LIVROS E HQS

O quadrinista John Romita

Reprodução/Instagram

LUTO

Morre John Romita, artista que ajudou a criar Mary Jane e Wolverine

Quadrinista que fez história na Marvel também participou do design do Justiceiro e colocou Monica Rambeau como a Capitã Marvel

Luciano Guaraldo

John Romita, quadrinista que fez sucesso ilustrando o Homem-Aranha e que ajudou a criar personagens icônicos como Mary Jane Watson, Wolverine e o Justiceiro, morreu na segunda-feira (12), aos 93 anos. A morte foi confirmada por seu filho, o também artista John Romita Jr., em seu perfil no Instagram na madrugada desta quarta-feira (14).

“Preciso dizer isso com o coração pesado. Meu pai, John Romita, descansou em paz enquanto dormia na manhã de segunda. Ele é uma lenda no mundo da arte e seria uma honra seguir os seus passos. Por favor mantenham suas condolências aqui em respeito à minha família”, pediu ele, que não revelou a causa da morte, mas elogiou o patriarca: “Foi o melhor homem que eu já conheci”.

Nascido no Brooklyn, Romita começou sua carreira nos quadrinhos em 1949, trabalhando na Timely Comics (precursora da Marvel). Ele chegou a conhecer Stan Lee (1922-2018) antes de ser recrutado para o exército. Nos anos 1950, ele trabalhou na editora rival, a DC, e só se juntou à Marvel oficialmente em 1965, trabalhando em quadrinhos do Demolidor.

Em 1966, ele assumiu a arte da revista O Espetacular Homem-Aranha, que até então era desenhada por Steve Ditko (1927-2018). Apesar de a experiência ter transformado Romita em um nome conhecido mundialmente, ele não ficou exatamente animado com o trabalho. “Eu ficava contando os dias para poder voltar para o Demolidor”, admitiu ele ao zine Alter Ego em 2001.

“Eu achava óbvio que eu não poderia fazer o Homem-Aranha tão bem quanto fazia o Demolidor. Fiquei em choque quando Stan me deu o Aranha. Achei que ele estava desesperado. Então, fiz uma revista para ajudá-lo, na esperança de que seria algo temporário”, continuou o artista. Não foi temporário. Ele acabou ajudando na criação de Mary Jane Watson e fez tanto sucesso com o Cabeça de Teia que foi promovido a diretor de arte da Marvel em 1973.

Romita também ajudou no design de personagens como Justiceiro, Wolverine, Luke Cage e Mercenário. Ainda foi o responsável pela estreia de Monica Rambeau como a Capitã Marvel, em 1982. Ele se casou com Virginia Bruno, que também trabalhou na Marvel, e teve dois filhos: Victor e John Romita Jr. O artista se juntou ao Hall da Fama do Will Eisner Award (o Oscar dos quadrinhos) em 2002.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?