Reprodução/Niantic/Nintendo
Uma pesquisa publicada pela Escola de Economia e Ciência Política de Londres sugere que Pokémon Go pode aliviar sintomas de depressão leve nos jogadores; entenda
O game mobile Pokémon Go pode ser mais benéfico para a saúde, tanto física quanto mental, do que se imagina. De acordo com um artigo publicado pela Escola de Economia e Ciência Política de Londres, o jogo pode aliviar alguns sintomas de depressão leve em seus jogadores, pois além de induzir a socialização com outros usuários, também incentiva a exposição à natureza e a atividade física ao ar livre.
O estudo, intitulado Location-Based Mobile Gaming and Local Depression Trends: A Study of Pokémon Go, foi publicado no Journal of Management Information Systems e analisa regionalmente a depressão utilizando um “mecanismo popular da literatura médica e de saúde pública”, além de dados do Google Trends para medir o quanto as pessoas pesquisam termos relacionados ao tema —isto é, estresse, ansiedade, fadiga, e claro, depressão.
A pesquisa levou em consideração 166 regiões diferentes dentro do período de 50 semanas, entre 1º de janeiro e 12 de dezembro de 2016, isto é, antes e depois do lançamento de Pokémon Go. Segundo o estudo, a quantidade de buscas pelos termos e seus derivados citados acima foram menores nos locais que tinham acesso ao jogo.
Pokémon Go - Trailer de lançamento
Explore seus arredores e capture os pokémon selvagens
Vale reforçar, porém, que os efeitos positivos de Pokémon Go em seus jogadores acontecem em formas não clínicas da depressão, e seu efeito é de curto prazo. Casos crônicos ou mais sérios devem ser tratados com a ajuda de um profissional especializado na área.
Pokémon Go foi desenvolvido pela Niantic e permite coletar os pokémon utilizando como base a sua localização em tempo real. Isso significa que você pode encontrar e duelar com as simpáticas criaturas enquanto dá um passeio, capturando-as e adicionando-as aos registros do jogo. O jogo propõe desafios diários, semanais e mensais, além de eventos temáticos.
O jogo está disponível para dispositivos móveis e pode ser jogado tanto no Android quanto no iOS gratuitamente.
Jessica Pinheiro
Repórter da Tangerina, Jessica Pinheiro já cobriu games e tecnologia em veículos coo IGN Brasil, Loading TV e The Enemy. É streamer nas horas vagas e nasceu no Ceará, mas infelizmente não tem sotaque. Ama karaokê e também assina a Koluna Pop, onde traz todas as novidades do universo do k-pop.
Ver mais conteúdos de Jessica PinheiroTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?