Divulgação/Star+
Para interpretar o jesuíta Sebastião Rodrigues em Silêncio (2016), Andrew Garfield foi a fundo na vivência celibatária e se privou de sexo
Andrew Garfield se dedicou até demais para viver o papel do jesuíta Sebastião Rodrigues no filme Silêncio (2016). O ator revelou que, com a intenção de entrar de fato na pele do padre, ficou seis meses sem sexo e fez jejum para encarar a trama de Martin Scorsese.
Em entrevista ao podcast WTF with Marc Maron, o ator fez uma defesa ao famoso método de interpretação para o ator, mais conhecido como o método, que consiste em uma gama de técnicas de treinamento e ensaio utilizada por profissionais do teatro, em que atores têm vivências reais para aproximá-los da experiência de seus personagens.
Recentemente, o método foi criticado por diversas outras celebridades, que afirmaram ser perigoso e pretensioso. “Houve muitos equívocos sobre o que é o método de atuação, eu acho”, disse Garfield ao podcast.
“As pessoas ainda estão agindo dessa maneira, e não se trata de ser um idiota com todos no set. Na verdade, trata-se apenas de viver honestamente em circunstâncias imaginadas, e ser muito legal com a equipe simultaneamente, e ser um ser humano normal, e ser capaz de largar [o personagem] quando precisar e permanecer nele quando quiser permanecer nele.”
Para o filme Silêncio, Andrew Garfield precisava saber mais de perto como seria a vivência de um padre jesuíta no século 17. Por isso, escolheu utilizar o método de interpretação para o ator, e se preparou durante um ano com o padre James Martin.
O ator leu e pesquisou sobre o catolicismo e fez exercícios espirituais. Além disso, foi celibatário por seis meses e fez jejum em preparação para o papel. “Foi muito legal, cara”, explicou. “Eu tive algumas experiências bem loucas e alucinantes ao me privar de sexo e comida naquela época.”
Garfield revelou que o método precisa ser muito mais particular e interno do que as pessoas imaginam. “Estou meio incomodado com o equívoco, estou meio incomodado com essa ideia de que o método de atuação é uma merda. Não, eu não acho que você saiba o que é o método de atuação de fato se você está chamando isso de besteira, ou você apenas trabalhou com alguém que afirma ser um ator que utiliza o método que na verdade não está atuando de forma alguma”, acrescentou.
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?