MIX

Akira Toriyama

Divulgação

LUTO

Criador de Dragon Ball, Akira Toriyama morre aos 68 anos

Lenda no mundo dos mangás e animes, Akira Toriyama teve sua morte revelada nesta sexta (8); autor e ilustrador marcou a cultura pop mundial

Giulianna Muneratto

Considerado uma verdadeira lenda no mundo dos mangás e animes, Akira Toriyama morreu na sexta passada (1) e teve sua morte revelada hoje (8). Autor e ilustrador de Dragon Ball, Toriyama morreu aos 68 anos em decorrência de um hematoma subdural, uma espécie de coágulo que se forma entre o cérebro e o crânio.

A morte foi revelada no site oficial de Dragon Ball. Ele ainda trabalhava em projetos, como Dragon Ball Daima, que deve estrear ainda em 2024. “É com profunda tristeza que informamos que o autor de mangás Akira Toriyama faleceu no dia 1º de março devido a um hematoma subdural. Ele tinha 68 anos. É com grande pesar que percebemos que ele ainda tinha várias obras em andamento, com grande entusiasmo. Ele ainda tinha muitas outras coisas para conquistar”, declarou a equipe em comunicado.

“No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo”, concluiu a nota.

Nascido em 5 de abril de 1955, em Nagoya, no Japão, Akira Toriyama começou no mundo dos mangás em 1977. Seus primeiros trabalhos foram Awawa World e Mysterios Rain Jack. Foi em 1980, porém, que ele se tornou um autor célebre no Japão: com Dr. Slump, o escritor vendeu 35 milhões de cópias mundialmente em 18 volumes.

Com a conclusão da história, ele ousou e criou uma das obras mais importantes da cultura pop mundial: Dragon Ball. Ao longo de 42 volumes publicados entre 1984 e 1995, a história de Goku se tornou um fenômeno, virou anime, e vendeu mais de 260 milhões de cópias, além de render várias continuações e tramas paralelas.

Nas redes sociais, os fãs custam a acreditar na morte precoce do autor. “E pensar que recebemos essa notícia tão repentinamente. Obrigado por marcar o mundo dos animes, marcar diversas infâncias e inspirar tantas outras obras”, escreveu um internauta identificado apenas como Vinicius no X, o antigo Twitter.

“Essa é a perda de uma das figuras mais influentes da história da cultura de animes e mangás. Seu estilo e suas histórias inspiraram e mudaram a vida de muitas pessoas, seja membros da indústria ou até nós mesmos. Descanse em paz Akira Toriyama, o seu legado é imensurável!”.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?