MIX

O estilista Paco Rabanne

Reprodução/Instagram

LUTO NA MODA

Estilista de Barbarella, espanhol Paco Rabanne morre aos 88 anos

Ícone da moda e dos perfumes também chamou a atenção em vida por afirmar ter um lado sobrenatural e fazer previsões trágicas sobre o futuro

Luciano Guaraldo

Morreu nesta sexta-feira (3), aos 88 anos, o estilista espanhol Paco Rabanne. Conhecido por suas roupas com design futurista e, mais recentemente, pelos perfumes que levam seu nome, o profissional revolucionou o cinema ao desenhar as roupas do clássico Barbarella (1968), que trazia a atriz Jane Fonda na pele de uma heroína espacial. A causa não foi revelada.

A morte foi confirmada no perfil oficial da Paco Rabanne no Instagram. “A Casa de Paco Rabanne gostaria de honrar nosso estilista visionário e fundador, que morreu hoje aos 88 anos. Uma das figuras da moda mais importantes do século 20, ele vai manter seu legado como uma fonte constante de inspiração. Somos gratos ao senhor Rabanne por ter estabelecido nossa herança vanguardista e definido um futuro com possibilidades infinitas”, diz o post na rede social.

A paixão de Rabanne pela moda veio da família: sua mãe era a costureira-chefe do espanhol Cristóbal Balenciaga (1895-1972), e o trabalho dela levou toda a família a deixar a Espanha e se mudar para Paris em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Na juventude, apesar de fazer desenhos para grifes como Dior e Givenchy, ele decidiu estudar Arquitetura e foi trabalhar com Auguste Perret (1874-1954), pioneiro no uso do concreto reforçado em construções.

A experiência arquitetônica com Perret acabou influenciando para sempre seu lado estilista: Rabanne ficou conhecido por usar materiais como metal, concreto, plástico, alumínio e fibra ótica em seus desenhos, que sempre tinham um viés futurista. Ele abriu sua própria grife em 1966 e, dois anos depois, começou a trabalhar também com perfumes, que são atualmente a faceta mais divulgada da marca.

Uma figura excêntrica, Paco Rabanne chamava a atenção sempre que dava entrevistas para a televisão. Ele, por exemplo, chegou a dizer que já tinha sido visitado por extraterrestres, que viu Deus em três ocasiões diferentes e que tinha total consciência de suas vidas passadas: em uma delas, teria sido o responsável pelo assassinato do faraó Tutancâmon e, em outra, teria conhecido Jesus.

Ele também causou pânico em Paris ao afirmar que a estação espacial Mir cairia na capital francesa em 1999 –ele alegou que havia tido uma visão da cidade sendo tomada pelo fogo, com parisienses se jogando nas águas do rio Sena para apagarem as chamas de seus corpos. Apesar de a previsão não ter se concretizado, Rabanne continuou a aparecer na TV mais para discutir seu lado sobrenatural do que para falar de suas criações fashion.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?