Reprodução/YouTube
Alec Baldwin e a equipe do filme Rust enfrentam novas acusações acerca do disparo que matou Halyna Hutchins no set de gravações em 2021
As investigações e julgamentos acerca do disparo que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins (1979-2021) no set de Rust estão longe do fim. Nesta quinta-feira (19), promotores do Novo México anunciaram que Alec Baldwin e a armeira do longa-metragem, Hannah Gutierrez-Reed, serão indiciados por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.
“Depois de uma análise minuciosa das evidências e das leis do estado do Novo México, determinei que há evidências suficientes para apresentar acusações criminais contra Alec Baldwin e outros membros da equipe de filmagem de Rust”, afirmou a primeira promotora judicial do Novo México, Carmack-Altwies, em comunicado enviado à imprensa internacional. “Sob minha supervisão, ninguém está acima da lei e todos merecem justiça.”
De acordo com o The Hollywood Reporter, Alec Baldwin e Hannah Gutierrez-Reed enfrentarão duas acusações de homicídio culposo, e um júri decidirá não apenas se eles são culpados, mas sob qual definição de homícidio involuntário eles são culpados.
De acordo com a lei do Novo México, homicídio involuntário é um crime de quarto grau e é punível com até 18 meses de prisão e multa de US$ 5 mil (cerca de R$ 26 mil). Ele inclui uma acusação de contravenção de uso negligente de uma arma de fogo.
O primeiro assistente de direção do filme, Dave Halls, pessoa que entregou a arma a Baldwin, concordou em se declarar culpado de uso negligente de uma arma letal. Os termos incluem uma sentença suspensa e seis meses de liberdade condicional.
“Se qualquer uma dessas três pessoas –Alec Baldwin, Hannah Gutierrez-Reed ou David Halls– tivesse feito seu trabalho, Halyna Hutchins estaria viva hoje. É simples assim”, declarou a promotora especial Andrea Reeb.
“As evidências mostram claramente um padrão de desrespeito criminoso pela segurança no set de filmagem de Rust. No Novo México, não há espaço para sets de filmagem que não levem a sério o compromisso de nosso estado com a segurança de armas e a segurança pública.”
As filmagens de Rust estavam previstas para retornarem em janeiro de 2023, mas não se sabe se as gravações continuarão após as novas acusações.
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?