MIX

Funeral da rainha Elizabeth

Reprodução/BBC

LUTO

Funeral da rainha bate recorde histórico de audiência, mas dá prejuízo

Mais de 37 milhões de britânicos assistiram a pelo menos três minutos da despedida de monarca, 5 milhões a mais do que o registrado por Lady Di

Luciano Guaraldo

O funeral de Estado da rainha Elizabeth (1926-2022) bateu um recorde na TV britânica ao se tornar o programa mais visto na história do país. Mais de 37,5 milhões de espectadores sintonizaram seus televisores na última homenagem à monarca. Apesar disso, a transmissão deu prejuízo às emissoras locais.

Segundo o instituto Overnights.TV, que mede a audiência no Reino Unido, os 37,5 milhões correspondem a pessoas que viram pelo menos três minutos da longa transmissão. O funeral da princesa Diana (1961-1997) tinha sido visto por 32,1 milhões.

Mas a despedida da rainha Elizabeth foi beneficiada por ter sido exibida em mais canais simultaneamente: BBC One, BBC Two, ITV, BBC News e Sky News mostraram a cerimônia, enquanto a da princesa tinha passado apenas na BBC One e na ITV. Mais de 4 bilhões de pessoas acompanharam algum momento da despedida da monarca no mundo todo.

Os números impressionantes, no entanto, não se converteram em lucro para as emissoras de TV. Em um acordo com o palácio de Buckingham, todas elas optaram por um blecaute de anúncios. Ou seja, não exibiram intervalos comerciais durante a transmissão do velório e das outras homenagens à rainha. Segundo o Deadline, isso pode ter custado milhões de libras aos cofres das empresas.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?