Reprodução/Instagram
A cantora Feist, responsável pelo ato de abertura da turnê do Arcade Fire, cancelou as apresentações após acusações contra Win Butler
Por conta das polêmicas envolvendo o líder do Arcade Fire, Win Butler, a cantora Feist decidiu abandonar a turnê do grupo. Responsável pelo show de abertura, a artista cancelou os shows programados em respeito às supostas vítimas do cantor, que está sendo acusado de má conduta sexual e assédio.
“Isso tem sido extremamente difícil para mim, e eu só posso imaginar o quão difícil foi para as pessoas que se abriram. Mais do que tudo, desejo cura aos envolvidos”, escreveu a cantora em uma publicação no Instagram, na qual detalha sua decisão de deixar a turnê do Arcade Fire.
De acordo com o site Pitchfork, três mulheres acusaram Win Butler de má conduta sexual. Entre as alegações, as vítimas enfatizaram as ações inapropriadas do músico, como a diferença de idade, a dinâmica de poder e o contexto.
Uma quarta vítima também compartilhou sua experiência traumática. De acordo com a pessoa, o líder da banda lhe assediou sexualmente em duas ocasiões distintas.
“Essa situação acendeu uma discussão que é maior do que eu, maior do que minhas músicas, e maior do que qualquer turnê de rock and roll”, desabafou Feist. “Ficar em turnê simbolizaria que eu estava defendendo ou ignorando o dano causado por Win Butler, e sair implicaria que eu era a juíza e o júri.”
Feist falou sobre como estava no palco por ela mesma, e não para defender o Arcade Fire de qualquer maneira. “Eu toco para minha banda, minha equipe, seus entes queridos e todas as nossas famílias e as pessoas que pagam seu dinheiro suado para compartilhar espaço na sinergia coletiva que é um show”, acrescentou.
“O fluxo e refluxo dos meus sucessos, fracassos e outras decisões afetam todos os nossos meios de subsistência, e reconheço o quão sortuda sou por poder viajar pelo mundo cantando músicas sobre minha vida, meus pensamentos e experiências e que essa seja minha carreira. Eu nunca tomei isso como algo certo.”
Segundo a artista, a decisão precisou ser tomada em tempo recorde e ela sente que está cumprindo com sua responsabilidade ao deixar de se apresentar com o grupo liderado por Win Butler. “Eu sou imperfeita e vou lidar com essa decisão de forma imperfeita, mas o que tenho certeza é que a melhor maneira de cuidar da minha banda, equipe e minha família é me distanciar dessa turnê, não dessa conversa”, relatou Feist.
“Sempre escrevi músicas para nomear minhas próprias dificuldades sutis, aspirar ao meu melhor e reivindicar responsabilidade quando preciso. E estou reivindicando minha responsabilidade agora e indo para casa”, finalizou.
Leia o relato da cantora na íntegra abaixo, em inglês:
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?