MIX

Gerald Fried

Divulgação

LUTO

Vencedor do Emmy, compositor Gerald Fried morre aos 95 anos

Gerald Fried começou a carreira fazendo trilhas para os filmes de Stanley Kubrick (1928-1999), já foi indicado ao Oscar e venceu o Emmy

Giulianna Muneratto

Compositor de sucesso de Hollywood, Geraldo Fried morreu aos 95 anos nesta sexta-feira (17), após contrair pneumonia. O músico ficou conhecido pelas trilhas sonoras de Star Trek (1966-1969), Ilha dos Birutas (1964-1967) e foi premiado com um Emmy pela minissérie Raízes (1977). 

Nascido e criado no Bronx, Gerald Fried se formou na prestigiada Juilliard School of Music. Sua entrada no mundo das trilhas sonoras se deu com a ajuda de Stanley Kubrick (1928-1999), já que foi responsável por compor as partituras dos cinco primeiros filmes do cineasta, que era seu amigo de infância.

Na carreira, ele recebeu uma indicação ao Oscar pelo documentário Birds Do It, Bees Do It (1974), e outras cinco indicações ao Emmy por seus trabalhos em séries e filmes para a TV. A vitória veio quando o compositor trabalhou para a minissérie Raízes, que segue a história de um garoto que foi sequestrado na África e enviado para os Estados Unidos.

Durante seu trabalho de mais de seis décadas, Fried fez parte da trilha de aproximadamente 40 filmes, cerca de três dúzias de telefilmes e minisséries e episódios de outras 40 séries de TV. Entre seus trabalhos mais famosos, está sua contribuição para a série original Star Trek.

O músico também foi premiado com o Golden Pine Award (Lifetime Achievement) no Samobor Film Music Festival International de 2013, junto com Ryuichi Sakamoto e Clint Eastwood. 

Além de ser um compositor de sucesso, Gerald Fried era um importante ativista da luta contra a AIDS. Seu filho de 5 anos, Zack, morreu de AIDS em 1987; nascido prematuramente com problemas médicos graves, ele recebeu 27 transfusões de sangue, uma ou mais das quais estavam contaminadas com o vírus HIV.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?