GAMES

World of Warcraft: Wrath of the Lich King

Divulgação/Blizzard

RELANÇAMENTO

World of Warcraft: Wrath of the Lich King resgata era de ouro do game

Wrath of the Lich King será relançado hoje, às 19h, e é um presente para veteranos do MMORPG; confira o que desenvolvedores falaram à Tangerina

Giulianna Muneratto

Nesta segunda-feira (26), será lançado World of Warcraft: Wrath of the Lich King Classic. O relançamento da aclamada expansão de 2008 do MMORPG da Blizzard chega globalmente às 19h (horário de Brasília), e traz aos fãs do game a possibilidade de reviver a era de ouro de WoW.

A Tangerina participou de um bate-papo com os desenvolvedores da expansão, Brian Birmingham e Ana Resendez, e te conta como foi o processo de criação do remake e o que os fãs do universo Warcraft podem esperar para o lançamento.

Processo do remake

Para quem pensa que relançar uma antiga expansão é fácil, já que tecnicamente tudo está pronto, melhor parar por aí. Ana Resendez explicou que, para resgatar o espírito deste jogo clássico, foi necessária uma viagem a mais de dez anos atrás para entender como adaptar a dinâmica para os tempos atuais.

Foi bem desafiador. Às vezes pode haver um equívoco de que nós apenas cobrimos arquivos e copiamos e colamos o que já tínhamos, mas é um pouco mais complexo do que isso”, relata Ana.

“Também reconhecemos que as pessoas têm memórias com este jogo e querem revivê-las, mas, na verdade, tudo mudou muito ao longo dos anos. Portanto, temos que levar em conta do que as comunidades são capazes e, ao mesmo tempo, mantê-lo nostálgico.” 

Na época, tudo dentro do MMO era um pouco novidade, desde os níveis das dungeons até a variedade de montaria. Em termos de história, Wrath of the Lich King foi uma sequência muito aguardada da trama de Arthas Menethil, um dos personagens mais icônicos de todo o universo de Warcraft. Portanto, os jogadores estão esperando ansiosamente para reviver essa expansão.

“O envolvimento de Arthas como um vilão durante toda a experiência para subir de nível deixa tudo muito especial. Ele está na sua trilha o tempo todo, aparece em cada zona, manipula a situação e te faz sentir como se ele estivesse atrás de você”, explica Birmingham.

“É incrível ver esse capítulo épico na história de Warcraft, voltar no tempo, ver coisas como o Expurgo de Stratholme. Você entende como as coisas começaram nesta jornada da escuridão, e depois ainda é capaz de confrontá-lo no final de seu reinado. É um grande momento poder ver todo o arco em uma única expansão.”

A criação do remake foi atravessada pela pandemia de Covid-19, o que gerou um desafio ainda maior para a equipe. “Queríamos ter certeza de que poderíamos fazer o nosso melhor para fornecer conteúdo emocionante para jogar, e também entretenimento enquanto todos os jogadores estavam presos em casa”, relata Brian. 

Novidades de Wrath of the Lich King

Nesta versão de Wrath of the Lich King, os desenvolvedores optaram por retirar o dungeon finder, o que faz com que os jogadores tenham mais interações entre si. Apesar de ter mudado a maneira de jogar WoW, a ferramenta acabou gerando um certo afastamento social, algo que os engenheiros querem consertar no relançamento.

“O motivo de não termos incluído os dungeon finders automáticos é porque queremos nos concentrar neste tecido social, gerando conversa entre jogadores e estimulando a criação de laços” explica Brian Birmingham. “Queremos ter certeza de que há uma oportunidade para os jogadores terem essas interações repetidamente com as mesmas pessoas em seu reino.” 

Comentando as novidades que podem animar os jogadores, os engenheiros citaram a versão deluxe e épica do jogo, com o Fishspeaker’s Lucky Lure e o fofíssimo Pebbles. Além disso, também adiantaram algumas das melhorias tecnológicas implementadas na expansão.

“Nós melhoramos o jogo, os servidores funcionam com uma capacidade melhor. Sabemos que as pessoas usam uma tecnologia mais avançada para jogar atualmente, portanto usamos coisas que darão aos jogadores em geral uma experiência melhor de gameplay”, explica Ana. 

“Mas eu acho que tem um apelo enorme voltar e experienciar uma era que, para muitas pessoas, foi gigantesca. É como voltar para uma época de nostalgia intensa.”

Além da oportunidade de enfrentar o exército de mortos-vivos de Arthas Menethil, jogadores a partir do nível 55 também terão acesso à nova classe heroica Cavaleiros da Morte

Além disso, Wrath of the Lich King Classic marca a introdução da profissão Escrivania, permitindo que os jogadores inscrevam glifos capazes de aprimorar habilidades, alterar a aparência e modificar propriedades de feitiços

A expansão traz 13 dungeons memoráveis e foram adicionadas nove raides, o que inclui versões atualizadas de Naxxramas e do Covil de Onyxia da pré-expansão de World of Warcraft, além da Cidadela da Coroa de Gelo.

World of Warcraft: Wrath of the Lich King será um presente para os veteranos e uma oportunidade de ouro para aqueles que não tiveram a experiência de jogar a expansão anos atrás. 

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?