MIX

Chuck Norris e Clarence Gilyard Jr. em Walker, Texas Ranger

Divulgação/CBS

LUTO

Parceiro de Chuck Norris na TV, Clarence Gilyard Jr. morre aos 66 anos

Ator também participou de filmes como Duro de Matar e Top Gun: Ases Indomáveis; nos últimos anos, ele lecionava na faculdade

Luciano Guaraldo

O ator Clarence Gilyard Jr., que marcou a televisão norte-americana nos anos 1990 ao estrelar a série Walker, Texas Ranger (1993-2001) ao lado de Chuck Norris, morreu na segunda-feira (28) aos 66 anos. Antes de fazer sucesso na TV, ele havia participado de filmes como Top Gun: Ases Indomáveis (1986) e Duro de Matar (1988).

A morte foi confirmada pela Universidade de Nevada, em Las Vegas, onde ele era professor de Cinema desde 2006, em um comunicado. A causa não foi revelada, mas Gilyard lutava contra uma doença não revelada há muito tempo, de acordo com a instituição de ensino. “Seus alunos foram profundamente inspirados por ele, assim como todos que o conheceram”, disse a reitora Nancy J. Usher em nota divulgada pelo Deadline.

“Gilyard tinha muitos talentos extraordinários e era conhecido na universidade pela sua dedicação ao ensino e pelas suas realizações profissionais. Sua generosidade não tinha limites, e ele estava sempre pronto para contribuir com projetos e com performances sempre que possível. Nós nos lembraremos de Clarence com alegria e gratidão por tudo que ele fez pela Faculdade de Belas Artes, pela comunidade da UNLV e, por meio de seus feitos pessoais, para o mundo.”

Clarence Gilyard nasceu em uma família militar, sendo criado em bases no Havaí, no Texas e na Flórida. Depois de terminar o ensino médio, ele seguiu os passos do pai e ficou durante um ano na Força Aérea dos Estados Unidos, mas deixou a caserna para fazer faculdade.

Em 1979, ele se mudou para Los Angeles para tentar a sorte como ator. Ele participou de dois episódios da comédia Arnold (1978-1986) em 1981 e, no ano seguinte, entrou para o elenco da série CHiPS, contracenando com Erik Estrada na última temporada do famoso drama policial. Depois, contracenou com Jim Carrey na fracassada A Fábrica de Patos (1984), que durou apenas 13 episódios.

Sua estreia no cinema ocorreu com Top Gun e, ainda em 1986, ele fez uma ponta em Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua. Depois, em Duro de Matar, ele viveu Theo, um expert em tecnologia que trabalhava para o vilão Hans Gruber (Alan Rickman). Sua volta à TV ocorreu com o drama jurídico Matlock (1986-1995), no qual atuou entre 1989 e 1993. Ele saiu justamente para estrelar Walker ao lado de Chuck Norris.

A série do valentão virou um sucesso nas noites de sábado da rede CBS, durando oito temporadas. Gilyard deu vida a James Trivette, um ex-jogador de futebol que se juntava à polícia do Texas e era escalado para ser o parceiro de Cordell Walker (Norris). Ao todo, foram 203 episódios e um telefilme lançado em 2005.

No ano passado, a rede The CW lançou Walker, um reboot da série que traz Jared Padalecki no papel principal. Já o parceiro de Walker, originalmente vivido por Clarence Gilyard, foi transformado em uma mulher na nova atração –Lindsey Morgan e Ashley Reyes ocuparam a posição de acompanhar o protagonista em suas missões.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?