MIX

Dilbert e Scott Adams

Reprodução/YouTube

SCOTT ADAMS

Jornais cancelam publicação da tirinha Dilbert por racismo de criador

Publicadas desde 1989, tirinhas do personagem Dilbert sairão de circulação após Scott Adams soltar comentários preconceituosos no YouTube

Giulianna Muneratto

É o fim da linha para Dilbert e seu criador, Scott Adams. Famosas tirinhas publicadas nos principais jornais americanos sairão de circulação após o cartunista destilar ódio e comentários racistas contra a população negra em vídeo publicado em seu canal do YouTube, na última quarta-feira (22).

Scott Adams reagiu a uma votação divulgada pela Rasmussen Reports, que indicava que 26% dos participantes negros não concordavam com a expressão “é ok ser branco”, contra 21% que diziam não ter certeza. A frase foi popularizada em 2017 por participantes de extrema-direita de fóruns online norte-americanos. 

“Eu não quero ter nada a ver com eles. E, tendo em conta como as coisas estão, o melhor conselho que eu posso dar aos brancos é desaparecerem da vista dos negros, porque não há como consertar isto”, disparou Adams.

O cartunista ainda culpou os negros por “não se focarem na educação” e soltou uma piada de mau gosto, dizendo que está “farto de ver vídeos de negros americanos espancarem cidadãos não negros”, quando a situação é na grande maioria das vezes inversa. 

Apelos para que Dilbert fosse cancelado dos jornais norte-americanos se espalharam pelas redes sociais e, na última sexta-feira (24), a empresa de mídia USA Today –que dirige mais de 300 publicações nos Estados Unidos– declarou o cancelamento dos quadrinhos, bem como o The Washington Post. 

Dilbert foi publicada pela primeira vez em 1989, como uma sátira do ambiente corporativo norte-americano. Desde sua declaração de apoio a Donald Trump na campanha presidencial de 2016, porém, Scott Adams foi perdendo cada vez mais seguidores e sendo identificado como um cartunista de discurso extremista. 

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?