Reprodução/Instagram
Vítima de câncer, Gloria Maria morreu nesta quinta-feira (2); jornalista tinha mais de 50 anos de carreira na Globo
Morreu nesta quinta-feira (2) a jornalista Gloria Maria. Em 2019, ela tinha sido diagnosticada com um câncer de pulmão e, desde dezembro de 2022, estava afastada da programação da Globo para tratar metástases no cérebro. O tratamento deixou de fazer efeito nos últimos dias.
Nascida em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, Gloria Maria se formou em Jornalismo pela PUC-RJ e conseguiu seu primeiro emprego como jornalista após chamar a atenção de Chacrinha (1917-1988). Em 1971, foi ao ar sua primeira reportagem para a Globo e, pouco tempo depois, ela já se tornava âncora de programas como RJTV, Jornal Hoje e Fantástico.
Suas viagens especiais, porém, tornaram Gloria Maria um verdadeiro ícone do jornalismo. A jornalista já afirmou que tinha 15 passaportes com todas as páginas carimbadas e esteve presente fazendo a cobertura de momentos históricos.
Desde 2010, Gloria estava à frente do Globo Repórter, produzindo reportagens especiais e também coapresentando esporadicamente a atração das sextas-feiras. Sua última vez no comando da atração ‘foi em agosto de 2020.
Um dos grandes mistérios da vida de Gloria Maria foi sua idade. Em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, Gloria Maria contou em 2019 que sempre quis manter o segredo. “Todos ficam intrigados porque tenho quase 40 anos de jornalismo. Três ou quatro gerações já me viram na TV. Então, pensam: ‘Essa mulher tem 200 anos’”, afirmou. “Quando falo, ninguém acredita. Então, melhor não falar. Não vou tirar a ilusão de um país inteiro. As pessoas querem viver disso, vamos deixar, né?”.
Inclusive, Gloria pediu para que os colegas da Globo não revelassem sua idade nem mesmo em seu obituário. “Fiz todo mundo se comprometer comigo. Se, depois de morta, eles botarem a minha idade, puxo a perna de todo mundo. Isso vai me acompanhar até a morte. Nem quando morrer vou deixar falarem a minha idade, nem no Jornal Nacional. Tenho uma regra: quando fizerem meu obituário no JN, a única coisa que não pode ter é a idade”, declarou.
Em nota, a Globo lamentou a partida de Gloria Maria, que se tornou um nome marcante e brilhante do jornalismo brasileiro.
“A jornalista Gloria Maria morreu essa manhã. Em 2019, Gloria foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia, e metástase no cérebro, tratada cirurgicamente, incialmente também com êxito. Em meados do ano passado, a jornalista iniciou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias”, declarou.
“Glória marcou a sua carreira como uma das mais talentosas profissionais do jornalismo brasileiro, deixando um legado de realizações, exemplos e pioneirismos para a Globo e seus profissionais. Glória deixa duas filhas, Laura e Maria.”
Giulianna Muneratto
Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.
Ver mais conteúdos de Giulianna MunerattoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?