MIX

Elenco de LOL, da Amazon

Divulgação/Prime Video

LOL: Se Rir, Já Era!

De trans a anão: Gincana do riso da Amazon ganha pontos de inclusão

Diversidade virou palavra-chave na hora de selecionar os comediantes do reality LOL: Se Rir, Já Era!; confira entrevista com o diretor do programa

Luciano Guaraldo

Um frame retirado do programa Festa do Mallandro (1997-2002) entrou para a história da TV brasileira por conta da legenda “travesti, anã, bad boy, costureira e gay juntos em uma kitnet”. O reality show LOL: Se Rir, Já Era!, sucesso nacional do Prime Video, pegou o meme e o atualizou com sucesso. Na segunda temporada do formato da Amazon, a representatividade é tão importante quanto as piadas contadas pelos participantes.

Baseado em um formato japonês, o LOL confina vários humoristas em uma casa, onde eles são proibidos de dar risada. Com a “tortura”, os comediantes até passam mal. Cada confinado vem com uma bagagem de surpresas, números especiais e muita disposição para fazer o que for necessário para que seus oponentes caiam na risada. O vencedor leva o prêmio de R$ 350 mil para doar para uma instituição beneficente de sua escolha.

No segundo ano, nomes como Grace Gianoukas, Gigante Léo, Marianna Armellini, Rafael Infante, Bruna Braga, Carol Zoccoli, Eddy Jr., Fabio Rabin, Lindsay Paulino e Mathy Lemoss foram escalados para evitarem o riso ao mesmo tempo em que tentam fazer seus oponentes se divertirem com suas piadas.

Questionado sobre o processo de escolha dos participantes, o showrunner e diretor Pedro Antonio ressaltou que um dos princípios da equipe era marcar várias caixinhas no quesito inclusão. “Cada vez mais nós buscamos um raciocínio de atender à pluralidade, à equidade, são valores que nós prezamos muito e que não têm tanto a ver com a comédia”, falou ele durante evento de apresentação do LOL à imprensa, do qual a Tangerina participou.

“Eu poderia colocar dez comediantes homens, brancos e héteros, e seria um programa maravilhoso. Como poderia botar dez mulheres e seria maravilhoso também. Mas a pluralidade gera uma mecânica diferente, você tem comediantes de diferentes Estados, com diferentes maneiras de fazer comédia. É importante que tenha mulher branca, mulher negra, homem branco, homem negro… Nós temos a Mathy Lemoss, que é uma comediante trans. Não é uma coisa que vemos normalmente, não é usual, então trazemos para o projeto também um pouco disso”, valorizou o diretor.

“[É importante diversificar] Porque eu acho que, se não trabalharmos isso, o humor fica restrito a um mesmo eixo, a uma mesma lógica. O humor já é secularmente assim, então esse projeto abre uma chance de ampliar o leque e ter um olhar mais diverso para o que é a comédia no Brasil. O que o Brasil tem a oferecer, não apenas a comédia que está no mainstream o tempo inteiro. Eu acho que esse projeto tem muito essa função, e o Amazon Prime Video faz isso muito bem.”

Pedro Antonio ressaltou, no entanto, que a seleção dos dez participantes não ocorreu apenas para cumprir cotas de diversidade. “O mais interessante é descobrir que, por trás desse pensamento, você está fazendo uma escolha pela comédia, por ser engraçado, não está botando ali porque a pessoa tem uma característica x, y ou z. Não é por isso, é pela comédia! E isso dá muito mais trabalho, são muitas reuniões, muitas discussões, mas vale a pena.”

Malu Miranda, chefe de produções originais da Amazon no Brasil, também ressaltou o trabalho da equipe na seleção dos comediantes: “Nós lançamos um playbook [guia] de diversidade, equidade e inclusão dois anos atrás e prezamos muito por isso. E, quando você diversifica os participantes, aumenta a chance de render uma comédia mais interessante, mais divertida, da qual o consumidor vai gostar. Tem que diversificar porque dali saem mais piadas”.

A executiva ainda aponta a diversidade em três níveis diferentes: “Primeiro vem a regional, dentro do país; depois, a demográfica, de pessoas que podem ser diferentes pelo pensamento. E tem uma terceira, que é a do tipo de comédia. Porque tem comédia performática, tem de internet, tem a que se originou no stand-up. Quando você mistura tudo isso, vira uma sala maravilhosa, que vai render muito mais. Se fosse um grupo muito homogêneo, chegaria uma hora que não renderia mais. Com a diversidade, fica mais interessante e mais engraçado”.

As duas primeiras temporadas de LOL: Se Rir, Já Era! estão disponíveis completas no Prime Video. Uma terceira temporada já foi confirmada pela Amazon e trará Fabiana Karla como apresentadora ao lado de Tom Cavalcante, que retorna para a função depois de dividir a cena com Clarice Falcão e Gkay.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?