Divulgação/NBC
Premiação caiu em desgraça após jornal revelar que associação não tinha votantes negros há duas décadas; edição de 2022 foi feita no Twitter
Depois de ter sua exibição cancelada e precisar anunciar os vencedores deste ano pelo Twitter, o Globo de Ouro voltará à televisão em 2023. A HFPA (Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood) fechou um novo acordo com a rede NBC para a transmissão da festa, marcada para 10 de janeiro.
O cancelamento do Globo de Ouro 2022 aconteceu após uma reportagem do Los Angeles Times revelar que a HFPA não contava com nenhum membro negro na agremiação há 20 anos. Na época, ela tinha 87 críticos listados como votantes. Também vieram à tona que os integrantes aceitavam presentes caros e até viagens de produtores e plataformas em troca de votos para séries e filmes pouco premiáveis.
Ao tomarem conhecimento dos fatos relatados pelo jornal, astros de Hollywood, brancos e negros, foram às redes sociais para criticar a agremiação. Personalidades como Ava DuVernay, Shonda Rhimes, Sterling K. Brown, Kerry Washington, Mark Ruffalo e Scarlett Johansson repudiaram a situação. Tom Cruise chegou a devolver as três estatuetas que havia recebido em sua carreira.
A NBC entrou na onda e cancelou a exibição da festa, que foi relegada a um mero anúncio dos vencedores pelas redes sociais do Globo de Ouro. Players como WarnerMedia, Netflix e Amazon também cortaram relações com a HPFA até que houvesse uma mudança significativa na representatividade de seus integrantes.
A mudança, aparentemente, veio. A HFPA introduziu 103 novos membros ao grupo, inclusive jornalistas que moram fora dos Estados Unidos. Agora, 62 países diferentes são representados. Segundo a Associação, 52% dos votantes são mulheres, e 51,5% são de outras raças e etnias (latinos, asiáticos, negros e do Oriente Médio).
“Reconhecemos o compromisso da HFPA em mudar e continuar mudando. E estamos ansiosos em receber o Globo de Ouro de volta para NBC para a sua 80ª edição em janeiro de 2023”, disse Frances Berwick, presidente da NBCUniversal, em comunicado à imprensa.
No Brasil, o Globo de Ouro é exibido pela TNT, que também não transmitiu a cerimônia deste ano. O canal pago tem os direitos das maiores premiações do mundo, como Oscar e Emmy.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?