai jogar cerca de 65 horas.

Modo multiplayer?

Horizon Forbidden West não tem modo multiplayer até o momento.

Versão para PC

O título não foi anunciado para PC. Porém, espera-se que o segundo game da saga seja lançado nos computadores. O primeiro jogo, Horizon Zero Dawn, chegou à plataforma via Steam.

Vale lembrar que a Sony Interactive Entertainment está disposta a expandir sua base de jogadores. Por isso, a produtora japonesa fundou a “PlayStation PC LLC”, uma distribuidora focada em lançar títulos exclusivos da marca para computadores.

Preço e edições

Você pode comprar uma cópia digital de Horizon Forbidden West por meio da PlayStation Store. Em contrapartida, a mídia física está disponível em lojas de varejo e e-commerce. 

Abaixo, você confere os valores da edição padrão e deluxe do game:

As edições físicas disponíveis na Amazon:

Para finalizar, os jogadores que adquiriram a edição padrão de Horizon Forbidden West em pré-venda receberam o traje do Legado Nora e a lança do Legado Nora. Ambos são bônus desbloqueados conforme o progresso da narrativa. 

A edição digital de luxo, por sua vez, vem com trilha sonora, livro de ilustrações, história em quadrinhos digital, item brutamonte elite Carja x2, item trovejante elite Nora x2, peça de ataque das máquinas, pacote de recursos no jogo, e extras no modo de fotografia.

Jogos parecidos

O título da Sony é indicado para quem curtiu a ambientação e a narrativa pós-apocalíptica de Enslaved: Odyssey to the West. Da mesma forma, também recomendamos Horizon Forbidden West para quem gostou dos combates e improvisos contra criaturas gigantes em Monster Hunter: World ou para os entusiastas de exploração em mundo aberto com muitas missões paralelas de jogos como The Witcher 3: Wild Hunt.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ
Jessica Pinheiro

Jessica Pinheiro

Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.

Ver mais conteúdos de Jessica Pinheiro

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal