Reprodução/Instagram
Piloto fez tanto sucesso com seus veículos de acrobacia que ganhou uma série no Prime Video; ele também é dono de um recorde no Guinness
O piloto Ken Block, uma lenda do automobilismo que fazia sucesso no YouTube com vídeos em que carros faziam acrobacias insanas, morreu na segunda-feira (2), aos 55 anos. O esportista estava subindo uma montanha em uma moto de neve muito íngreme quando o veículo virou em cima dele. Sua morte foi declarada no local.
“Ken era um visionário, um pioneiro e um ícone. E, ainda mais importante, um pai e um marido. Ele vai fazer muita falta”, disseram representantes da empresa dele, a Hoonigan Industries, especializada em roupas e adereços para apaixonados por automobilismo. Block também foi um dos fundadores da marca DC Shoes, muito usada por skatistas e outros praticantes de esportes radicais, e da escuderia Hoonigan Racing Division, pela qual disputava provas.
Seu lema de vida era “Go fast, risk every thang” (“Vá rápido, arrisque tudo”, em tradução literal), e isso certamente se refletia nas coisas que fazia. Além de rallies, ele também competiu em campeonatos de skate, snowboard e motocross. Sua carreira profissional começou “tarde”, porém: ele já tinha 37 quando se inscreveu em seu primeiro rally –terminou em sétimo, mas ganhou o título de novato do ano.
Nos X Games, espécie de Jogos Olímpicos dos esportes radicais, ele competiu em provas de rallycross e, ao longo de sua trajetória, levou cinco medalhas na modalidade: três de prata (2007, 2012 e 2013) e duas de bronze (2008 e 2008). Ele também detém o recorde de maior velocidade atingida com um snowcat, um veículo usado para retirada de neve (o mesmo tipo que causou o acidente com o ator Jeremy Renner).
O esportista se reinventou como youtuber –seus cinco canais na plataforma, somados, reúnem mais de 9 milhões de inscritos. Nos vídeos, os destaques são os que mostram suas famosas gymkhanas, competições em que veículos fazem acrobacias em pistas modificadas para manobras radicais. O sucesso foi tanto que rendeu uma série no Prime Video, Arquivos Gymkhana (2018). Block também apareceu em diversos games ao longo dos anos, inclusive em Need for Speed (2015) e nas franquias Dirt e Forza.
Ken Block deixa a mulher, Lucy, e três filhas. A mais velha, Lia, também já atua como piloto, apesar de ter apenas 16 anos.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?