MIX

Roberto Birindelli como profeta Samuel em Reis

BLAD MENEGHEL/RECORD

ROBERTO BIRINDELLI

Ator de Reis quer viver herói estilo Chapolin Colorado: ‘Todo ferrado’

Conhecido por seus papéis históricos e bíblicos, Roberto Birindelli abre o jogo sobre seus sonhos como ator para a Tangerina

Giulianna Muneratto

O ator Roberto Birindelli ficou marcado por seus papéis históricos. Ele foi intérprete do marechal Francisco Solano López (1828-1870) em Nos Tempos do Imperador (2021), encarnou o pintor francês Paul Gauguin (1848-1903) no cinema e está na pele do profeta Samuel na novela Reis, da Record. Apesar da carreira longa no audiovisual, o uruguaio ainda tem planos que se distanciam dos últimos personagens que interpretou. 

Em entrevista exclusiva à Tangerina, Birindelli confessa que um de seus grandes sonhos é interpretar um super-herói –mas que não seja nada parecido com o que vemos por aí nos filmes da Marvel ou da DC. “Eu não quero botar uma capa e sair voando”, explica. “Quero um super-herói que seja para adultos, com características de Chapolin Colorado.”

Ele acredita que dar traços de humanidade e complexidade aos personagens é o grande atrativo para os papéis que faz. “Salvar a humanidade enquanto você voa e as balas não entram? Eu posso fazer isso toda quarta-feira”, brinca. “Agora, se você não sabe nem como pagar o aluguel, está todo fodido, não tem nem meio músculo no braço e mesmo assim tem que salvar a humanidade –isso é maravilhoso.”

Birindelli começou sua carreira como ator no fim dos anos 1990, e desde então busca personagens mais subversivos, que tenham camadas. Inclusive, ele tende a ter mais apreço pelos vilões do que pelos mocinhos. “O que significa ser o mocinho? Significa que você compactuou com a ordem local. Por isso você é aceito pela sociedade”, pondera.

“Agora, em uma sociedade louca, se você não compactua com ela, você não é louco. Então, são sempre personagens mais complexos, que não são capachos da sociedade, que não dão o braço a torcer, que sabem que vão se foder, mas mesmo assim seguem seus ideais. Isso me interessa”, acrescenta.

Para ele, personagens dessa natureza são os mais marcantes. “São os que ficam no fim das contas. O exemplo mais claro que eu consigo desenhar é: você se lembra dos últimos cinco Batmans? Não, mas você se lembra de todos os Coringas”, conclui.

Roberto Birindelli está prestes a viver mais um desses personagens na 28ª edição da peça Paixão de Cristo, no município de Floriano, no Piauí. O ator estará na pele de Caifás, sacerdote perverso e manipulador que, com propósitos egoístas, afirmou que Jesus deveria ser crucificado.

O ator também estará no ar na segunda temporada do seriado Dom, que estreia nesta sexta-feira (17) no Prime Video. Birindelli volta como Paulo, médico e avô de Dom (Gabriel Leone).

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?