MIX

O artista conceitual Colin Cantwell

Reprodução/Instagram

COLIN CANTWELL

Criador da Estrela da Morte de Star Wars morre aos 90 anos

Colin Cantwell também trabalhou no desenvolvimento de outras naves famosas e fez efeitos especiais de 2001: Uma Odisseia no Espaço

Luciano Guaraldo

Artista conceitual responsável pelo design de várias naves icônicas de Star Wars, Colin Cantwell morreu no sábado (21), aos 90 anos, em sua casa no Colorado. O veterano lutava contra o Alzheimer, segundo Sierra Dall, sua companheira há 24 anos. Ele também trabalhou no clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968).

Na saga espacial de George Lucas, o designer trabalhou no visual de naves como a X-Wing, os TIE-Fighters e a Estrela da Morte. Foi ele, aliás, quem determinou que a destruidora de planetas teria uma trincheira na área correspondente à linha do Equador.

A mudança não foi motivada por uma questão meramente estética: o material que Cantwell usou na maquete, poliestireno, tem uma tendência a encolher nas bordas do molde, causando uma depressão. A trincheira, que acabou sendo usada pelos Rebeldes como uma área de voo no filme, ajudava a evitar esse encolhimento.

Colin Cantwell também participou do desenvolvimento de uma versão inicial da Millenium Falcon, mas seu desenho acabou não sendo utilizado para o modelo final da nave de Han Solo (Harrison Ford).

Nascido em São Francisco em 1932, Colin Cantwell foi diagnosticado com tuberculose e deslocamento parcial da retina ainda na infância. A cura, ele contou em uma conversa com fãs no site Reddit, era ficar fechado em um quarto escuro com um colete pesado no peito para evitar tosses.

“Eu passei quase dois anos da minha infância trancado em um quarto escuro sem poder me mexer. Depois disso, nada poderia me segurar”, afirmou ele em 2016. Antes de migrar para Hollywood, ele trabalhou para a Nasa na corrida espacial dos anos 1960.

Depois de trabalhar com George Lucas em Star Wars, Colin Cantwell foi convidado pelo diretor para trabalhar nos efeitos especiais da Industrial Light & Magic. Ele, no entanto, recusou a proposta, alegando que não queria ficar preso a um lugar só.

No fim da carreira, impossibilitado de desenhar, o artista lançou dois livros: Corefires (2016) e Corefires – Book 2 (2018). Confira fotos de Colin Cantwell:

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?

Conteúdo fresco, direto da fruta

Quer ficar por dentro das notícias do mundo pop? É só assinar nosso conteúdo semanal