Reprodução/Instagram
Fundador da ONG Reform Alliance ao lado de Jay-Z, Meek Mill luta para corrigir injustiças do sistema criminal norte-americano
O rapper Meek Mill decidiu bancar o Papai Noel para 20 famílias da Filadélfia. Ele pagou a fiança de duas dezenas de mulheres que estavam presas na Riverside Correctional Facility para que elas pudessem passar o Natal em suas casas. “Ninguém deveria passar as festas na cadeia simplesmente porque não consegue pagar sua soltura”, disse ele.
“Para famílias afetadas pelo sistema de justiça criminal, o fim de ano pode ser um período desafiador. Ninguém deveria passar as festas na cadeia simplesmente porque não consegue pagar sua soltura, e nenhuma criança deveria ficar sem seus pais durante esse período se nós pudermos fazer algo a respeito. Sou grato pela oportunidade de ajudar essas mulheres a estarem com suas famílias e entes queridos em uma época tão especial do ano”, afirmou o rapper em comunicado divulgado pela ONG Reform Alliance, fundada por ele em parceria com Jay-Z em 2018.
O valor da fiança não foi revelado, mas apenas cinco mulheres foram soltas a tempo de passar o Natal com os parentes –as outras 15 devem ser liberadas ainda nesta semana, de acordo com a burocracia do presídio. Nenhuma delas, segundo a Reform Alliance, tinha condições de pagar a quantia exigida. Elas também receberão uma quantia para comprar comida ou presentes para as festas de fim de ano.
Meek Mill conhece de perto a vida nas cadeias norte-americanas. Aos 18 anos, ele foi preso pela primeira vez por posse ilegal de arma. Espancado por policias, ele ficou com os lábios e um dos olhos inchados e teve uma de suas tranças arrancadas. Três anos depois, foi condenado por ser pego com objetos relacionados ao consumo de drogas e uma arma carregada. Entre 2012 e 2016, foi detido repetidas vezes por violar sua condicional –a juíza Genecy Brinkley foi acusada de ser parcial em todos as condenações.
Desde 2018, o rapper virou um ativista pela reforma do sistema judicial norte-americano. Com a fundação da Reform Alliance, ele afirmou pretender “reduzir de maneira dramática o número de pessoas que estão injustamente sob o controle do sistema criminal –a começar pela liberdade condicional. Com a ajuda de outros amigos famosos, Meek Mill arrecadou mais de US$ 50 milhões (R$ 263 milhões) para a ONG apenas em 2019.
Luciano Guaraldo
Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.
Ver mais conteúdos de Luciano GuaraldoTangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.
Ainda não tem uma conta?