Nintendo Switch: 10 jogos para esquecer os problemas - Tangerina

GAMES

Animal Crossing e New Pokemon Snap

Divulgação/Nintendo

LISTA

Nintendo Switch: 10 jogos para esquecer os problemas e relaxar

Para refrescar um pouco sua mente, a Tangerina separou dez jogos de Nintendo Switch com temática leve e jogabilidade simples para você curtir

Giulianna Muneratto

Se você está em busca de um momento relaxante na sua semana e tem um Nintendo Switch em casa, acabou de encontrar o que procurava! Às vezes, ter um momento mais leve no console, com jogos mais simples e que envolvem histórias mais calmas, é necessário para uma experiência ainda mais agradável.

Para refrescar o seu dia, a Tangerina separou dez games leves e aconchegantes para você jogar no Nintendo Switch. Confira:

Animal Crossing: New Horizons

Animal Crossing: New Horizons

O queridinho Animal Crossing: New Horizons é exclusivo da Nintendo

Divulgação/Nintendo

Animal Crossing: New Horizons proporciona o momento relax perfeito. Todo o processo de construir uma ilha, recolher elementos para decorar sua casa e procurar os animais dos sonhos para serem habitantes do seu espaço já é bem relaxante por si só. 

Para melhorar, a Nintendo lançou, em 2021, a expansão Happy Home Paradise, que proporciona funcionalidades ainda mais legais. Como funcionário de um resort, você realiza sonhos dos animais e tem acesso a uma série de novos elementos para passar horas decorando. 

O jogo traz um sentimento de pertencimento a muitos jogadores, com ambientes alegres e tranquilos. Só não vale passar nervoso com as cobranças de Tom Nook, combinado?

Story of Seasons: Friends of Mineral Town

Story of Seasons: Friends of Mineral Town

Story of Seasons: Friends of Mineral Town te transporta para a vida no campo

Divulgação/Steam

A fuga perfeita para a vida tranquila do campo. E exatamente isso que Story of Seasons: Friends of Mineral Town oferece. Após herdar um pedaço de terra, você se torna um fazendeiro, e o jogo te permite construir diariamente seu próprio espaço, ao mesmo tempo em que interage com os demais cidadãos. 

O jogo é previsível, mas extremamente relaxante. A rotina consiste em administrar a fazenda da melhor maneira e fazer tarefas básicas, como ordenhar vacas ou regar as plantações, viajar ocasionalmente à cidade para buscar suprimentos e até estreitar sua relação com os demais aldeões. Um verdadeiro suspiro para quem busca uma pausa da vida caótica na cidade grande. 

Stardew Valley

Stardew Valley

Stardew Valley é um jogo que nunca acaba, mas também não enjoa

Divulgação/Steam

Esse já é um velho conhecido dos gamers casuais. Assim como Story of Seasons: Friends of Mineral Town, Stardew Valley também traz a vida na fazenda como ponto principal. O personagem troca a cidade grande pela vida no campo e precisa transformar a fazenda em seu verdadeiro lar.

Dá para fazer uma customização ampla do personagem, plantar, pescar, cozinhar, criar itens e até cumprir missões em busca de dinheiro adicional no jogo. Cada caminho escolhido impacta a vila uma de maneira diferente, e cabe a você guiar seu personagem da melhor maneira possível, em um jogo que nunca chega realmente ao fim. 

New Pokémon Snap

New Pokémon Snap

Nova versão do clássico jogo de Nintendo 64, Pokémon Snap é repetitivo mas diverte

Divulgação/Nintendo

Quem não gostaria de passar a tarde toda apenas tirando fotos de Pokémon? Neste jogo relaxante e envolvente, seu personagem fica preso a um carrinho enquanto segue uma rota pré-estabelecida em vários cenários diferentes. Seu objetivo é apenas fotografar Pokémon da melhor maneira possível, para conseguir a maior quantidade de pontos que puder. 

Parece repetitivo, mas diverte: a cada caminho você pode desbloquear novas funções, novas poses e descobrir Pokémon escondidos

Quem tem uma assinatura da Nintendo Online também consegue voltar um pouco no tempo e jogar a versão de Nintendo 64 de Pokémon Snap. O jogo é bem mais curto, mas é pura nostalgia

Kirby and the Forgotten Land

Kirby and the Forgotten Land

Acompanhar o herói Kirby em um jogo relaxante é uma ótima distração

Divulgação/Nintendo

Só olhar para a fofurinha do Kirby já é relaxante por si só. Nesta nova aventura, o protagonista se depara com a Terra dos Sonhos destruída e um grupo de Waddle Dees sendo sequestrado. Cabe a você controlar o herói fofo para reconstruir este mundo em ruínas e ajudar a recuperar seus habitantes.

O jogo traz o poder clássico de Kirby para derrotar os inimigos –sugar tudo o que vê pela frente– e a possibilidade de rastrear os Waddle Dees pelo mapa, misturando quebra-cabeça e ações de combate. Além disso, Kirby and the Forgotten Land tem ótimos minijogos, como pescaria. A distração perfeita para o seu dia. 

Spiritfarer

Spiritfarer

Sensível, Spiritfarer te convida a uma viagem diferente pelo submundo

Divulgação/Nintendo

Este é um dos jogos mais sensíveis dos últimos anos. A história se passa em um momento pós-vida –Stella, a personagem principal, desperta e se depara com o barqueiro do submundo. A jovem terá uma missão importante: se tornar a nova condutora dos espíritos, ao lado de seu gato. 

Apesar de parecer uma narrativa triste de primeira, Spiritfarer se concentra nas histórias das pessoas que passam por lá. No jogo, você precisa administrar seu barco e cuidar dos passageiros, porque a embarcação será a casa temporária deles.

É possível construir estruturas, casas e até jardins no barco. Para isso, você precisa coletar materiais pescando, cortando árvores e fazendo compras. Cada espírito que passa por lá tem uma personalidade bem diferente, e é preciso agradá-los. Apesar de parecer um pouco mais do mesmo, Spiritfarer traz uma narrativa bem amarrada e uma experiência divertida. 

Cozy Grove

Cozy Grove

Cozy Grove é uma mistura perfeita de Animal Crossing e Spiritfarer

Divulgação/Steam

Este delicioso jogo indie é bem parecido com Animal Crossing, só que não gera tantas dívidas quanto o original da Nintendo. Em uma ilha assombrada, você se torna um escoteiro espiritual e tem a missão de ajudar os espíritos e resgatar as cores da ilha. 

Cozy Grove tem todos os elementos aconchegantes de Animal Crossing: decorar, colecionar, fazer artesanato e pescar, mas não incentiva que você o jogue durante horas seguidas. Diariamente, você recebe apenas 30 a 60 minutos de novo conteúdo de missão –perfeito para uma diversão mais breve.

Untitled Goose Game

Untitled Goose Game

Untitled Goose Game proporciona diversão e te permite ser um ganso desgovernado

Divulgação/Nintendo

O poder de Untitled Goose Game definitivamente está na simplicidade. Sem gráficos muito elaborados, o jogo te coloca na pele de um ganso, e você assume o controle do bicho para cumprir uma lista de tarefas hilária diariamente. 

Em uma vila inglesa minimalista, é necessário buzinar, bater as asas e fazer coisas bem esquisitas sem um motivo realmente concreto. A maravilha deste jogo se baseia no direito de ser um ganso idiota durante um tempo –e somente isso. O que é incrível. 

Gris

Jogo Gris

Com belos gráficos, Gris é um jogo de extrema sensibilidade

Divulgação/Steam

Ganhador do The Game Awards 2019 como melhor jogo de impacto, Gris é um dos mais bonitos da lista e tem uma jogabilidade bem simples. A história gira em torno de uma cantora que passa por um momento conturbado ao perder sua voz. 

Quando ela lida com os traumas e a depressão, o mundo de Gris vai tomando forma e se reconstrói à medida que a personagem ultrapassa vários testes, adquire novas habilidades e recupera sua autoestima. Cabe a você tomar as decisões por Gris, para guiá-la da mais bela maneira possível. O jogo acaba sendo um show de sensibilidade e é uma experiência curta, porém aconchegante.

Unpacking

Unpacking

Unpacking está disponível em outras plataformas além do Nintendo Switch

Divulgação/Steam

Se você busca procrastinar a arrumação da própria casa, Unpacking é o jogo relaxante perfeito para isso. Nada como passar uma experiência real para o virtual: o jogo te convida a montar um lar aconchegante, e você descobre pistas sobre o que há dentro das caixas enquanto está no meio de um processo de mudança.  

O game mistura quebra-cabeças com decoração e explora o sentimento de apego. Ao longo de oito mudanças, você se torna íntimo do personagem principal –apesar de nunca vê-lo nem nunca saber sua verdadeira história.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal