MIX

Andrea Riseborough foi indicada ao Oscar por To Leslie

Divulgação/Momentum Pictures

NA CORRIDA

Academia decide manter indicação de Andrea Riseborough ao Oscar 2023

Desempenho da atriz em To Leslie chamou a atenção de vários famosos, apesar de o longa ter passado despercebido em outras premiações

Luciano Guaraldo

Maior surpresa entre os indicados ao Oscar 2023, Andrea Riseborough continua na corrida pela estatueta de melhor atriz. Membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se reuniram para discutir a campanha da britânica de 41 anos e, apesar de táticas pouco convencionais terem sido usadas, a artista poderá ser votada ao prêmio por seu desempenho no drama To Leslie.

“Com base em suspeitas que surgiram na semana passada a respeito da campanha de To Leslie a prêmios, a Academia começou uma revisão às táticas do filme. Foi determinado que as atividades em questão não chegaram ao ponto de precisar revogar a indicação do longa. No entanto, nós descobrimos táticas de campanha e alcance nas redes sociais que causaram preocupação. Elas serão discutidas com os responsáveis diretamente”, disse Bill Kramer, presidente da Academia, em comunicado divulgado à imprensa nesta terça (31).

“O propósito do regulamento de campanhas é assegurar um processo justo e ético –esses são os valores centrais da Academia. Com essa revisão, ficou aparente que partes das regras precisam ficar mais claras para que as campanhas sejam feitas de maneira mais respeitosa, inclusiva e imparcial. As mudanças serão feitas depois dessa temporada de premiações e serão compartilhadas com nossos membros. A Academia deseja criar um ambiente em que votos sejam dados levando em conta apenas os méritos artísticos e técnicos dos filmes elegíveis”, continuou o presidente.

A indicação de Andrea Riseborough causou suspeita pois To Leslie passou praticamente despercebido em todas as premiações da temporada. O longa também não foi um sucesso –arrecadou pouco mais de US$ 27 mil (R$ 137 mil) nas bilheterias norte-americanas. Sem dinheiro para o marketing, a equipe se aproveitou de contatos famosos para divulgar a produção.

Atores como Edward Norton, Charlize Theron, Gwyneth Paltrow, Courteney Cox, Jennifer Aniston e Minnie Driver promoveram sessões de exibição particulares do longa, e o comediante Marc Maron recebeu Andrea Riseborough no seu podcast WTF, um dos mais populares entre os famosos, para falar sobre To Leslie. Nas redes sociais, nomes como Demi Moore, Jane Fonda, Naomi Watts, Kate Winslet, Laura Dern e Frances Fisher fizeram publicações elogiando o trabalho da atriz. Até Cate Blanchett, favorita ao Oscar por Tár, afirmou que Andrea era a responsável pela melhor atuação do ano.

Antes de ser indicada ao Oscar por To Leslie, Andrea Riseborough havia atuado em filmes como Matilda: O Musical (2022), Amsterdam (2022), A Guerra dos Sexos (2017), Animais Noturnos (2016) e Birdman (2014). Ela também protagonizou um episódio da quarta temporada de Black Mirror.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?