LIVROS E HQS

A autora Malu Simões com seu notebook

Reprodução/Instagram

MALU SIMÕES

Autora vive milagre e dribla morte para poder contar histórias de amor

Malu Simões lança neste domingo o livro Mais que um Match em São Paulo. Mas o simples fato de ela poder marcar presença já é uma história e tanto

Luciano Guaraldo

Responsável por livros como Casualmente Amor, Será que É Você? e Peça-me Para Ficar, a autora Malu Simões lança neste domingo (12), em São Paulo, sua obra mais recente, Mais que um Match. Mas o simples fato de marcar presença no evento já é uma história e tanto para ela contar: no ano passado, a escritora precisou passar por uma cirurgia na coluna para remover uma hérnia de disco que praticamente a impedia de se locomover. Antes, havia tido uma infecção bacteriana que quase lhe tirou a vida. “Estar viva é um milagre”, valoriza.

Apaixonada por literatura desde pequena e, como tantos brasileiros, alfabetizada com a ajuda dos quadrinhos da Turma da Mônica, Malu encontrou nos livros de romance uma missão –e também um desafio. “Eu tinha facilidade de escrever, participei de concurso de redação quando tinha só seis anos. E também sempre criei muitas histórias, mas elas ficavam só na minha cabeça, porque eu não colocava no papel. E gostava de ler romances, Nora Roberts, Nicholas Sparks, mas não tinham muitos escritores brasileiros”, explica a autora em conversa com a Tangerina.

“Então, eu achava que brasileiro nunca ia conseguir publicar seus livros e deixei essa vontade um pouco de lado. Até que eu, meu marido e minha filha fomos fazer uma viagem internacional e, no aeroporto, o avião atrasou. Entrei na livraria de lá e vi um livro de uma brasileira, Do Seu Lado [de Fernanda Saads]. Tinha uma capa bonita, chamou a minha atenção. Foram cinco dias de viagem e, nesse tempo, eu devorei o livro. Achei a história bem escrita e pensei que poderia fazer algo assim também. Aí, meu marido me desafiou: ‘Quero ver você escrever’. Foi assim que surgiu Será que É Você?”, lembra.

Com o livro pronto, Malu passou a buscar uma editora disposta a publicá-la. Aí, descobriu que o sonho de virar autora não era tão simples assim. “Vim para São Paulo, na Bienal, procurar editoras que se interessassem. Mas como eu não era conhecida, ninguém queria. E eu até já tinha outro livro pronto na época, Depois do Primeiro Olhar. Mas eu tive que pagar para publicar o meu primeiro livro. Só depois consegui uma editora”, revisita a escritora, que agora está se aproximando das dez obras lançadas pela AllBook.

A dedicação à escrita deixou de ser sua maior preocupação depois que Malu Simões desenvolveu uma hérnia de disco que quase lhe tirou os movimentos e que uma internação para tentar resolver o problema resultou em uma infecção bacteriana grave. “Era um daqueles casos em que ou você morre ou passa o resto da vida agradecendo por ter sobrevivido”, conta a autora. Ela entrou na segunda opção, felizmente.

Mas se engana quem pensa que a capixaba largou a paixão de vez por estar no hospital. “A literatura me ajudou bastante nessa fase, porque li muito e escrevi Casualmente Amor durante minha internação. E eu sou uma pessoa que tem uma religiosidade muito forte também. Então a minha fé e a literatura me acalmaram, me deram paz.”

O amor pelos livros também deu outra motivação para Malu sobreviver à cirurgia de hérnia: a operação foi feita no fim de maio do ano passado, no Rio de Janeiro, e na primeira semana de julho ela precisava estar em São Paulo para participar de uma palestra na Bienal –sim, aquela mesma em que tinha ouvido rejeições de editoras anos antes. “Os médicos e os enfermeiros ficavam rindo porque era a única coisa que eu falava, que eu precisava estar boa para a Bienal. E eu consegui ir! Na hora, apesar de ainda muito debilitada, eu não senti dor nenhuma. Só quando acabou e eu fui para casa que falei: ‘Nossa, o meu corpo todo dói’ (risos)”, compartilha.

Encontro com os leitores –e com o modelo da capa

Fabián Castro é modelo da capa do livro Mais que um Match, da autora Malu Simões

Modelo da capa de Mais que um Match, Fabián Castro também estará no evento

Reprodução/Instagram

Neste domingo (12), Malu volta a se encontrar com seus leitores paulistanos no lançamento de Mais que um Match. Além da autora, o evento contará com a presença do ator espanhol Fabián Castro, modelo que estampa a capa do livro. Ele já havia vindo ao Brasil no ano passado para divulgar Peça-me Para Ficar, também escrito pela capixaba. O encontro original, inclusive, abriu as portas e serviu de inspiração para a nova obra ser escrita.

“Eu sempre soube que o Brasil seria um país do qual ia gostar muito, por vários motivos –mas especialmente pelas praias (risos). Porque eu me criei em uma cidade chamada Vilanova i la Geltrú, que é praia. Por causa da pandemia, ficou mais difícil eu vir, mas surgiram essas oportunidades e eu adorei. É muito legal conhecer a imaginação que as pessoas que leem os livros têm”, diz Castro à reportagem.

“A ilusão que vem dessas histórias é incrível. Você até consegue gerar isso com os filmes, que têm muita repercussão hoje, mas ver que a literatura ainda pode fazer isso é algo muito lindo para mim. E participar disso de alguma maneira é algo maravilhoso”, continua o ator espanhol.

“Eu fico muito feliz no contato com as leitoras, porque ali você recebe realmente o feedback da sua escrita. E elas me dão muito carinho, elas são empolgadas, e eu adoro abraçar, tirar foto e conversar (risos)”, se empolga Malu. “Ainda existe aquela imagem de que o escritor não conversa com o leitor, que não vai responder as mensagens. Sempre que vejo, eu respondo, mas no ao vivo é muito melhor. Por mais que as redes sociais espalhem seu nome, não é a mesma coisa. Por mim, eu ficava cinco horas conversando com cada uma, mas a fila ia ficar longa demais (risos).”

O evento de lançamento de Mais que um Match, com a autora Malu Simões e o ator Fabián Castro, acontece a partir das 15h, na livraria Martins Fontes (Avenida Paulista, 509, Bela Vista). Além de conversar com os leitores, os dois vão autografar o livro para quem adquiri-lo.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?