MIX

J.K. Rowling

Reprodução/BBC One

AUTORA CANCELADA

J.K. Rowling se esquiva de comentários transfóbicos: ‘Não quis magoar’

Autora de Harry Potter vai discutir polêmica em entrevista a um podcast

André Zuliani

Criadora da franquia Harry Potter, J.K. Rowling tornou-se celebridade cancelada nas redes sociais devido a uma série de comentários transfóbicos feitos nos últimos anos. Devido à má repercussão de suas falas, a autora vai debater o assunto em uma entrevista que promete movimentar a internet.

A escritora vai discutir seus comentários e a polêmica criada em torno deles em bate-papo no áudio documentário intitulado The Witch Trials of J.K. Rowling (O Julgamento de Bruxas de J.K. Rowling, em tradução livre). O podcast, apresentado pela ativista Megan Phelps-Roper, apresentará entrevistas com Rowling conduzidas em sua casa em Edimburgo, na Escócia. De acordo com a descrição oficial, a conversa examina “alguns dos conflitos mais contenciosos de nosso tempo através da vida e carreira da autora de maior sucesso do mundo.”

Em um trecho do bate-papo envolvendo J.K. Rowling, a autora diz que foi mal interpretada por seus comentários envolvendo pessoas trans e da comunidade LGBTQIA+. “Eu nunca quis magoar ninguém. Não me senti desconfortável em sair de meu pedestal.”

A mente por trás do bruxinho mais famoso do mundo também descarta a ideia de ter colocado o seu legado “em xeque” após sofrer severas críticas de milhares de fãs de Harry Potter. De acordo com a escritora, a realidade não condiz com esse discurso.

“O que me interessou nos últimos 10 anos, certamente nos últimos dois, três anos, particularmente nas mídias sociais, foi as pessoas dizerem: ‘Você arruinou seu legado. Você poderia ter sido amada para sempre, mas escolheu dizer isso’. E eu acho que não poderiam ter me entendido tão profundamente mal.”

Em 2020, J.K. Rowling escreveu um ensaio sobre seus posicionamentos a respeito das questões trans e ainda apoiou celebridades que foram consideradas transfóbicas. Mesmo diante de duras críticas dos fãs de Harry Potter, a autora segue sustentando sua posição.

As opiniões preconceituosas da autora já foram detonadas por nomes como Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, os nomes principais por trás da franquia cinematográfica, enquanto Helena Bonham Carter e Ralph Fiennes expressaram seu apoio a Rowling.

The Witch Trials of J.K. Rowling tem lançamento marcado para 21 de fevereiro.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

André Zuliani

Repórter de séries e filmes. Viciado em cultura pop, acompanha o mundo do entretenimento desde 2013. Tem pós-graduação em Jornalismo Digital pela ESPM e foi redator do Omelete.

Ver mais conteúdos de André Zuliani

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?