MIX

Walt Disney

Divulgação

121 ANOS

Walt Disney: De entregador de jornais a criador de um império mágico

Walt Disney completaria 121 anos nesta segunda-feira (5). O artista, porém, deixou um legado e criou um mundo mágico que viverá para sempre

Giulianna Muneratto

Nesta segunda-feira (5), o lendário Walt Disney (1901-1966) completaria 121 anos. O criador do grande império da animação infantil (e, agora, de filmes e séries até para adultos) foi considerado visionário e ousado. Com altos e baixos, ele ascendeu meteoricamente e se tornou uma inspiração para milhares de pessoas ao redor do mundo.

Walt Disney viveu muitas quedas antes da glória: nascido em família pobre, ele precisava acordar às 3h30 todos os dias para entregar jornais aos nove anos. Depois, trabalhou em uma loja de doces e em farmácias, e foi assim que conseguiu financiar seu curso de desenho no Instituto de Arte de Kansas City.

Aos 22, em Los Angeles, ele começou a trabalhar no setor cinematográfico. A partir daí, ele foi experimentando, levou suas criações para outras pessoas, chegou até mesmo a levar golpes de empresários, mas criou, ao lado do irmão Roy, o Walt Disney Studios. Um lugar simples, com poucos funcionários, mas que viria a ser a empresa bilionária com a qual a grande maioria das pessoas já teve contato em algum momento da vida. 

Seu personagem mais conhecido nasceu com o nome de Mortimer Mouse. Foi Lilian, mulher de Walt, quem sugeriu o inesquecível nome Mickey. A partir de três curtas, nasceu o rato mais querido da história, com suas orelhinhas inconfundíveis. 

No começo, ninguém queria produzir suas histórias. Mas Disney seguiu em frente, continuou escrevendo, criando, até que teve a brilhante ideia de deixar o cinema mudo de lado e inserir sons em seus curtas, ainda em preto e branco. 

Pioneiro na combinação de sons e imagens, o curta O Vapor Willie (1928), com Mickey dirigindo um navio, designou a maneira como as animações são feitas atualmente, com efeitos sonoros e trilha, porque acabou atraindo a atenção desejada. 

Seu primeiro longa foi A Branca de Neve e os Sete Anões (1937), filme aclamado até hoje, sucesso de bilheteria, e que já ganhou diversas versões ao longo dos anos. Com a chegada de princesas como Cinderela e filmes como Pinóquio (1940), Bambi (1942) e Mary Poppins (1964), Walt Disney foi ganhando o mundo. 

Sua criatividade e seu olhar visionário eram considerados além de seu próprio tempo. Não à toa, hoje a Disney se sustenta como um universo mágico e um império bilionário. 

Vítima de um câncer de pulmão, Walt Disney morreu aos 66 anos. Mas seu legado viverá para sempre. A partir dos rabiscos de um grande sonhador, ele criou um mundo mágico, que completará 100 anos em 2023 e ainda será perpetuado durante séculos.

Informar Erro
Falar com a equipe

Tags

QUEM FEZ

Giulianna Muneratto

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Adora um filme clichê, música pop e sonhava em ser cantora de cruzeiro, mas não tem talento pra isso.

Ver mais conteúdos de Giulianna Muneratto

0 comentário

Tangerina é um lugar aberto para troca de ideias. Por isso, pra gente é super importante que os comentários sejam respeitosos. Comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, com palavrões, que incitam a violência, discurso de ódio ou contenham links vão ser deletados.

Acesse sua conta para comentar

Ainda não tem uma conta?