MIX

O ator Roberto Guilherme

Blenda Gomes/TV Globo

LUTO

Sargento Pincel de Os Trapalhões, Roberto Guilherme morre aos 84 anos

Ator ficou famoso por parceria com Renato Aragão, mas também participou de humorísticos como Zorra Total e Viva o Gordo

Luciano Guaraldo

O ator Roberto Guilherme, conhecido por interpretar o sargento pincel em esquetes dos humorísticos Os Trapalhões (1982-1995) e A Turma do Didi (1998-2010), morreu nesta quinta-feira (10), aos 84 anos. A morte foi confirmada por sua família nas redes sociais, mas a causa ainda não foi divulgada. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, e lutava contra um câncer.

“Descanse em paz, melhor pai, marido, avô e amigo do mundo! Deus te receba nos braços. Amor eterno!”, informou uma postagem nos Stories do perfil do ator no Instagram. “Ele gostaria de ser lembrado apenas pelos momentos felizes. Então [seguem] algumas fotos da última viagem que ele fez com a família. Nós te amamos para sempre! Aos fãs, obrigada por tanto carinho, ele sempre amou vocês”, escreveu a administradora da página em postagem.

Roberto Guilherme nasceu Edward Guilherme Nunes da Silva, ficou tão identificado como o sargento Pincel que, na vida real, adotou o apelido Pinça. Ele participou de humorísticos como Praça da Alegria (1956-1978), precursor de A Praça É Nossa, e Viva o Gordo (1981-1987), liderado por Jô Soares (1938-2022). Mas seu maior destaque foi mesmo pela parceria com Os Trapalhões.

O militar sério, que virava alvo fácil para as travessuras de Didi (Renato Aragão) e sua turma, fez tanto sucesso que passou por vários programas –e emissoras diferentes. Roberto Guilherme acompanhou Aragão na Excelsior, na Tupi e na Globo. Os dois viraram tão amigos que o intérprete do sargento até doou sangue para o trapalhão.

“Ele é uma eterna criança, só que é muito tímido, por incrível que pareça. Em cena, é um monstro sagrado, um cara iluminado. Não adianta querer superá-lo, porque tudo vai perder a graça. Ele é o cara! E temos um trato: vamos juntos até 2056!”, havia dito o veterano em entrevista ao jornal Extra em 2011.

Nos últimos anos, Guilherme seguiu na TV mesmo após o sumiço do eterno Didi. Ele participou do Zorra Total (1999-2015) e do Zorra (2015-2020). Seu trabalho mais recente foi o humorístico Dra. Darci (2018), que Tom Cavalcante protagonizou no Multishow. Ele deu vida a outro militar, o general Armando, sogro do protagonista.

Informar Erro
Falar com a equipe
QUEM FEZ

Luciano Guaraldo

Editor-chefe da Tangerina. Antes, foi editor do Notícias da TV, onde atuou durante cinco anos. Também passou por Diário de São Paulo e Rede BOM DIA de jornais.

Ver mais conteúdos de Luciano Guaraldo

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?